Olá pessoal,
No artigo de hoje estou escrevendo sobre um assunto que leitores do meu blog sempre me pedem alguma orientação e que pode ajudar muita gente que procura informações sobre a carreira de Administrador de Bancos de Dados (DBA) e que querem entender melhor o que o mercado espera em termos de competências técnicas, qual o salário médio, tempo de experiência e principais informações sobre essa profissão.
Para aqueles que ainda não sabem direito o que é um DBA e quais são as suas atribuições, sugiro a leitura prévia do artigo Tarefas de um DBA – O que faz um DBA?
Na maior parte das empresas a carreira de um profissional é classificada em diversos níveis: Estagiário, Júnior, Pleno, Sênior, Master e Especialista. Esta classificação é feita pelo popular critério de tempo de experiência e é a experiência que fará você crescer na maior parte das empresas. Irei abordar neste artigo apenas as classificações de Júnior, Pleno e Sênior por serem as mais conhecidas e as mais encontradas nas pesquisas de emprego. Para especificar as diferenças, fiz uma pesquisa baseada em vagas oferecidas por diversas empresas no Brasil, onde a principal fonte de referências foi o site da Catho (ver Imagem 01).
Imagem 01 – Exemplo de vaga para DBA Oracle Sênior no site da Catho |
Irei compartilhar abaixo, as informações que eu analisei e julguei mais importantes nesta pesquisa (efetuada em 27/08/2012):
1- Das 78 vagas de DBA espalhadas por todo o Brasil, a maioria (56) eram para o estado de SP. Em segundo lugar estava o estado do PR (7 vagas);
2- Entre todas as vagas pesquisadas, apenas 1 não exigia ou não dava preferência para profissional com curso superior;
3- Não fiz a contagem exata sobre este item, mas olhei vaga por vaga e vi que a maioria eram para DBA em BD Oracle. Em 2º lugar, estavam as vagas para DBA SQL Server. Muitas vagas pediam conhecimentos tanto de Oracle quanto SQL Server e existiam poucas vagas para DBAs de BD DB2, Informix e Sybase. Algumas vagas para DBA Oracle exigiam também, conhecimentos de BD MySQL.
4- Baseando-se em amostragem (20 vagas), verifiquei que:
- 60% das vagas exigem inglês intermediário ou fluente;
- 40% das vagas são para trabalhar com registro CLT.
- 35% das vagas exigem ou dão preferência para profissionais com certificações Oracle/Microsoft (OCA/OCP e MCDBA)
5- 6% das vagas dão preferência para profissionais que tem conhecimentos em ITIL ou certificação ITIL.
Agora, para completar o artigo, vou comentar abaixo, sobre as principais características e conhecimentos técnicos que as empresas esperam de um DBA, por nível de cargo, baseando-se em todas as pesquisas que eu fiz e também de acordo com e-mails que troquei com alguns profissionais da área:
1: DBA Júnior
– Em geral, profissionais com até 2 anos de experiência e salários entre 2 mil e 3 mil reais (CLT);
– Dentre os principais requisitos técnicos, a maior parte das empresas pede:
- Experiência com geração de relatórios;
- Conhecimentos de modelagem, extração e manipulação de dados;
- Conhecimentos de instruções SQL;
- Conhecimentos de programação em PL/SQL para desenvolver scripts de criação de objetos, modelagem de dados e rotinas de manutenção do BD;
- Conhecimentos para administrar usuários e para executar tarefas básicas de administração do BD, tais como: gerenciar tabelas e índices e aplicar patches no BD.
