A Atos Origin, empresa líder internacional em serviços de tecnologia de informação, levará para o CIAB 2010 seus serviços de cloud computing e a nova linha de soluções High Tech Transactional Services (HTTS) composta por soluções de Payments, e-Customer e Financial Market Services. Para apresentar as novidades, estará no Brasil Kuldip Chiheru, diretor mundial para o mercado financeiro da Atos Origin. A Atos é a primeira empresa de TI a ofertar soluções de HTTS como serviço no Brasil. No exterior, a empresa é provedora desta linha de soluções para empresas como BNP Paribas, Air France, Metro de Paris e SNCF (Société Nationale des Chemins de fer français), responsável pelo transporte ferroviário de carga e passageiros da França. No setor financeiro, a Atos presta serviços de TI para o ABN AMRO, ING, Standard Chartered, NYSE Euronext, Societe Generale Groupe, LCH – Clearnet, dentre outros instituições do setor. A Atos Origin estará no Pavilhão França (C5) composto por 10 empresas francesas que atuam no País.
No CIAB, a Atos Origin apresentará sua linha de serviços HTTS composta por soluções de Payments: soluções de pagamento que contemplam toda a cadeia de valor dos cartões de crédito, débito e fidelidade, gerenciando os processos de emissão, terminais, processamento de transações, autorização de adquirentes, CRM e e-Services (Internet, Voz e Mobilidade). A empresa é lider neste segmento na Europa – com a administração de 22 milhões de cartões. Nas soluções de Payments, a Atos Origin também é responsável pelo gerenciamento e processamento de Contact Centers, Back Office de Cobrança e Seguros. Entre os exemplos de solução inovadora em Payments estão as transferências de valor via celular entre diferentes operadoras.
O HTTS também contempla soluções de e-CS (e-Services for Customers, Citizens and Communities), por meio de canais eletrônicos de auto atendimento disponíveis para o consumidor final que podem ser acessados por celulares, internet, ATM e outros canais eletrônicos, ampliando o acesso aos serviços para o usuário final. Esta solução também pode atender governos via portais de serviços ao cidadão.
Exemplos desse portfólio de soluções estão no uso de caixas eletrônicos de auto atendimento para compra de ingressos, tickets aéreos e outros serviços que ainda não são explorados no mercado brasileiro. O celular e a internet também são canais fundamentais para ampliar a presença dos bancos e dos respectivos serviços.
A linha de negócios Financial Market Services também compõe o HTTS, e são soluções específicas de core banking, seguros, previdência, mercado de ações e derivativos, voltados para todas as linhas de negócios de instituições financeiras, tais como, Corporate, Investment, Private & Retail Banking, Asset Management, Seguradoras e Corretoras de Ações. Nesta linha de negócios, a Atos Origin contempla soluções completas de processamento de conta corrente e seguros, com uma extensa carteira de clientes do setor financeiro na Europa e Ásia, e um elevado montante de ativos gerenciados.
Outro serviço a ser apresentado durante o CIAB será Cloud Computing. A Atos provê serviços em nuvem para infraestrutura, armazenamento, processamento e conectividade pública e privada, com níveis de serviço para disponibilidade, desempenho e suporte.
O atendimento ao setor financeiro representa 20% do faturamento global da Atos Origin cujo montante em 2009 foi de € 5 bilhões. No Brasil e demais países da América Latina, o mercado de serviços financeiros de TI da Atos Origin deverá crescer 5,9% ao ano até 2013, mais do que é previsto para a Europa, cuja expectativa é de 2,5% ao ano. Neste segmento, os negócios da empresa estão distribuídos em serviços de HTTS (65%), integração de sistemas (30%) e prestação de serviços de consultoria (5%). A Atos Origin é provedora de serviços de meios de pagamento para nove dos 10 principais bancos do continente europeu. Entre os serviços prestados estão os sistemas de compensação e liquidação de aplicações financeiras e suporte tecnológico para operações financeiras no mercado de ações e derivativos de Paris, Bruxelas, Amsterdã e Lisboa. A empresa é a primeira na prestação de serviços de outsourcing neste setor para clientes como ABN AMRO, Itaú, DaimlerChrysler Bank, HSBC-CCF e Royal Bank of Scotland. Do total de 40 mil funcionários da Atos Orign em todo o mundo, 9 mil são especialistas para o mercado financeiro. A empresa também tem forte participação no setor finanças nos continentes americano e asiático. Na Índia, por exemplo, a Atos Origin tem uma equipe de 5 mil profissionais prestadores de serviços bancários e de seguros para a Europa.
