OBJETIVOS: Apresentar todo o conteúdo de formação de um profissional da área de testes, desde fundamentos de qualidade e teste de software, as fases de um ciclo de teste de software, além da explanação de técnicas de teste e o uso de uma ferramenta open source de gestão de defeitos.
PÚBLICO ALVO: Profissionais da área de Tecnologia da Informação, como gerentes de projeto, analistas de negócio, analistas de sistemas, desenvolvedores e profissionais da área de teste de software (líderes, analistas, arquitetos e testadores).
METODOLOGIA: E-learning com webconferência.
CARGA HORÁRIA: 16 horas
DATA: 12 a 15 de abril (das 19h00 às 22h00)
MINISTRANTE: Cristiano Caetano: Consultor sênior de teste de software e Diretor Técnico da Qualister, com mais de 10 anos de experiência. Já trabalhou na área de qualidade e teste de software para grandes empresas como Zero G, DELL e HP Invent. É colunista na área de Teste e Qualidade de software do site linhadecodigo.com.br e da revista Engenharia de Software Magazine. Autor dos livros “CVS: Controle de Versões e Desenvolvimento Colaborativo de Software” e “Automação e Gerenciamento de Testes: Aumentando a Produtividade com as Principais Soluções Open Source e Gratuitas”. É criador e mantenedor do portal TestExpert, maior comunidade brasileira de teste e qualidade de software. É certificado CBTS pela ALATS e atua pela instituição como Diretor Regional do estado de Santa Catarina.
EMENTA: Qualidade de software: Por que investir em qualidade de software? O que é qualidade? O custo da qualidade Garantia e controle da qualidade Requisitos funcionais e não funcionais Fatores de qualidade (ISO/IEC 9126) Validação e Verificação Revisão por pares
Introdução ao teste de software: O que é teste de software? Tipos de teste de software Testes estáticos e dinâmicos Testes progressivos e regressivos Testes positivos e negativos Retorno de investimentos em testes (ROI)? Níveis de teste
Técnicas de teste de software: O que são técnicas de teste de software? Teste funcional (caixa preta) Particionamento de Equivalência/Análise de Valor Limítrofe Tabela de Decisão/Decomposição de caso de uso Teste Estrutural (Caixa Branca) Teste de Caminho/Condição/Laços
Planejamento e execução dos testes: Introdução ao planejamento de testes Estratégia de testes Documentação de testes (IEEE Std. 829-1998) Plano de testes Processo de teste de software Ambiente de testes Casos de testes Execução dos testes e métricas de acompanhamento Introdução ao TestLink
Gestão de defeitos: Nomenclatura (IEEE 610.12-1990) Processo de gestão de defeitos Ciclo de vida de um defeito Severidade X Prioridade Diretrizes para o relato de defeitos Métricas de monitoramento e controle Introdução ao Bugzilla
INFORMAÇÕES: (48) 4052-9536 / 4052-9540 – [email protected]
INSCRIÇÕES: www.qualister.com.br
Leandro Caetano – http:// www.qualister.com.br