1. IDENTIFICAÇÃO
Título do Cargo: Analista de Suporte Pl – UNIX
Nível: Não Executivo
Reporte: Coordenador de Help Desk
Área: Tecnologia da Informação
Diretoria: TI
Posição na Estrutura : 246 pontos
2. MISSÃO DO CARGO
Garantir o cumprimento dos requisitos dos clientes (SLA / nível de serviço) no que se refere à disponibilidade dos recursos de telefonia, informática e infraestrutura através do atendimento, registro, resolução das solicitações e monitoramento das plataformas de tecnologia em operação.
3. DESAFIO / COMPLEXIDADE / SOLUÇÃO DE PROBLEMA
- Satisfazer o cliente em conformidade com as diretrizes da organização.
- Reconhecer as necessidades, requisitos e exigências do negócio.
- Estar alinhado com as melhores práticas de Service Desk e Service Support do mercado.
- Atingir metas de produtividade, qualidade e comportamento.
- Garantir 99,8% de disponibilidade na operação.
- Acompanhar avanços tecnológicos e conhecer as tecnologias existentes na empresa.
- Garantir a satisfação dos clientes.
4. ORGANOGRAMA
5. RESPONSABILIDADES PRINCIPAIS
- Prover suporte especializado em sistemas operacionais UNIX garantindo alta disponibilidade e performance das plataformas dos clientes; e quando necessário, orientar e treinar os usuários.
- Auxiliar e apoiar tecnicamente os Analistas de Suporte Junior e Senior na execução de suas atividades.
- Responsável pela supervisão e formação técnica dos Analistas Juniores
- Atender pronta e corretamente as solicitações dos clientes, registrando e solucionando conforme procedimentos técnicos alinhados às melhores práticas do mercado utilizadas pela empresa e realizá-las dentro do SLA determinado.
- Criar e manter atualizados os procedimentos técnicos.
- Manter-se atualizado, lendo procedimentos operacionais, participando de reuniões, treinamentos e outros.
- Manter atualizada a base de conhecimento: Acompanhar a revisão e atualização dos procedimentos operacionais (documentos), pesquisando novas soluções, analisando criticamente os processos e propondo melhorias; atualizar os registros dos usuários do Service Desk.
- Participar na análise, estudo, seleção e planejamento, instalação, implantação e manutenção de software básico
- Instalação e atualização de softwares de aplicativos
- Atuar nas manutenções preventivas e corretivas do ambiente computacional
- Atuar como apoio aos sistemas operacionais, banco
- Tratar as solicitações de serviço de forma rápida e eficiente, garantindo a satisfação dos clientes.
- Interagir com outros solucionadores para resolução, tratativa e acompanhamento das solicitações pelo Cliente
6. PRÉ-REQUISITOS NECESSÁRIOS À FUNÇÃO
6.1 ESCOLARIDADE:
Curso superior completo na área de Tecnologia da Informação.
6.2 EXPERIÊNCIA:
Desejável experiência de 3 a 5 anos com suporte especialista a servidores UNIX.
6.3 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Inglês Intermediário.
Conhecimento intermediário / avançado nas seguintes plataformas:
- Sistemas Operacionais UNIX – HPUX, AIX, Sun Solaris, TRU 64;
- Conceitos em rede de computadores (TCP/IP, Switch, Roteador, Firewall, VPN);
- Conceitos de virtualização
- Noções de arquiteturas de Hardware de computadores ( SCSI, RAID, HBA );
- Compilação de Kernel;
- Instalação de pacotes
- Shell Script
- Comandos de administração do sistema operacional;
- Editores de texto ( vi / vim / emacs / mcedit );
- Administração de sistemas de arquivos ;
- Cluster e ambientes de Alta Disponibilidade
- Agendamento de tarefas ( cron, at );
- Configuração e utilização de discos em Storage;
- Habilidade para escrever scripts funcionais em linguagem administrativa
Experiência em atendimento à clientes.
Certificações
- System Administrator nas plataformas UNIX
- Administração de ambientes de alta Disponibilidade
- Virtualização
- ITIL
6.5 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
- Foco do cliente.
- Negociação.
- Comunicação.
- Bom relacionamento interpessoal.
- Boa argumentação.
- Criatividade.
- Iniciativa e pró-atividade.
- Raciocínio lógico.
- Saber trabalhar em equipe.
- Saber trabalhar sob pressão.
- Boa comunicação verbal e escrita.
Conteúdo destinado a profissionais da área de remuneração que estão na busca de informações para construir estruturas de cargos de TI.