Olá pessoal!
Vou começar este tutorial com um pequeno relato: em Dezembro um amigo meu instalou o Windows 10 Technical Preview na segunda partição do HD de seu notebook e deixou ele em dual boot com o Windows 8.1. Por questões de configuração e memória de seu computador, ele decidiu não virtualizar o ambiente para então testá-lo.
Agora, provisoriamente, ele quer deixar a inicializando direto no Windows 8.1 sem ter a opção de qual sistema iniciar. Como esta opção de inicialização é escrita na MBR, ele não quer ter o risco de ter problemas na inicialização do Windows 8.1 ao regravar a MBR, apesar de ter softwares que corrijam problemas de inicialização na MBR.
Sendo assim, decidi então colocar aqui esta dica de anular a opção de escolha de S.O. ao iniciar o computador.
Para criar este tutorial, fiz o mesmo ambiente que o meu amigo tem. Na realidade, uni o útil ao agradável, sendo que eu já queria criar este tipo de ambiente para fazer alguns testes 🙂
Como já estou com os dois Sistemas Operacionais da Microsoft instalados, vamos ao processo de como ignorar a opção de boot do Windows 10.
No Windows 8.1, clicaremos com o botão direito do mouse no canto inferior esquerdo da tela. Aparecerá um menu administrativo conforme a imagem a seguir e então clicaremos na opção Sistema.
Aparecerá a janela Sistema com as informações básicas sobre o computador e o sistema operacional instalado. Na coluna lateral da esquerda tem algumas opções do Painel de Controle e entre elas tem a opção Configuração avançada do sistema, que é onde deveremos clicar.
Abrirá a janela de Propriedades do Sistema, e então clicaremos na Guia (Aba) Avançado. Dentro desta Guia, no campo referente a Inicialização e Recuperação, clicaremos em Configurações.
Ao abrir a janela Inicialização e Recuperação, iremos reparar que, por padrão, após 30 segundos o Sistema Operacional a ser inicializado é o Windows Technical Preview (caso não escolha nenhum S.O entre as opções).
Como aqui no caso queremos que inicialize apenas o Windows 8.1, iremos selecioná-lo como Sistema Operacional padrão.
Na sequência, desmarcaremos a opção Tempo para exibir lista de sistemas operacionais e depois clicaremos em OK.
Pronto! Podemos fechar todas as janelas e reiniciar o sistema.
Iremos reparar que o Windows 8.1 irá inicializar direto sem a intervenção da janela de opção de boot.
Neste exemplo não formatamos a partição referente ao Windows 10 e deixamos apenas o Windows 8.1 inicializar para posteriormente fazermos novos testes; Além também, de como somos profissionais de TI, temos que estar atentos às modificações, melhorias e correções de bugs entre outras situações.
Aqui, não entramos no mérito de alterar as opções de boot do PC com Windows e Linux instalados. Lembrando que, neste caso, o Linux que gravará na MBR e é a partir dele que deverá alterar a opção de boot.
Caso tenham interesse, posso criar um ambiente com estes dois sistemas para mostrar como alterar o Sistema operacional padrão a partir de linha de comando do Linux.
Abraço e espero ter ajudado.
1 Comentários
Legal.
Acredito que seria interessante um tutorial de como alterar ordem do boot no Linux.
Abç!