Assistimos, actualmente, à revolução das redes sociais, especialmente, no fenómeno Facebook. Esta rede conta com mais de 900 milhões de utilizadores mensalmente activos e detém uma plataforma de desenvolvimento de aplicações que facilita a inclusão de software, como parte desta rede. Foi com base no crescimento da assiduidade dos utilizadores com o comércio electrónico e com as redes sociais, que surge a oportunidade de juntar as vantagens das tecnologias emergentes, a virilidade das redes sociais e a comodidade do comércio electrónico.
Hoje em dia as redes sociais já fazem parte do nosso dia-a-dia e auxiliam-nos nas mais diversas tarefas. Comprar e vender produtos online é um serviço que já se encontra disponível neste mundo, e são cada vez mais as pessoas que aderem a sites e páginas de compra e venda online de forma a venderem objectos que já não necessitam e adquirirem outros por preços bastante aliciante.
Hoje em dia, a mais recente inovação chama-se BEWARKET, e é uma espécie de eBay onde podemos comprar e vender dentro do Facebook. Esta aplicação surgiu a 30 de Janeiro de 2012, o conceito de “social commerce” foi desenvolvido por Marco durante a sua tese de mestrado sobre o comércio electrónico sendo que a este se juntaram na ideia a empresa Sétima.
BEWARKET, resulta da associação dos termos “web” e “market”, é uma ideia que, além de se focar nos utilizadores do Facebook e no mercado móvel, tem como visão criar uma plataforma de CE vasta em termos de funcionalidades.
Este projecto destina-se a diferentes tipos de parceiros que realizam negócios entre si, desde empresas a consumidores finais, e a utilizadores com interesses na venda e/ou compra de produtos, no Facebook.
Esta não é apenas mais uma simples plataforma de compra e venda, este projecto trás o conceito de social commerce ao seu expoente máximo, onde se pode comprar, vender, doar, trocar e revender produtos e/ou serviços com os amigos, pessoas perto, e toda a rede do Facebook.
BEWARKET é assim uma plataforma que associa e interliga os diversos factores envolventes no processo de análise, decisão, avaliação, compra e pós-compra dentro do CE. Inicialmente, este sistema foca-se no CE C2C. Em seguida será implementado o modelo B2C e futuramente será criada uma rede sócio-empresarial, parcialmente ligada ao BEWARKET, com o objectivo de realização de negócios B2B.Esta aplicação permite também que ao adicionar algo que queira vender, possa definir uma percentagem da venda, para dar a quem conseguir um comprador e/ou para doar a uma instituição de caridade. Isto implica que a venda seja publicitada e revendida por outros utilizadores e ainda doar a caridade. Esta aplicação permite também, que gratuitamente e com apenas 3 cliques, possamos exportar a loja para uma página de fãs ou embuti-la em qualquer website.
E isto é apenas o começo.
Link da aplicação dentro do facebook: http://apps.facebook.com/