O mundo dos negócios passa constantemente por grandes transformações, e em função disso, as organizações procuram adaptar-se às novas exigências, demandas e tendências que surgem no mercado, principalmente quando percebem que essas transformações podem render boas oportunidades de evolução e inovação no que diz respeito à gestão dos negócios.
É apostando nessas oportunidades que o mercado apresenta ao mundo dos negócios o Analista de Processos, um profissional capaz de gerir os negócios de uma organização e fazer valer sua estratégia corporativa, aliando a tecnologia aos seus processos de negócio.
Segundo Paula Pazzanese, Analista de Processos do Grupo Embrasil, a função deste novo profissional é justamente trabalhar a implantação de uma ferramenta BPM de gestão e buscar a melhoria continua dos processos de negócio da organização. “O analista de processos é responsável por levantar os processos de uma empresa, modelá-los e documentá-los e, depois desses procedimentos, monitorar esses processos e identificar possíveis evoluções e correções. Este profissional deve ter visão holística, ser comunicativo e detalhista”, explica Paula.
As principais atribuições deste profissional destacadas pela Analista de Processos são:
- Implantar ferramenta BPM para modelagem, documentação e automatização dos processos;
- Apoiar na definição dos processos de cada área da empresa;
- Identificar e otimizar processos críticos;
- Treinar a empresa em processos de negócio.
Paula, que já havia trabalhado como Analista de Sistemas, conta que esta outra formação colaborou para que ela desenvolvesse uma visão de processos, mesmo sem trabalhar diretamente com eles. “Como Analista de Sistemas, trabalhei com análise, desenvolvimento, implantação, treinamento, testes e documentação e em todos os trabalhos executados sempre tive uma visão muito clara do fluxo da informação, da importância das decisões para a definição dos fluxos e da necessidade de responsáveis em cada atividade. Ou seja, sempre tive visão de processos mesmo trabalhando com análise de sistemas”.
A Analista conta ainda que buscou a oportunidade de transição de um cargo para o outro por meio de qualificação profissional e de oportunidades no mercado. “Quando decidi que queria fazer a transição de cargo, procurei um curso para adquirir conhecimento teórico sobre processos de negócios e aprender a metodologia para trabalhar com processos. Tentei mudar de área na empresa em que trabalhava na época que tem uma área de processos, mas não consegui. Então fui procurar oportunidades em outras empresas para trabalhar com análise de processos ou de negócios e tive sucesso”, comenta.
Ela afirma que este novo profissional tem futuro certo no mercado. “O futuro desse profissional é certo, uma vez que as empresas estão reconhecendo a necessidade de ter uma área para “cuidar” dos seus processos. As grandes empresas já adotaram esse trabalho e já estão colhendo bons frutos servindo como exemplo para que as pequenas e médias empresas também tenham interesse no trabalho deste profissional”, finaliza.
8 Comentários
Parabéns pelo artigo, muito bom.
Obrigado Diego, compartilhe em suas redes sociais.
Wallace Oliveira
http://www.supravizio.com
Olá!
Então este departamento de processos seria paralelo ao departamento de TI nas empresas? Não pertencendo ao departamento de TI?
Abs
Uhilian
Ótimo artigo,
sou analista de processos a 24 anos, iniciei quando esse cargo tinha a denominação Analista de O&M e com certeza a tecnologia alavancou a profissão.
Pena que ainda hoje exista muita resistencia das áreas de TI quando se deparam com um profissional que não é técnico em sistemas.
Conhecer processos organizacionais é diferente de desenvolver sistemas e enfrentamos ainda muita dificuldade.
Processos envolvem PESSOAS e para que os sistemas funcionem como foram idealizados, os PROCESSOS precisam estar alinhados e é o Analista de Processos que faz esse meio de campo.
Estou me desligando de uma empresa onde o Diretor de TI me declarou que NÃO SABE O QUE FAZER com meu trabalho….pena porque melhorar os PROCESSOS
complementando… melhorar os PROCESSOS é fundamental para que qualquer sistema tenha sua utilização plena e o suporte seja minimizado.
Parabéns pelo post
Olá Uhilian,
O ideal é que exista uma área chamada “Escritório de Processos” e que ela seja coordenada por um executivo chamado CPO.
Para saber mais sobre CPO leia o link abaixo:
http://www.profissionaisti.com.br/2012/10/quem-sera-o-novo-executivo-de-processos/
Para uma experiência sobre escritório de processos veja:
http://www.supravizio.com/Noticias/ArtMID/619/ArticleID/66/SEBRAERJ-implanta-Escritorio-de-Processos.aspx
Obrigado,
Wallace
Olá WAL,
Somos uma empresa fabricante de BPMS focado em PESSOAS. Você deve saber bem a dificuldade que é fazer com que as pessoas sigam corretamente. Leia um pouco sobre o nosso produto no link http://www.supravizio.com
Aqui no Profissionais TI existe um post em:
http://www.profissionaisti.com.br/2013/02/como-gerenciar-responsabilidades-utilizando-uma-ferramenta-bpms/
Obrigado,
Wallace Oliveira.
Acredito que a principal função (missão seria melhor) de um Analista de Processo é tornar os processos mais eficazes e eficientes. Para isso ele deverá junto com demais profissionais definir um método de trabalho e somente depois ele deverá pensar em ferramentas.
Veja o perfil do Analista de Processo:
http://pt.slideshare.net/Ridlo/guia-de-orientao-para-carreira-de-analista-de-processos-compactada