A falta de prioridade e seus impactos

Quem nunca ouviu a seguinte frase do seu gestor: “Mas tudo é importante!”? Acho que todos nós estamos cansados de ouvir.

Talvez eles não tenham se dado conta que essa é a pior resposta que poderiam dar para sua equipe, afinal de contas não dá para fazer (bem feito) T-U-D-O ao mesmo tempo.

Então, vamos analisar possíveis consequências críticas geradas por essa resposta:

  1. O que for (de fato) urgente poderá não ser executado.
  2. A qualidade do entregável ficará comprometida.
  3. A documentação será preterida.
  4. Se for um defeito, provavelmente, o release gerado para resolvê-lo acabará gerando outros bugs.
  5. A motivação da equipe será impactada negativamente.
  6. O comprometimento do time ficará fragilizado.
  7. O cliente não ficará satisfeito com o resultado.

Perceberam? Não existe prioridade em tudo. É imprescindível aprender a classificar o que é Urgente x Importante x Vontade.

Imagem via Shutterstock

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Uma dica simples que costumo sugerir em minhas consultorias é a seguinte:

  • URGENTE: será tudo aquilo que inviabiliza o negócio, ou seja, impede que ele aconteça normalmente.
  • IMPORTANTE: impacta no negócio, mas não chega a inviabilizá-lo.
  • VONTADE: quando for atendido poderá agregar algum valor ao negócio, mas nada que gere bom resultado de imediato.
  • DESEJO: não faz nenhuma diferença tê-lo ou não.

Pode parecer simples, porém, vejo muitas pessoas não conseguindo priorizar as demandas do time, dos projetos e até mesmo as próprias tarefas. E tudo isso impacta as partes envolvidas, gera tensão, causa incredibilidade no cliente, desmotiva o time e causa a sensação de muito esforço para pouco (ou nenhum) resultado efetivo.

Lembre-se:  a melhor ferramenta para classificar a prioridade de suas atividades, do time ou até mesmo sobre os projetos é a comunicação efetiva.

Aprenda a reunir os envolvidos, escutar as opiniões de cada um, ponderar e, então, decidir por onde começar.

Direcione seu time. Tome para si o mastro do navio e navegue em águas tranquilas.

Sucesso!!

Carolina Souza

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Psicóloga (CRP 06/203773) e Especialista em Gestão de Projetos (PMP) atua há décadas no mundo empresarial. Certificada CPRE, SFC, ITIL com profunda experiência nas áreas de Engenharia de Requisitos, Análise de Processos e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance. Palestrante. Colunista no PTI desde 2013 sempre colaborando com artigos focados no desenvolvimento profissional dos leitores e gerentes de projetos em início de carreira.

Conecte-se com a autora em seu perfil no Linkedin e continue aprendendo sobre como crescer em sua carreira.


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