O EDI (Eletronic Data Interchange) ou Intercâmbio Eletrônico de Dados permite uma melhor operacionalização dos processos realizados entre os departamentos comerciais, logística, compras e financeiro, etc, de uma empresa, de forma a trazer eficiência e agilidade na tomada de decisão.
O EDI é um conceito novo, uma tecnologia moderna que permite automatizar a integração de documentos comerciais em ERP’s ou outros Sistemas de Gestão. Por definição comum, EDI, que em português significa “Troca Eletrônica de Dados” ou “Intercâmbio Eletrônico de Dados”, é a troca de documentos via sistemas de teleinformática entre duas ou mais organizações de forma padronizada. Tem como um dos principais objetivos, ao substituir o fluxo de papéis entre elas, agilizar e reduzir os custos dos processos mercantis.
Na medida em que se aumenta o número de parceiros comercias (clientes, fornecedores, operadores logísticos, etc.) e de mensagens EDI trocadas, maiores serão os benefícios obtidos por aqueles que usam esta tecnologia.
As soluções EDI são de grande valia para as empresas, permitindo uma melhor comunicação departamental e entre parceiros comerciais, ou seja, fornecedores, distribuidores e clientes, minimizando erros operacionais, manuais e principalmente de “falta de atenção” no registro de pedidos, faturas ou ordens internas, além de acelerar o processo de consolidação das informações e resposta.
Tais conexões podem ser estabelecidas através da implementação de soluções que permitem abrir um canal de comunicação entre os sistemas de gestão interna dos fabricantes e distribuidores, de forma ágil e segura, construindo comunidades de comércio eletrônico conhecidas como B2B (Business To Business).
O EDI tem como base a combinação de software e redes de comunicação seguras e privadas para a troca de documentos padronizados entre os sistemas de computadores dos envolvidos em uma relação comercial.
A padronização destes documentos é o que os diferencia essencialmente o EDI de outros sistemas de intercâmbios de informações. O uso de uma estrutura de documentos estuturada comum entre os diferentes interlocutores permite que troquem mensagens comerciais como pedidos, recibos, faturas, etc.
A implantação de uma solução EDI em uma empresa oferece grandes vantagens competitivas:
- Integração das comunicações entre os sistemas de informática internos das empresas.
- Processamento de transações comerciais de modo automático.
- Redução do tempo de recebimento e envio das mercadorias (Celeridade).
- Maior segurança, integridade e confidencialidade nas comunicações.
- Redução dos custos econômicos através da informatização de todos os processos de comunicação entre as empresas.
- Menor flutuação financeira.
2 Comentários
Boa tarde Bruno,
Ótimo artigo.
Na empresa em que trabalho (uma fábrica de autopeças), nós utilizamos EDI.
É muito interessante a forma com que os processos são otimizados com este conceito.
Nós atendemos dois clientes distintos, cada um utiliza uma software house diferente, a qual gerencia a sua VAN (Value Added Network) e nós utilizamos uma software house que se comunica com as duas. O fluxo de pedidos passa por esse canal e chega em nosso ERP, que, após tratado pela equipe de PCP / Logística e pela equipe Fiscal, envia as informações de entrega e NF.
Não consigo ver o volume de nossos processos, fluindo de outra maneira mais eficaz.
Novamente, obrigado por partilhar esse artigo.
Um abraço.
Parabéns pelo artigo. Mesmo em 2019 não se fala muito nos cursos de IT.
Esbarrei no assunto prestando serviço junto a Embratel.
Como faço para me aprofundar no assunto ?
Grato !!!