Apex-Brasil adota IBM SPSS Statistics para aprimorar seus estudos estratégicos

Apoiar a exportação nacional. Essa é a missão da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), um serviço do governo federal criado há mais de 10 anos que contribui para a internacionalização das empresas brasileiras. Essa colaboração é feita por meio de análises aprofundadas de dados que apresentam conhecimentos capazes de orientar as estratégias das empresas e torná-las competitivas no mercado internacional.

As pesquisas da Apex-Brasil estão se tornando cada vez mais precisas com a utilização do software de análise estatística IBM SPSS Statistics. Segundo Marcos Lélis, coordenador da Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil, anteriormente, sua equipe trabalhava somente com o software Excel. Agora, a unidade está vivenciando uma nova fase, onde são permitidas análises mais complexas. “O primeiro ganho que sentimos ao trabalhar com o IBM SPSS Statistics foi a redução drástica de tempo para concluir uma pesquisa. Antigamente, precisávamos de semanas para concluí-la em Excel. Hoje, finalizamos em uma manhã”, conta o coordenador.

Ferramenta de estatística suporta volume de informações

A unidade de Inteligência Comercial produz informações com base no cruzamento de dados estatísticos da pauta exportadora nacional com as importações internacionais para identificar as oportunidades disponíveis para os setores e produtos brasileiros em outros mercados. Alguns dos relatórios gerados por essas pesquisas são o “Estudo de Oportunidades Setoriais” e o “Perfil de Estados e Países”.

Para essas pesquisas, é necessária a busca de informações sobre o comércio exterior de diversos países, que não ficam armazenadas em um só local. “Pesquisamos em diversos sites oficiais. Utilizamos várias bases de dados internacionais sobre países exportadores que disputam mercado com o Brasil, preços praticados pelas empresas, logística de transporte, clientes potenciais, entre muitas outras variantes”, comenta.

Lélis conta que, para cada uma dessas pesquisas, era necessário unir todos os arquivos e depois inseri-los, um a um, no Excel. “A ferramenta já não correspondia, porque o volume de dados que precisávamos processar era muito grande. Além disso, tínhamos dificuldade para inserir novas informações e não conseguíamos realizar testes estatísticos mais sofisticados”, conta o coordenador, explicando que foi nesse momento, há um ano e meio, que a unidade adotou a ferramenta de estatística da SPSS.

Automação das rotinas e informações

“Contratamos a consultoria da SPSS Brasil para automatizar esse trabalho”, conta. A consultoria se uniu com a equipe para entender sua necessidade e, com base na metodologia da Apex-Brasil para pesquisas, criou modelos de relatórios que foram internalizados na ferramenta IBM SPSS Statistics. “Nossa equipe colhe as informações, armazena em nosso banco de dados e o SPSS busca automaticamente todos os dados necessários para cada tipo de pesquisa”, explica.

A unidade adquiriu oito licenças do software e 18 profissionais da equipe fizeram o curso básico para utilizá-lo. “Há anos trabalho com ferramentas de estatísticas e a solução da SPSS é a mais aderente às nossas necessidades, além de ser mais amigável também”, conta.

Software permite novos tipos de análises estatísticas

A Apex-Brasil trabalha com 74 entidades setoriais que demandam pesquisas para o departamento. A equipe também oferece pesquisas internas para o Ministério do Desenvolvimento e Comércio. “A ferramenta de análise estatística tem nos ajudado a apresentar às empresas brasileiras índices que antes eram muito complexos de se mensurar”, conta. Em um relatório sobre o perfil de um país, por exemplo, já está sendo possível apontar com rapidez o “Índice de Preço e Quantum”, estudos que medem, respectivamente, quanto o preço e a quantidade dos produtos exportados influenciam no aumento ou diminuição do valor das exportações brasileiras para o mercado de algum país.

Outros indicadores de comércio exterior como, o “Índice de Comércio Intra-setor industrial” (aponta a dinâmica do comércio exterior entre países dentro de um mesmo setor produtivo) e o “Índice de Herfindhal-Hirschman” (indica se o valor das exportações de um país está concentrado em poucos produtos) também estão sendo medidos, depois da chegada do IBM SPSS Statistics.

O investimento nessa ferramenta trouxe benefícios de curto e longo prazos para o departamento de inteligência e para as empresas brasileiras. “Com mais tempo disponível, podemos preparar estudos ainda mais elaborados e com precisão. Também aproveitamos ao máximo todos os recursos para novos cruzamentos de dados que a ferramenta oferece”, finaliza Marcos Lélis.

Fonte: Gad Comunicação

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