Cargos de TI: Administrador de Banco de Dados Junior – DBA/Oracle

1. IDENTIFICAÇÃO

Nível: Não Executivo
Reporte: Coordenador de Help Desk
Área: Tecnologia da Informação
Diretoria: TI

2. MISSÃO DO CARGO
Administrar, manter e garantir a integridade dos dados, visando sempre à satisfação do cliente e de encontro com o plano estratégico da empresa.

3. DESAFIO / COMPLEXIDADE / SOLUÇÃO DE PROBLEMA

  • Busca contínua por recurso e aperfeiçoamento técnico, de forma a garantir a disponibilidade e a confiabilidade das informações.
  • Realizar as atividades pertinentes à área de Administração de Banco de Dados.
  • Recomendar as melhores práticas na área de Banco de Dados voltadas para os negócios da empresa.

4. ORGANOGRAMA

5. RESPONSABILIDADES PRINCIPAIS

  • Instalação e configuração banco de dados (todas as versões).
  • Instalar correções no SGBD (Patch).
  • Upgrade e controle das versões da ferramenta.
  • Dimensionar e criar banco de dados.
  • Definição de STORAGE de Tabelas e Índices.
  • Criar objeto no banco de dados.
  • Controle de acesso e atribuição de privilégios.
  • Documentação de banco de dados.
  • Conhecimento de scripting básicos (Shell script).
  • Operacionalização de processos de banco de dados.
  • Conhecimento em desenvolvimento de Procedures, Views, Triggers e Functions.
  • Elaboração de procedimentos SQL e Package.

6. PRÉ-REQUISITOS NECESSÁRIOS À FUNÇÃO

6.1 ESCOLARIDADE:
Superior completo ou cursando na área de exatas. Desejável certificações do fornecedor Oracle

6.2 EXPERIÊNCIA:
Desejável 1 ano de experiência em micro-informática ou áreas afins.

6.3 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

  • Habilidade em Administração de Banco de Dados (Preferencialmente Oracle)
  • Conhecimento em Linguagem SQL-Ansi
  • Experiência em ambiente UNIX, WINDOWS e LINUX.
  • Conhecimento básico em Shell script Unix e batch Windows.
  • Conhecimento em controle de acesso e segurança da Informação.
  • Inglês técnico

6.5 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

  • Foco do cliente.
  • Negociação.
  • Comunicação.
  • Bom relacionamento interpessoal.
  • Boa argumentação.
  • Criatividade.
  • Iniciativa e pró-atividade.
  • Raciocínio lógico.
  • Saber trabalhar em equipe.
  • Saber trabalhar sob pressão.
  • Boa comunicação verbal e escrita.

Conteúdo destinado a profissionais da área de remuneração que estão na busca de informações para construir estruturas de cargos de TI.

Ricardo Kazuro Chiyoshi

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Graduado em Administração de Empresas pela ESAN - SBC e Pós-Graduado em Gestão de Pessoas na mesma instituição. Especialista em remuneração em uma empresa de Tecnologia, desde fevereiro de 2006, a empresa oferece produtos, serviços e soluções em Tecnologia e Contact Center, com aproximadamente 8.500 colaboradores.


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