Foi divulgado, nesta terça-feira, dia 12 de abril, pelo World Economic Forum, o Relatório Global de Tecnologia da Informação 2010 – 2011, onde o Brasil ocupa o 56º lugar no ranking que analisa o índice de adoção da TI para sustentar o crescimento e o desenvolvimento da economia.
Mesmo subindo 5 posições desde o ranking anterior, o Brasil enfrenta inúmeras barreiras a esse desenvolvimento, como o marco regulatório, a baixa qualidade do ambiente de mercado e o despreparo da população para lidar com a tecnologia.
O ranking é formado aplicando uma avaliação chamada de Índice da Tecnologia da Informação (ITI), que analisa o nível de preparo dos países para adotar tecnologia sob três aspectos: ambiente regulatório, empresarial e infraestrutura; preparo dos indivíduos, empresas e governos para usar a tecnologia e a implementação das tecnologias disponíveis.
138 países fazem parte do relatório, que é a mais confiável avaliação internacional do impacto de TCI no processo de desenvolvimento e competitividade das nações. Os cinco melhores países de acordo com o ranking são: Suécia, Cingapura, Finlândia, Suíça e Estados Unidos.
Rumo a primeira colocação (ou não)… 🙂
Com informações de Olhar Digital