A diferença entre Nerd, Geek, Hacker e Cracker

Sempre tive esta dúvida quando estava do lado de fora mundo da TI e tinha até alguns pré-con­ceitos em relação à estes termos, pois na escola, os alunos que se destacavam em matemática, química e física eram chamados de nerds, já aqueles que derrubavam o sistema da escola ou de alguma Lan House, a galera chamava o cara de hacker.

Dentro da área de TI ainda existem alguns termos que não são consolidados, mas depois de muita pesquisa em diversos sites nacionais e internacionais, revistas e dicionários, vou lhes apresentar um resumo rápido sobre o assunto;

  • Hacker: Amante de tecnologia, sempre adora um desafio. Se não existe um driver para seu sistema operacional, geralmente da família Unix, ele escreve um. Confundido na imprensa com o Cracker;
  • Cracker: Se diz entendido em TI, usa seus conhecimentos para o mal, para roubar senhas de emails, bancos, tirar sites do ar e etc, como aconteceu com alguns sites/serviços do Governo Federal;
  • Nerd: Geralmente são adolescentes que tem uma atividade cerebral muito a frente do seu tempo, coisas que geralmente adolescentes não tem capacidade para interpretar e ele já consegue expor, como um adulto. Esse pessoa geralmente tem pouca vida social e não é visto em festas, bares, patotas e etc;
  • Geek: Os geek’s se diferenciam pelos gadgets que possuem, sempre tem o último Android, iPhone, iPod, iPad e outros. Sempre possuem a melhor tecnologia que existe e buscam respeito e status por isso.

É isso, pessoal. Espero que tenha ficado mais claro. Se você souber de outra definição para os termos acima, deixe seu comentário.


8 Comentários

Diego Porto Ritzel
1

Mudou né? Porque antes o cracker era o quebrador de senha e o Hacker era o cara que sabia quebrar senhas e fazer outras coisas. Além do Lammer que era um metido a hacker o Guru que dominava tudo.
Também tinha o Wannabe que só usava receitas de bolo e programinhas fajutos

@JoTa_Filho
2

Não concordo com tudo que está ai também Diego, mas quando se generaliza as coisas não ficam 100% corretas né 🙂
Fora que o tempo passa e os conceitos mudam, Nerd era sinônimo pra CDF, este termo que antes era pejorativo, está se tornando um elogio, e outros caindo no desuso, como lammer, script kid, guru, etc.
Nerd Pride.

ricardo
3

uma revisão do texto antes de publicar seria muito bom para alguns erros de português
mas é interessante abordar esse assunto

Jackson
4

Olá Ricardo,
Agradeço o alerta sobre as falhas de português. Realizamos mais uma revisão e acreditamos que agora esteja melhor.
Att
Jackson (JC)

Willy
5

Não concordo. Está muito estereotipado e limitado. Um cara que não está nem aí pra iPhones e Androids pode ser um mega programador C e isso faz dele um tipo geek e ele não busca status por causa de gadgets. Aliás, o cara que busca status por causa de um eletrônico se chama “idiota”.
Limitar nerds exclusivamente a adolescentes… Sem chance.
É muita necessidade de rótulos…

Cristiano Lagame
7

Achei que as definições poderiam ter sido melhor explicadas, a definição de Nerd ficou muito estranha.
A melhor definição para nerds na minha opinição é esta:
Nerds são pessoas que não têm vergonha de se assumir como são, não interessando do que ele gosta ou o que diabos as outras pessoas vão pensar dele.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!