Para Kuldip Chiheru, “a história da indústria de serviços financeiros nunca passou por tantas mudanças como as que são observadas neste período, principalmente em virtude da crise econômica mundial que continua a produzir reflexos negativos em muitos países, principalmente no mercado europeu no qual temos forte presença”, informa o executivo. “As instituições financeiras estão lidando com pressões sem precedentes nas áreas social, política, de regulamentação, tecnologia e, principalmente, no que se refere à própria competitividade no setor. Por isso, trata-se de um momento de oportunidades para o mercado de TI, pois a tecnologia da informação é um grande aliado na tomada de decisões estratégicas, principalmente em mercados emergentes, como o Brasil e demais países que compõem a América Latina, foco dos negócios da Atos Origin no mundo”.
Portfólio de serviços
Para o setor financeiro o portfólio de serviços da Atos Origin é composto por soluções de TI dedicadas como clearing & settlement, ACH and RTGS solutions, asset management e corretora de serviços de back-office. Há também os serviços de consultoria, integração de sistemas, serviços gerenciados, outsourcing (BPO), HTTS (HighTech Transactional Services), sistemas eletrônicos de pagamento, gerenciamento de cartões e e-services e SAP. Somente para o atendimento a gestão, integração e hospedagem de serviços de SAP são cinco mil profissionais em todo o mundo. A empresa é parceria global da SAP há 20 anos com mais de 1.500 projetos implantados.
Desafios do setor financeiro
Entre os desafios da Atos Origin para a prestação de serviços de TI para o mercado financeiro está a adaptação de suas soluções às regulamentações de cada país onde está presente e a administração da pressão do mercado pela redução de custos. Entre as oportunidades identificadas no Brasil para o desenvolvimento de negócios neste setor está a prestação de serviços bancários móveis, arquiteturas de aplicativos SOA e core banking. “Além disso, analisa Kuldip, para que o setor bancário privado se diferencie e fortaleça sua participação no mercado brasileiro, as instituições devem se utilizar de Merger & Acquisitions para fortalecer seus negócios locais e globais, investir em tecnologia, para definir os melhores caminhos de classificação de desempenho operacional, reorganizar seus mercados foco e concentrar-se nos mercados emergentes. Estas estratégias devem ser adotadas principalmente pela chegada de novos concorrentes que, não necessariamente serão do setor financeiro”.
Trata-se de um novo modelo de operação neste setor que tem como foco a prestação de serviços de corporações de outros segmentos como é o caso da Virgin e Tesco. São novos players para o setor financeiro com capacidade de romper com os modelos tradicionais e alavancar suas marcas e experiências de negócios em outras setores, oferecendo novos serviços aos seus clientes originais”, antecipa o executivo.
Neste cenário, CEOs e CIOs precisarão lançar constantemente novos serviços e otimizar seus custos operacionais, além de enfrentar os desafios impostos pelos mercados nos quais atuam como incrementar a receita e a lucratividade de suas empresas e conquistar e reter clientes. Na visão de negócios da Atos Origin para o mercado financeiro a Tecnologia da Informação é vista como um instrumento inovador no front office pois possibilita o desenvolvimento de novos serviços e a inclusão da inovação na carteira de produtos. “As empresas com as quais temos estabelecido contatos no mercado brasileiro têm aceitado novas tecnologias associadas ao seu core business o que nos permite oferecer novos serviços e modelos de funcionamento com foco no crescimento tanto de nossos clientes como do nosso negócio”, finaliza Kuldip.
Para mais informações, visite www.atosorigin.com.
Fonte: In Press Porter Novelli – Assessoria de Comunicação