– Seguem abaixo alguns conhecimentos que eu julgo importante para contratar um DBA Júnior e que alguns cursos e treinamentos podem auxiliar na capacitação:
- Conhecer bem os processos de Startup e Shutdown do BD e principais parâmetros de inicialização de uma instância do BD;
- Saber exportar e importar dados;
- Conhecimentos básicos de gerenciamento de usuários, roles e objetos do BD (tabelas, índices, constraints, visões, triggers, sequences etc.);
- Conhecimentos básicos de programação em PL/SQL (se for Oracle) ou na linguagem do SGBD em questão (Por exemplo, se for SQL Server, deve conhecer Transact SQL);
- Conhecimentos sobre a arquitetura geral do Banco de Dados;
- Experiência ou conhecimentos sólidos de instruções SQL e modelagem de dados;
- Treinamentos e principalmente certificações, podem ser um diferencial para critérios de desempate, pois a maioria dos júniores não possuem experiência. Um profissional que fez um curso ou é certificado, na maior parte das vezes é um profissional que estudou bastante e que pode ter bons conhecimentos teóricos sobre a tecnologia em questão.
Observações
– Algumas empresas pedem conhecimentos de tuning, segurança, ambientes de missão crítica, alta disponibilidade e migração. Na minha opinião, pedir tudo isso para um DBA Júnior é exploração (ou uma forma de ter um DBA Pleno pagando salário de DBA Júnior)! Estes itens devem ser requisitos para no mínimo nível Pleno;
– Para animar aqueles que querem entrar nessa área, na turma que estou lecionando atualmente o treinamento oficial Oracle Database 11g: Administration Workshop II, tenho uma aluna que acabou de conseguir um emprego como DBA Júnior com um salário de R$ 3.200,00 (CLT). Ressalto, porém, que este valor está acima da média para o cargo e que ela só conseguiu porque a empresa é grande e também porque ela conseguiu negociar valores, devido ao valor do salário que ela já tinha como Analista no emprego anterior.
2: DBA Pleno
– Em geral, profissionais com experiência entre 2 e 4 anos e salários entre 3 mil e 5 mil reais (CLT);
– Dentre os principais requisitos técnicos, é necessário ter experiência em tudo aquilo que as empresas pedem para um DBA Júnior, e também:
- Para BD Oracle, conhecimentos em ambientes Linux/Unix e rotinas em shell script;
- Instalação, upgrade e migração de versões de BD;
- Realização de backup/recovery (RMAN quando o BD é Oracle)
- Administração de BD via Enterprise Manager, quando o BD é Oracle;
- Efetuar monitoramento de banco de dados, análise e tuning de performance (quando BD é Oracle tem que saber usar o AWR);
- Atuar em ambientes de alta disponibilidade (quando o BD é Oracle: RAC) e de recuperação de desastres (quando o BD é Oracle: Data Guard);
3: DBA Sênior
– Em geral, profissionais com experiência entre 4 e 6 anos e salário médio entre 5 mil e 8 mil reais (CLT);
– Dentre os principais requisitos técnicos, é necessário ter boa experiência em tudo aquilo que as empresas pedem para os cargos anteriores, e também:
- Ter experiência em ambientes de grande porte, críticos e de alta disponibilidade;
- Executar ou ser responsável pelas atividades de monitoramento, administração, performance, segurança e aperfeiçoamento contínuo dos BDs;
- Executar ou ser responsável pelas atividades de aperfeiçoamento contínuo do banco de dados;
- Habilidade para trabalhar em ambientes sob pressão (considerando principalmente tempo e prazo);
Observações
– Algumas empresas pedem conhecimentos avançados de redes e conhecimentos de gestão de projetos;
– Empresas muito grandes pagam acima da faixa de valores informada acima para profissionais com mais tempo de experiência. Tive um aluno em uma turma de PL/SQL que lecionei em 2011, que informou que um DBA ganhava aproximadamente 15 mil reais na empresa em que ele trabalhava. Um salário desses para essa carreira não é muito comum, mas existe!
Bom pessoal, por hoje é só! Procurei passar as informações da forma mais resumida possível e com foco nos principais requisitos técnicos. Para aqueles que desejam pesquisar também, as habilidades não técnicas que um DBA deve ter, sugiro a leitura do artigo Habilidades não técnicas de um DBA.
