Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades. (Wikipédia)
Um dos aspectos mais complexos em gerenciamento de projetos é o prazo das atividades e dos resultados, ou seja, realizar o cronograma, fazendo-o acontecer.
Diante disso, quantas vezes em um projeto você já ouviu de seu colega ou parceiro a frase “não deu tempo” ou “não consegui”?
Para evitar esse tipo de desculpa e desconforto, às vezes até indignação, podemos utilizar o coaching como apoio ao gerenciamento do projeto.
Neste caso, por exemplo, você poderia explorar mais de seu colega ou parceiro os motivos exatos pelos quais ele não assumiu aquele compromisso. Iniciar uma responsabilização, ou seja, fazê-lo trazer para si a responsabilidade tanto pelo sucesso, quanto pelo fracasso da atividade é um primeiro passo. Para isso, você pode fazer algumas perguntas para seu colega, tais como:
- O que aconteceu que fez com que você não conseguisse executar a atividade?
- Quem mantém essa dificuldade de não ter tempo (ou de não conseguir executar a atividade)?
- O que você pode fazer para que isso não aconteça novamente?
- Que ações precisam ser tomadas para desenvolver o maior controle sobre o tempo e as atividades?
- De quem é a responsabilidade por isso?
- O que você pode fazer para aumentar seu comprometimento?
As perguntas devem possibilitar seu colega a encontrar as respostas que facilitem o melhor gerenciamento do tempo e das atividades, para obter os resultados que deseja.
Caso tenha algo a complementar, deixe seu comentário!
Fique ligado na parte 2 onde abordaremos mais sobre o assunto.