Entrevistei muitos gestores de projetos e notei que os próprios se confundem com os termos de sua tão famosa e estimada profissão, e em primeiro lugar vamos esclarecer alguns termos:
PMP – Project Management Professional (PMP – Profissional de Gerência de Projetos , em português) é um documento emitido pelo Project Management Institute (PMI) que atesta profundos conhecimentos nas boas práticas de gerenciamento de projetos, responsabilidade social e ética, baseados na norma PMI-ANSI denominada PMBOK.
PMI – Project Management Institute – ou seja quem dá o certificado de PMP
PMO – Project Management Office ou Escritório de Projetos. É uma unidade organizacional com o objetivo de conduzir, planejar, organizar, controlar e finalizar as atividades
PMBOK – Project Management Body of Knowledge, é um conjunto de práticas em gerência de projetos levantado pelo Project Management Institute (PMI) e constituem a base da metodologia de gerência de projetos do PMI. Estas práticas são compiladas na forma de um guia, chamado de Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, ou Guia PMBOK®.
Resolvi esclarecer porque já vi muito profissional dizendo que é PMO! Fiquei imaginando o sujeito com cadeira e mesa grudada no corpo, já que PMO é uma unidade organizacional !
Outro me disse que tinha muita experiencia em PMI! Perguntei o que ele achou da Filadelfia – ele não entendeu! Porque imaginei, se o “ser” tem experiência no Instituto que emite os certificados de Gestão de Projetos é porque conhece a edificação como ninguém!
E essa é a melhor : (…)” estudei muito o PMBOOK(!!) , é um livro muito bom, que me ensinou todas as técnicas de controle de projeto” – Meus sais…
Querido profissional de projetos – PMBOK não é Livro de gerência de projeto em Inglês!
Acho realmente que esse negócio de ser gerente de projeto esta super valorizado.
Todo mundo que ser, quase ninguem é!
Todo mundo quer contratar, mas poucos conseguem.
Todo mundo que acha que é, não é sombra do que deveria ser.
Os PMP’s são muito mal humorados, ninguém nas empresas gosta deles!
São muito rígidos – não saem do lugar se não for feito um EAP ( Estrutura Analítica de Processo ).
Não estou criticando, pois, já fui gerente de projetos e acho realmente que até pra fritar ovo é preciso ter metodologia. Mas meus amigos PMP’s precisam de um pouco de flexibilidade não acham?
Abaixo apresento minha equipe vencedora de projetos:
- Skypper : Gerente de Projeto PMP
- Kowalsky: Analista de Processos/Coordenador de Projeto
- Rico – Cronograma man
- Private – o estagiario
Divirtam-se!
4 Comentários
Mais no final do filme é a Metodologia de Projetos que é PMP ou é o Profissional que é um PMP ? Não entendi !? E não coloquem a culpa no estagiário ! rsrsrs
Adoreiiiiiiiiiii!!!! eheheh
Mas o Private é o cara que tem as melhores e mais brilhantes idéias. E olha que ele é estagiário. 🙂
Excelente post.
Diego Ferreira
Show de bola !!!!!
Parabéns pelo artigo, abraços!