A pouco tempo na área de testes de software, sou quase que diariamente questionada em relação a qual a importância dos testes. Myers, 1979, define testes como: “O teste consiste em executar o programa com a intenção de encontrar erros (bugs)”.
Estimados leitores, embora muitos colegas profissionais TI nunca tenham parado para analisar a importância desta área nova e em expansão, me atrevo a dizer que hoje testes de software são de extrema importância, fundamentais para que a aplicação chegue ao cliente em condições amigáveis de uso. Afinal, qual usuário gosta de receber um software aonde enquanto “navega” por suas funcionalidades é surpreendido por mensagens de erros?
Os profissionais de testes de software não são pessoas contrárias aos desenvolvedores, que tem por objetivo criticar o trabalho dos mesmos, ao contrário, testadores e analistas de testes tem por objetivo que o software chegue ao cliente o mais próximo possível da perfeição, reduzindo significativamente os gastos das empresas e re-trabalho dos desenvolvedores com manutenção.
Hoje, grande parte dos custos no ciclo de vida de software se concentram na manutenção dos mesmos. Claro que os testes não reduzirão a zero os erros da aplicação, mas podem identificar muitos deles ainda dentro da própria fábrica de software evitando o descontentamento do usuário final, transtornos e gastos à empresa.
Existem 2 tipos testes de software: testes caixa branca e testes caixa preta. Os testes caixa preta são realizados sem conhecimento da operação interna (código) do software, é feito analisando o resultado obtido, geralmente tomando por base casos de uso e especificações de requisitos. Já os testes caixa branca são feitos com conhecimento da operação interna, onde o testador pode desenvolver códigos para realizar os testes de todas as aplicações de cada componente.
Segue imagem que deixa mais claras as diferenças.
Imagem extraida do blog http://apolineosocial.blogspot.com/2010/07/validacao-verificacao-e-testes-de.html em consulta efetuada em 11/04/2011.
Para saber mais sobre testes de software, considere ler os artigos: TDD: Desenvolvimento Orientado a Testes,Selenium IDE, ferramenta de teste automatizado e Diferentes ambientes: Development, Testing, Staging e Production.
Se você deseja especializar-se nesta área, conheça o curso de Teste de Software básico da Treinaweb.
Lembre-se: este nicho da TI está crescendo muito nos últimos anos, portanto, especialize-se!
9 Comentários
Parabéns pela postagem Aline. Testes de software são extremamente importantes e realmente para quem quer trabalhar nesta área é necessário especializar-se. E acredito que empresas que estão em fase de crescimento pensando em trabalhar com desenvolvimento de softwares cada vez mais robustos, devem valorizar muito esta área de testes de software.
Muito boa a introdução… embora a afirmação sobre as abordagens de caixa branca e caixa preta tenha ficado meio imperativa, parecendo que são as únicas abordagens de que se tem conhecimento hoje, de modo geral o texto está muito bem escrito para introduzir o assinto…
Outras noções importante para se manter atualizado em teste de software em tempos de metodologias ágeis são ATDD e BDD que são aplicações fundamentadas no TDD adequadas às filosofias ágeis em busca de reduzir o impacto que a visão de um processo de testes pode ter aos leigos que tentam enxergar mais este esforço em seu ciclo de produção sem compreender os benefícios e ganhos que ele gera a médio, longo, prazo…
Parabéns.
Muito bem posto Aline. Disse tudo. Sempre tive curiosidade pra saber um pouco mais sobre a área de testes. E realmente é muito importante que esta área seja reconhecida como peça fundamental dentro de um sistema de desenvolvimento de aplicações.
Obrigado Adriano, a área de testes ainda tem muito para crescer, e ainda temos poucos profissionais atuando quando comparada a outros segmentos da TI, no meu ponto de vista a tendência é que todas as empresas venham a dar maior atenção ao setor de testes no decorrer do tempo.
Ótimo post Aline. Nossa área está em crescimento, e está visão desenvolvimento x testadores e/ou analistas de testes já foi derrubada a muito tempo. Todos fazem parte de uma só equipe que deve ter o propósito, como mencionado por você, entregar uma solução ao cliente que mais próxima à perfeição possível, garantindo a qualidade do produto.
Fabio, interessante sua colocação, talvez em próximas abordagens comente sobre outros tipos de teste e metodologias ágeis, toda sugestão é bem vinda.
Mauricio e Aniela obrigado pelo reconhecimento, Aniela, sim somos todos uma equipe,e o nosso maior objetivo tem que sempre ser o sucesso do produto final.
Gostei muito da postagem!. Só acrescentar que no Brasil o setor de testes é ainda muito novo, por enquanto em outros países as empresas incluem testes desde o começo mesmo de um projeto. Esta comprovado que o custo do produto baixa muito nas empresas que usam processos de testes desde o começo do ciclo de vida do software.
o mauricio… axei um parente.. kkkk me caça no orkut ou manda email…. é o meu nome tudo junto mais o final do gmail.. rsrs n vo postar ele pra softwares n reconhecerem mas mais claro q isso pra os mortais impossivel.. kkkk
Pingback: Saga dos testes! | Título do site