A Diferença entre Gerenciamento de Serviços de TI e Governança de TI

Olá meus caros!

Venho hoje falar de dois assuntos muito interessantes que estão em alta hoje na área de TI e com certeza daqui pra frente continuarão fazendo cada vez mais parte de nosso dia-a-dia. Mesmo estando estes assuntos em alta, eles são ainda relativamente novos, ao menos para a maioria, fazendo com que muitos confundam os conceitos de Gerenciamento de Serviços de TI e Governança de TI, inclusive eu já fiz muita confusão para distinguir os significados. Vamos lá então.

Vamos ver o que a Wikipédia diz: “O gerenciamento de serviços de TI tem por objetivo prover um serviço de TI com qualidade e alinhado às necessidades do negócio, buscando sempre uma redução de custos a longo prazo”. O Gerenciamento de Serviços de TI tem por objetivo prover ou entregar serviços através da implementação de processos na TI que suportem os processos do negócio. O framework mais utilizado e conhecido hoje é o ITIL. O Gerenciamento de Serviços de TI tem maior foco em responder a pergunta “como fazer?”, ou seja, como implementar do que “o que fazer?”, ou seja, o que implementar e como controlar. As suas métricas estão mais interessadas em medir o resultado dos processos em relação aos controles internos da TI do que aos processos do negócio.

O Wikipedia não tem ainda uma definição sobre Governança de TI, mas vamos utilizar a definição de Governança Corporativa que já nos ajudar a entender o conceito. Governança corporativa ou governo das sociedades ou das empresas é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.

A Governança de TI tem por objetivo dirigir e controlar as ações da TI, além disso, fazer com que os executivos do negócio sejam responsáveis pelo planejamento e resultados da TI, vendo a TI mais do seu lado estratégico. A Governança de TI faz com que os processos e metas de TI estejam alinhados com os processos de metas do negócio, pois as ações da TI estarão focadas nos principais processos do negócio. A Governança de TI está mais interessada em responder a pergunta “o que fazer?” do que em “como fazer?”. O Framework mais utilizado hoje é o COBIT que está na sua versão 4.1. Uma empresa que adota a Governança de TI, irá utilizar os frameworks ITIL, PMBOK, CMMI, ISO27000 em conjunto com o COBIT para implementar os processos.

Resumindo tudo isso: o Planejamento, a direção e os controles que a Governança de TI garante, juntamente com as boas práticas de implementação de processos de TI (ITIL, CMMI, PMBOK) farão com que nosso “Papinho de TI” faça sentido e vire realidade, e melhor, não fique só no papo.

Um grade abraço e até o próximo post!

Emerson Dorow

Mais artigos deste autor »

Experiência de 10 anos na área de TI. Coordenador de suporte de serviços de infraestrutura e cloud computing. Mantenedor do site http://www.governancadeti.com.

Certificado em ITILv3 Intermediate, Cobit v4.1 Foundation, HDI-SCM, Linux Professional Institute (LPI) Nível 1 e IBM Tivoli Monitoring Deployment V6.2 Professional. É graduado em Sistemas de Informação pela Uniasselvi Blumenau e pós-graduando em Governança de TI pelo Senac Florianópolis e MBA em gestão de TI pelo INPG.

Entusiasta de assuntos relacionados a gestão de serviços em TI, governança de TI, Gestão de Projetos, liderança, gestão de equipes e negócios.


2 Comentários

Rodrigo Acerbi
1

Emerson, belo tópico!!
A Governança de TI é muito ampla, em resumo é a TI respirando como negócios… tudo que você falou está corretíssimo.
Eu vejo a Gestão de Serviços como um dos vários passos necessários para formar uma Governança de TI, pois a gestão de serviços nada mais é o controle de toda a demanda que TI deve suportar, e com isto, podemos fazer a empresa inteira enxergar TI como indispensável e não apenas como um grande custo.
Abraço,
Rodrigo

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!