Na última terça-feira(23) a Apple anunciou seu relatório de ganhos para o segundo trimestre do ano. De repente choveram matérias por todos os lados, principalmente da Forbes, discutindo a quantidade de opiniões contraditórias por parte de analistas de mercado e investidores. O fato é que nesse relatório apareceram coisas muito boas e coisas potencialmente ruins que não agradaram os investidores.
Mas vamos explicar isso melhor.
A Apple tem sido por anos, principalmente depois da volta de Jobs em 1997, uma marca que respira inovação. Jobs tinha o poder de ver a tecnologia de ângulos que a gente nem imaginava que existia, e o mais incrível: ele construiu coisas que nós não sabíamos querer e hoje muita gente não sabe viver sem. Enfim, ele tinha uma visão sem igual do futuro.
Com isso, Jobs construiu um ecossistema de tecnologias integradas incrível: iPod, iTunes, iPhone, iPad são exemplos. Uma vez que você compra um deles, a vontade é começar a fazer uma coleção contendo todos infelizmente no Brasil só se você tiver muito dinheiro.
E em 2012, quando Jobs faleceu, a Apple tornou-se a companhia mais valiosa do mundo.
Depois da morte de Jobs, o primeiro pensamento que eu tive foi: Ferrou! De onde vão vir todas as ideias geniais agora?
E esse pensamento foi traduzido no relatório da Apple. Os ganhos estão acima da expectativa, porém, as inovações estão minguando, o que desagradou investidores e analistas.
Não que isso vá levar a Apple à alienação por enquanto, mas se continuar sem inovações…., mas é preciso colocar a companhia nos eixos e definir quais são os planos para os próximos trimestres.
Eu gosto de fazer um paralelo com as corridas de fórmula 1. O primeiro colocado pode estar até 1 ou 2 voltas à frente de seus concorrentes, mas se ele parar ou desacelerar demais, em pouco tempo estará em último. Google, Microsoft, IBM, Samsung, Amazon, Facebook estão todos procurando formas de atingir o grande mercado criando produtos inéditos, enquanto isso a Apple não mostrou planos claros nesse sentido para os próximos trimestres.
O que está acontecendo, a meu ver, é perigoso para o futuro da Apple porque os concorrentes não pararam. A genialidade administrativa de Tim Cook é inegável, mas como apontado na reportagem da Forbes, Cook e sua equipe parecem não estar sendo capazes de projetar as próximas inovações e definir claramente o futuro dos produtos Apple.
A pergunta é: QUANDO a Apple vai começar a superar o bloqueio criativo que está enfrentando e COMO vai fazer isso?
Vale a pena ficar ligado nos próximos movimentos.
Quer ler as reportagens da Forbes? tá na mão: link1 link2 link3