Referências:
- Como entrar no mercado de DBA Oracle: http://www.wwin.com.br/site/artigos.php?cod_conteudo=83
- O TERMO DBA – Administrador de banco de dados: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_em_bancos_de_dados
- Como entrar no mercado de DBA Oracl: http://www.wwin.com.br/site/artigos.php?cod_conteudo=83
- Cargos de TI: Administrador de Banco de Dados Junior – DBA/Oracle: https://www.profissionaisti.com.br/2010/02/cargos-de-ti-administrador-de-banco-de-dados-jr-dbaoracle/
- Catho Online: www.catho.com.br
- Onde está a diferença entre júnior, pleno e sênior? http://webinsider.uol.com.br/2007/09/18/onde-esta-mesmo-a-diferenca-entre-junior-pleno-e-senior/
- Vaga para DBA Pleno http://vagasnaweb.blogspot.com.br/2007/10/vaga-para-dba-pleno.html
- DBA Oracle sênior http://empregocerto.uol.com.br/vagas/dba-oracle-senior-porto-alegre-rs-1838662.html#rmcl
Fonte: Blog Fabio Prado
9 Comentários
muito bom o artigo, muito boa a explicação.
Prezado Fábio Prado,
Muito bom o seu blog e esta matéria foi sensacional…
Vamos a alguns pontos:
Sou DBA Júnior em um empresa que presta serviços (ou seja, trabalho com Oracle (linux e windows), SqlServer e as vezes Mysql) na parte de suporte e vejo os salários com bons olhos… Bem, hoje eu ganho abaixo do mercado, existem empresas assim…
Acredito que os três ultimos pontos do DBA Pleno também recaem sobre um Júnior… É fato que em uma empresa onde só existe um DBA, se ele for júnior, será visto como Pleno pelos demais colegas, pois deverá saber (teóricamente) tudo.
Ter conhecimento para a criação de scripts pode ser fundamental, e o inglês também, pois muito material só encontro em inglês.
Gostaria de autorização para postar esta sua matéria em meu blog.
Sem mais,
Jefferson Silva.
Fábio, em alguma dessas pesquisas vc encontrou vagas ou algo relacionado à bancos de dados não relacionais?
Pessoal, obrigado pelos comentários e agora vamos às respostas…
Jefferson, pode incluir meu artigo no seu blog desde que vc inclua uma referência para o artigo original do meu blog (http://www.fabioprado.net/2012/08/a-carreira-de-um-dba-requisitos.html), ok?
Camila, não vi nenhuma vaga para BD não relacional!
Att,
Fábio Prado
Olá Fabio
Trabalho em uma empresa com foco em banco de dados aqui em Blumenau e posso afirmar que os salários e requisitos estão bem semelhantes aos apresentados.
Parabéns pelo artigo.
Boa noite,
Sr. Fabio,
Li o artigo sobre diferenças entre as carreiras de DBA, e sei que já faz algum tempo que publicou o artigo mas, mesmo assim gostaria de per-lhe mais informações sobre o cargo (se for possível), no que diz respeito a formação de um administrador de banco de dados, por exemplo, é possível que um técnico em informatica possa através de cursos e certificações conseguir trabalhar na área sem ter um curso de nível superior (à princípio), ou de qualquer forma eu terei que fazer uma faculdade e depois disso começar a me certificar para só então conseguir trabalhar na área.
Agradeço desde já,
Gregorio
Gregório, é possível q qq um se torne um DBA, basta estudar e correr atrás, mas sem estar cursando superior acho difícil, visto que, as empresas em geral exigem que o profissional esteja no mínimo cursando o superior. Se vc é novo não recomendo que fique pensando em pegar atalhos, faça a faculdade em primeiro lugar. Durante a faculdade, se vc tiver tempo, tente a certificação em paralelo ou faça cursos de formação para BD e lá pelo meio do curso, comece a correr atrás! O começo é difícil, mas qto mais vc tentar, mais coisas vc vai descobrir e vc poderá se preparar melhor para as próximas tentativas!
[]s
Muito bom seu Artigo Fabio Prado.
Parabéns.
É uma área muito boa.
Nossa achei que os salários seriam bem melhores… Tipo junior R$4500,00, pleno R$8500,00 e seniors de R$14k a R$20 k.