O promissor mercado de publicidade online no Brasil, que faturou R$ 950 milhões em 2009 (sem contabilizar o faturamento do Google Brasil e investimentos em SEO), tem sido considerado um fator propulsor para o desenvolvimento de agências digitais. Uma das que mais vislumbram crescer nesse segmento é a Cadastra, agência pioneira e líder em Search Engine Marketing (SEM), que planeja encerrar o ano fiscal de 2010 com faturamento 100% superior ao de 2009.
A Cadastra é especializada em marketing de performance e uma das precursoras em Otimização de Sites (SEO) e gestão de links patrocinados no Brasil. Com dez anos de mercado, a agência acumula uma cartela de clientes composta por mais de 80 empresas de médio e grande porte como: Saraiva, Kalunga, Centauro, Lojas Colombo, Videolar, R7, Shoestock, Track & Field, ThyssenKrupp, Tenda e Abyara, sendo 60% das companhias do setor de comércio eletrônico.
Para concretizar o plano de crescimento, a agência de marketing de performance fez diversos investimentos já nos últimos meses de 2009, como triplicar o espaço do escritório em São Paulo, que comportará o crescimento acelerado da companhia pelos próximos anos. Dentre as novidades está também a abertura de um novo departamento, o de Comparadores de Preços, para atender, de maneira dedicada, a presença das lojas virtuais nos sites de comparação de preços como BuscaPé, Shopping UOL e JáCotei. “Já gerenciávamos campanhas em comparadores de preços há anos, mas com o crescimento da demanda resolvemos criar um departamento dedicado a esse tipo de campanha”, afirma Thiago Bacchin, CEO da Cadastra.
No primeiro trimestre de 2010 a agência já criou mais de 20 vagas de trabalho em Search Marketing, em Porto Alegre e São Paulo, sendo que 5 destas permanecem abertas por falta de profissionais capacitados no mercado. Além das novas contratações, a empresa tem investido em capacitação e treinamento de seu time. “Somando os investimentos de infraestrutura, TI e pessoal, os investimentos irão ultrapassar mais de R$ 1,5 milhão em 2010”, afirma Tomás Trojan, Diretor de Planejamento e Novos Negócios da Cadastra.
Ainda segundo Trojan, a agência já constata aumento de demanda por contratos que envolvem projetos de SEO, links patrocinados e campanhas em comparadores de preços. “Essas são as principais iniciativas de marketing online que os clientes procuram ao investir na internet, para obter alto volume de receita e retorno sobre o investimento (ROI)”.
A participação da publicidade online nos budgets dos principais anunciantes e a explosão de novas lojas virtuais, que demandam agências especializadas em mídias de performance, estimulam a Cadastra a ofertar serviços diferenciados para se consolidar no mercado, além dos que a empresa já oferece. Um deles é o de Social Media Marketing (SMM), consultoria em redes sociais com foco em ativação, monitoramento e suporte no Twitter, Facebook, Orkut, blogs, entre outros, que a agência vem oferecendo desde 2008. “A demanda por SMM também tem crescido muito e é outro departamento que está em constante expansão na agência”, afirma Bacchin.
“O mercado de agências digitais está se expandindo rapidamente no Brasil, com fusões e aquisições capitaneadas principalmente por players internacionais. Buscamos nos diferenciar não apenas pelo atendimento e velocidade de entrega de resultados, mas cada vez mais por ferramentas e tecnologias inovadoras”, diz Bacchin.
Neste semestre, a empresa anunciou a criação da holding Digital Branding Group (DBG), formada por empresas de comunicação e performance digital, na qual a Cadastra se posiciona como uma das empresas do grupo. O objetivo da holding é atuar como um grupo que apoia estrategicamente o planejamento digital das marcas e oferecer agências especializadas para complementar todos os serviços em marketing online.
Fonte: NB Press Comunicação