Olá amigos do PTI,
Dando continuidade a série de artigos sobre Agile Think® Business Framework, uma proposta para auxiliar Product Owners, Business Owners, analistas de negócios, gerentes de produtos e afins no design e gestão de produtos.
Relembrando os artigos anteriores:
- Parte 1 – Apresentação geral e histórico do framework
- Parte 2 – Apresentação dos processos envolvidos no planejamento estratégico dos produtos
- Parte 3 – Apresentação dos processos de descoberta do produto utilizando Design Thinking
Neste artigo, vamos entender como definir o produto, entendendo as jornadas e comportamentos dos clientes que serão afetados ou utilizarão o produto a ser construído, através da sub-etapa Definição do Produto.
A sub etapa de Definição do Produto é composta por quatro processos:
- Definição de Personas: O mapeamento de Personas permite ter um retrato do público-alvo, destacando dados demográficos, comportamentos, necessidades e motivações através da criação de um personagem ficcional baseado em insights extraídos de pesquisa. Este levantamento é considerado fundamental para o alinhamento das expectativas tanto do cliente quanto da equipe, definindo recursos e funcionalidades que devem estar contidos no produto.
- Definição de Jornadas: A definição de jornadas é uma técnica que permite identificar possíveis opções de uma persona dentro de uma sequencia de passos, possibilitando que alcance seus objetivos por meio da interação com o produto. A abordagem para a construção da jornada de um perfil deve ser simplificada e orientada por uma ordem lógica para a realização dos passos. O modelo mental do perfil e informações relativas ao Mapa de Empatia, descrição da persona e momento vivido pelo perfil devem ser analisados. A criação do fluxo de ações e comportamentos possíveis do perfil interagindo com o produto devem ser estruturados por meio da descrição de tarefas simples, que possibilitam atingir os objetivos do perfil.
- Story Mapping:A fase de mapeamento de Épicos é um processo de trabalho voltado à definição e detalhamento dos principais processos de negócios. Para o processo Agile Think® Business Framework, podemos dizer que é a fase em que é realizado o levantamento de requisitos. Nesta etapa do framework, o mapeamento de Épicos é aplicado por meio de uma técnica simples, conhecida por Story Mapping.
- Storyboard: Definir Storyboard é preparar um plano visual voltado à definição de wireframes e protótipos de interface. A definição de storyboards finaliza a etapa de Definição do Produto do Agile Think® Business Framework. Nesta etapa do processo, o storyboard é definido para facilitar a decisão de como será realizada a experiência do usuário, trazendo senso de usabilidade ao produto. Isso incrementa um novo patamar ao mapeamento dos Épicos, pois o processo descrito no Story Mapping agora poderá ser analisado também de forma visual, favorecendo um melhor entendimento sobre o funcionamento do produto, além de prover uma ideia da cronologia em que as ações do usuário ocorrem.
No próximo artigo da série entraremos no processo de Inception, onde começaremos a definir as principais funcionalidades do produto, bem como identificar o produto mínimo viável (MVP) e definir os acordos de trabalho.
Abraços e até o próximo artigo da série. 🙂