Continuação de: A Gestão de Conhecimento Pragmática aplicada às empresas – Parte 1
Gestão do Conhecimento Pragmática
A Gestão do Conhecimento Pragmática é uma proposta de abordagem que objetiva potencializar ao máximo a efetividade das iniciativas de KM através da identificação de condições favoráveis para a criação de projetos-pilotos que venham a ser implementados com sucesso no futuro.
As principais características desta abordagem são:
- Ação localizada em um ambiente que seja culturalmente mais propício;
- Naturalidade das iniciativas;
- Reprodução do exemplo.
Para isso, é necessário que se identifique grupos que possuam características em comum que sejam favoráveis a um ambiente colaborativo e iniciativas/problemas com potencial para projetos de sucesso.
A princípio, iniciativas que têm grandes componentes de interações complexas são as candidatas mais naturais, principalmente quando:
- Possibilitam e estimulam a colaboração entre pessoas, sistemas e empresas;
- Implementam ou incentivam novos métodos e competências de liderança;
- Aumentam o potencial de times e o desenvolvimento de comunidades;
- Estendem o modelo organizacional, ao multiplicar o impacto das redes, sejam elas sociais (pessoas) ou técnicas (aplicações e sistemas);
- Auxiliam na formalização das técnicas de gestão do conhecimento;
- Motivam a evolução pessoal e profissional dos talentos envolvidos.
É imprescindível para que projetos deste tipo tenham sucesso, um patrocinador da alta gestão da empresa. Logo o resultado do piloto, ou seja, a própria utilização da abordagem da Gestão do Conhecimento Pragmática, deve ser utilizada para ganhar, ou mesmo ratificar, tal patrocínio.
Conclusão
A Gestão do Conhecimento, deve começar nos locais mais propícios da empresa, porém sempre com o objetivo de reproduzir o exemplo para que se chegue à solução corporativa.
O principal ponto, seguindo esta abordagem, é que a solução corporativa não será imposta de forma uniforme e top-down para a empresa, mas sim como conseqüência da adoção real das iniciativas pontuais.
Desta forma, o investimento necessário é dosado de acordo com o sucesso das iniciativas e os próprios benefícios gerados nas áreas já atendidas pela solução servem de argumento para o convencimento dos executivos e dos demais potenciais clientes.
A Gestão do Conhecimento vem se comprovando como uma filosofia de gestão que pode trazer ótimos resultados para as empresas, em médio/longo prazo. Este fato é evidenciado pela efetiva criação de um diferencial competitivo intangível, que concorrente nenhum consegue copiar. A Gestão do Conhecimento emerge assim como uma das últimas fontes de vantagens competitivas estruturais.
De Gabriel Renault Magalhães com a colaboração de Marta Abrão.