Quem nunca ouviu a seguinte frase do seu gestor: “Mas tudo é importante!”? Acho que todos nós estamos cansados de ouvir.
Talvez eles não tenham se dado conta que essa é a pior resposta que poderiam dar para sua equipe, afinal de contas não dá para fazer (bem feito) T-U-D-O ao mesmo tempo.
Então, vamos analisar possíveis consequências críticas geradas por essa resposta:
- O que for (de fato) urgente poderá não ser executado.
- A qualidade do entregável ficará comprometida.
- A documentação será preterida.
- Se for um defeito, provavelmente, o release gerado para resolvê-lo acabará gerando outros bugs.
- A motivação da equipe será impactada negativamente.
- O comprometimento do time ficará fragilizado.
- O cliente não ficará satisfeito com o resultado.
Perceberam? Não existe prioridade em tudo. É imprescindível aprender a classificar o que é Urgente x Importante x Vontade.
Uma dica simples que costumo sugerir em minhas consultorias é a seguinte:
- URGENTE: será tudo aquilo que inviabiliza o negócio, ou seja, impede que ele aconteça normalmente.
- IMPORTANTE: impacta no negócio, mas não chega a inviabilizá-lo.
- VONTADE: quando for atendido poderá agregar algum valor ao negócio, mas nada que gere bom resultado de imediato.
- DESEJO: não faz nenhuma diferença tê-lo ou não.
Pode parecer simples, porém, vejo muitas pessoas não conseguindo priorizar as demandas do time, dos projetos e até mesmo as próprias tarefas. E tudo isso impacta as partes envolvidas, gera tensão, causa incredibilidade no cliente, desmotiva o time e causa a sensação de muito esforço para pouco (ou nenhum) resultado efetivo.
Lembre-se: a melhor ferramenta para classificar a prioridade de suas atividades, do time ou até mesmo sobre os projetos é a comunicação efetiva.
Aprenda a reunir os envolvidos, escutar as opiniões de cada um, ponderar e, então, decidir por onde começar.
Direcione seu time. Tome para si o mastro do navio e navegue em águas tranquilas.
Sucesso!!