Entre um bate papo e outro com colegas de profissão, sempre defendi a tese de que a matéria “Lógica e Algoritmo” deveria ser incluída na Base Nacional Comum Curricular, pois, na minha concepção, esse aprendizado impactaria no desenvolvimento intelectual e profissional de nossos jovens e, até hoje, esse posicionamento divide opiniões.
Então, tentarei neste pequeno artigo fundamentar de forma bem sucinta meu ponto de vista.
Primeiramente, vamos entender o que é Lógica?
Dentre algumas definições podemos dizer que Lógica é parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência etc.) e das operações intelectuais que visam à determinação do que é verdadeiro ou não.
E do que se trata Algoritmo?
Podemos dizer que é o conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas.
A partir dessas definições podemos entender que não teríamos algoritmos bem estruturados sem os conceitos de Lógica, correto?
O Auxílio no Desenvolvimento Intelectual
Com base nas experiências que tive durante meus 18 anos de sala de aula, seja como Instrutor, Professor ou Coordenador, observo que a grande dificuldade da maioria dos jovens não é calcular a resolução de um problema, e sim, entender o que se pede para essa resolução. Não entrarei no mérito de quem é a culpa, mas que essa deficiência é notória, todos nós educadores sabemos.
Então, aí entra o famoso e temido algoritmo para auxiliar nessa deficiência. Um algoritmo nada mais é do que uma sequência lógica, algo bem parecido com uma receita ou tutorial que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. A intenção não é responder a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Lembrando que essa sequência sempre terá um fim.
Utilizamos algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente. Mesmo não percebendo executamos tarefas comuns que exigem uma sequência lógica e ordenada. Como estas atividades são geralmente simplórias e não necessitam de pensamento focado para sua execução, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido.
Para ficar ainda mais claro, um algoritmo é algo que você já utiliza o tempo todo e nem percebe. Podemos usar como exemplo prático a receita de um bolo. Não faria sentido ter os ingredientes sem saber como será o preparo.
Os maiores Aprenderam Algoritmos
Os maiores gênios e empresários mais ricos do mundo tecnológico dos dias de hoje, aprenderam algoritmo como forma de acelerar seus conhecimentos e suas inteligências. Entre eles, os fundadores da Apple, da Microsoft, do Facebook, do Google, da Amazon, do Twitter, entre outros tantos de diversas áreas.
Logo, podemos dizer que a utilização do algoritmo é, além de uma prática necessária e cotidiana, um tópico a ser sempre estudado e avaliado como um acelerador do conhecimento.
E você, acha importante o uso de Algoritmos no desenvolvimento intelectual e profissional? Deixe sua opinião abaixo para enriquecermos a discussão!
13 Comentários
Bom dia Senhores,
Acredito piamente que esta disciplina deveria fazer parte da grade curricular desde o ensino fundamental pois, trata-se de um assunto extremamente importante para o desenvolvimento lógico e interpretativo, algo que utilizamos a todo o instante em nossas vidas sob diversas circunstâncias.
Concordo com todos os pontos abordados! Entender algoritmos e logica, mesmo que o básico! Praticamente tudo que fazemos, demanda organização, e aprender tais conceitos, seria de grande contribuição no que diz respeito a organização do pensamento nas praticas cotidianas e profissionais! Proporcionando uma melhor capacidade para otimizar muitas coisas do nosso dia a dia!
Boa noite,
Achei o artigo muito interessante, tenho 22 anos, me formei a pouco tempo e não sei se aconteceu só comigo, mas comecei a desenvolver de verdade o senso critico após ter a matéria de algoritmo e lógica, tive a impressão de que aprendi a aprender, tudo tem uma lógica e querendo ou não toda lógica segue de forma sequencial e é assim que conseguimos solucionar ou raciocinar sobre problemas.
Eu chamo Marcello moreira, tenho em mente quê é um campo complexo para ser incluído nos estudos de um jovem que encurte a iniciativa, tomadas de decisões rápidas e acertivas.
Mesmo assim com a nitidez perfeita da tentativa de melhora para jovens.
Se faz necessário auto confiança. E tomadas rápidas de iniciativa e decisão.
Onde a idéia de como fazer prevaleça sobre o quê fazer.
Ola Rodrigo, muito bom seu artigo, meu nome e Carlos e estou começando a desenvolver um sistema para desktop e estou com uma duvida que já esta me seguindo um tempo, qual a melhor linguagem de programação para desenvolver aplicações para Desktop? vejo vários artigos ou opiniões falando de uma linguagem ou outra, mas no meu resumo geral percebi que o c# ou o Delphi seria as melhores opções, mas o java não seria muito bom pois não se adapta muito bem em aplicações para Desktop, na sua opinião qual seria a melhor ou opção para este tipo de aplicação?
Olá Carlos, fico feliz por ter gostado do Artigo.
Vamos a minha OPINIÃO: eu utilizaria para desenvolver aplicações DESKTOP o C# , sou de uma escola mais tradicional. Lembrando que C# é mais fácil, porém só roda em Windows.
Não acho interessante o Java, a não ser que seja exigido, e o Delphi é Delphi né? rsrsrs.
Grande Abraço e caso precise entre em contato.
Concordo com todos pontos que foram ditos, algoritmos e Lógica me ajudaram a ver as coisas de uma forma diferente passei a prestar mas atenção nos pequenos detalhes que fazemos no Dia a Dia e também a estabelecer metas e fazer passo a passo com mas calma e com mas certeza de concluir o meu objetivo.
Concordo com o seu ponto de vista, no qual defende a tese de que a matéria “Lógica e Algoritmo” deveria ser incluída na base nacional curricular, e realmente e muito importante, pois a evolução requer muito sobre esses assuntos e matérias e isso começando da base, seria um grande upgrade para o futuro tecnológico.
Mais não digo mesmo para o futuro fisiológico, vendo por esse lado, isso requer bastante esforço, tempo e estudo na capacidade mental, e isso tem probabilidade de impacta na vida humana física, e futuramente com a evolução, seria bom para o lado intelectual, facilitaria a vida humana. Mais será que a vida humana se adaptaria com essas mudanças? realmente não sabemos! mais sobre a sua tese, eu apoio!
Olá Rodrigo, me chamo Luan, fui ex aluno seu do Senac, havia desistido do curso por motivos financeiros mas voltei a estudar e hoje curso análise de sistemas.
Gostaria de parabenizá-lo novamente pelo tópico, me lembro dele até hoje pois você o mencionou em aula. Também gostaria de te agradecer por ter sido meu professor.
Um professor incrível! Um agradeço abraço, Rodrigo.
Atenciosamente,
Luan Silva.
Pingback: Você nem nota! Fraude em publicidade gasta sua bateria e seu plano de dados | Vitatech
acredito que não só algoritmos, mais também algum tipo de tópico para eletricidade básica e seus principais usos no dia-a-dia, deveriam ser incluídos na base comum curricular, vejo necessidades.
Com toda certeza, se eu tivesse tido aula de lógica e algoritmo durante minha vida escolar, teria começado a estudar o assunto no mesmo momento e não quase 9 anos depois. Precisamos muito que aprendamos assuntos como esse, para que nos desenvolvamos de todas as formas.
Muito bom o conteúdo no artigo.
Concordo sim que deveria ser incluído na grade do ensino fundamental.