O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura (SYOGOC) e a Atos Origin – parceira mundial de tecnologia da informação para os Jogos Olímpicos – são os responsáveis pelo suporte tecnológico do evento. O trabalho realizado pela Atos Origin consiste em integrar, testar e assegurar as operações da primeira edição do evento desportivo internacional dedicado à juventude do mundo.
Até hoje, este é o mais complexo projeto de TI já realizado para um evento esportivo em Cingapura. O projeto contempla mais de 2 mil computadores, 250 servidores, 1.200 dispositivos de rede espalhados por mais de 35 sedes de competição e não-competição. Os sistemas de TI precisam funcionar ininterruptamente ao longo dos 13 dias de competições.
As equipes técnicas do SYOGOC, da Atos Origin e de outros parceiros tecnológicos dedicaram mais de 30 mil horas de teste e validação de toda a infra-estrutura de TI para garantir que o pessoal, a tecnologia e os procedimentos possam funcionar bem e sem problemas, e prestar serviços de TI e suporte aos atletas, órgãos oficiais olímpicos, mídia, voluntários e espectadores sem qualquer erro.
Durante os ensaios técnicos e exercício de validação realizados em Junho e Julho pelo SYOGOC juntamente com a Atos Origin e outros parceiros tecnológicos, foram executados exercícios de simulação em grande escala e testes baseados em cenários para avaliar a capacidade e prontidão da equipe operacional de TI para responder a 300 incidentes pré definidos realizados por uma equipe de colaboradores Atos Origin. Entre os incidentes simulados estão incluídos falhas de hardware, defeitos de software, mudanças na programação da competição, reclamações de usuários, problemas de pessoal, ataques à segurança, quebras de rede e falta de energia. Os sistemas de TI também foram testados nos procedimentos de apoio na realização de cinco esportes em quatro sedes, sob condições reais de jogos ao vivo. Os sistemas testados incluíram redes de dados, telecomunicações, credenciamento, cronometragem e pontuação, distribuição de resultados, gestão de incidentes e suporte de TI.
“A série de complexos ensaios técnicos e exercícios de validação deram ao SYOGOC e aos parceiros de tecnologia a oportunidade de trabalhar juntos com um objetivo de oferecer suporte e serviços de TI livres de erros para a abertura e realização dos Jogos Olímpicos da Juventude”, disse o Sr. Goh Nguan Kee, Diretor Geral do SYOGOC. “Na realidade, a infraestrutura de TI dos jogos, gerenciada e monitorada pelo Centro de Operações Tecnológicas tem estado em modo operacional desde 18 de Junho de 2010 e em plena operação”.
“Nós estamos satisfeitos que juntamente com a Divisão de Tecnologia do SYOGOC e parceiros de tecnologia, a Atos Origin tenha conseguido implantar e tornar operacionais os sistemas de TI dos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura, de acordo com as especificações e dentro do prazo”, disse Patrick Adiba, Diretor Executivo da Iberia – Jogos Olímpicos e Eventos Importantes da Atos Origin. “Fomos capazes de aproveitar nossa experiência no fornecimento de sistemas de TI para Jogos Olímpicos desde os Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City – 2002 para assegurar que os sistemas de TI para os Jogos de Cingapura 2010 fossem desenvolvidos, testados, garantidos e operacionalizados para o evento.”
Os sistemas de TI de Cingapura 2010 estão sendo operados por mais de 2.300 profissionais de TI e voluntários. Destes, mais de 160 monitoram os sistemas do Centro de Operações Tecnológicas (TOC), que é o centro de controle e de comando de toda a operação de TI. Todos os sistemas implantados nos diferentes locais e sedes, incluindo sistema de gestão de jogos, sistemas de resultados, sites da Internet e redes são gerenciados e monitorados a partir do TOC. O Centro de Operações funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, para permitir rápidas respostas e retificação em caso de qualquer ocorrência inesperada que possa impactar os sistemas de TI.
“Como os Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura são um marco histórico no Movimento Olímpico, o mundo inteiro esta assistindo”, disse o Sr. Goh. “Temos de assegurar que os jogos continuem sendo realizados sem problemas, com o mais alto nível de eficiência, para proporcionar satisfação não só aos atletas, dirigentes e meios de comunicação, mas também para usufruto de um público global. TI é um componente crítico no sucesso dos jogos”, finaliza.
Para mais informações, visite www.singapore2010.sg
Para mais informações, visite www.atosorigin.com.
Fonte: In Press Porter Novelli – Assessoria de Comunicação