Cargos de TI: Administrador de Banco de Dados Pleno – DBA

1. IDENTIFICAÇÃO

Nível: Não Executivo
Reporte: Coordenador de Help Desk
Área: Tecnologia da Informação
Diretoria: TI

Posição na estrutura: 317 pontos

2. MISSÃO DO CARGO
Administrar, manter e garantir a integridade dos dados, visando sempre à satisfação do cliente e de encontro com o plano estratégico da empresa.

3. DESAFIO / COMPLEXIDADE / SOLUÇÃO DE PROBLEMA

  • Busca contínua por recurso e aperfeiçoamento técnico, de forma a garantir a disponibilidade e a confiabilidade das informações.
  • Realizar as atividades pertinentes à área de Administração de Banco de Dados.
  • Recomendar as melhores práticas na área de Banco de Dados voltadas para os negócios da empresa.

4. ORGANOGRAMA

5. RESPONSABILIDADES PRINCIPAIS

  • Todas as atribuições designadas ao DBA Junior.
  • Experiência comprovada em administração de banco de dados Oracle em sistemas plataforma Unix (Solaris, HP-UX e AIX), linux e windows.
  • Sólida experiência em implementação e administração de rotinas de backup/restore utilizando a ferramenta RMAN..
  • Conhecimento em Projectos de Tuning e Performance aplicacional (SQL e PL-SQL) em RDBMS SQL Oracle (Todas versões) e troubleshooting de servidores em ambiente critico.
  • Apoio técnico a equipe de desenvolvimento de sistemas.
  • Conhecimento em Bases de Dados tanto OLTP como OLAP.
  • Experiência de scripting básicos e avançados (Shell script).
  • Experiência em Instalação, Configuração e Implementação de ambientes de alta disponibilidade (RAC, Cluster, Standby (dataguard), Advanced Replication).
  • Experiência em desenvolvimento de Procedures, Views, Triggers e Functions.
  • Experiência em utilização das ferramentas utilitárias para Oracle.
  • Experiência em criação de rotinas de carga e conversão de dados.
  • Modelagem de dados.
  • Análise de infra-estrutura/Capacity planning (projeção de crescimento vegetativo em banco de dados), análise, execução e acompanhamento junto aos clientes.

6. PRÉ-REQUISITOS NECESSÁRIOS À FUNÇÃO


6.1 ESCOLARIDADE:
Superior completo ou cursando na área de exatas. Certificações do fornecedor Oracle

6.2 EXPERIÊNCIA:
Desejável entre 2 a 3 anos de experiência em funçõoes técnicas de suporte.

6.3 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

  • Habilidade em Administração de Banco de Dados (Preferencialmente Oracle)
  • Conhecimento em Linguagem SQL-Ansi
  • Experiência em ambiente UNIX, WINDOWS e LINUX.
  • Conhecimento básico em Shell script Unix e batch Windows.
  • Conhecimento em controle de acesso e segurança da Informação.
  • Gerenciamento de Backup e Recovery
  • Experiência em controle de acesso e segurança da Informação
  • Experiência em Tuning do RDBMS e aplicativo
  • Experiência em gerenciar grandes volumes
  • Experiência em Ambiente de Alta Disponibilidade
  • Inglês Intermediário

6.5 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

  • Foco do cliente.
  • Negociação.
  • Comunicação.
  • Bom relacionamento interpessoal.
  • Boa argumentação.
  • Criatividade.
  • Iniciativa e pró-atividade.
  • Raciocínio lógico.
  • Saber trabalhar em equipe.
  • Saber trabalhar sob pressão.
  • Boa comunicação verbal e escrita.

Conteúdo destinado a profissionais da área de remuneração que estão na busca de informações para construir estruturas de cargos de TI.

Ricardo Kazuro Chiyoshi

Mais artigos deste autor »

Graduado em Administração de Empresas pela ESAN - SBC e Pós-Graduado em Gestão de Pessoas na mesma instituição. Especialista em remuneração em uma empresa de Tecnologia, desde fevereiro de 2006, a empresa oferece produtos, serviços e soluções em Tecnologia e Contact Center, com aproximadamente 8.500 colaboradores.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!