1. IDENTIFICAÇÃO
Título do Cargo: Analista de Suporte Sr -UNIX
Nível: Não Executivo
Reporte: Coordenador de Help Desk
Área: Tecnologia da Informação
Diretoria: TI
Posição na Estrutura : 323 pontos
2. MISSÃO DO CARGO
Garantir o cumprimento dos requisitos dos clientes (SLA / nível de serviço) no que se refere à disponibilidade dos recursos de telefonia, informática e infraestrutura através do atendimento, registro, resolução das solicitações e monitoramento das plataformas de tecnologia em operação.
3. DESAFIO / COMPLEXIDADE / SOLUÇÃO DE PROBLEMA
- Satisfazer o cliente em conformidade com as diretrizes da organização.
- Reconhecer as necessidades, requisitos e exigências do negócio.
- Estar alinhado com as melhores práticas de Service Desk e Service Support do mercado.
- Atingir metas de produtividade, qualidade e comportamento.
- Garantir 99,8% de disponibilidade na operação.
- Acompanhar avanços tecnológicos e conhecer as tecnologias existentes na empresa.
- Garantir a satisfação dos clientes.
4. ORGANOGRAMA
5. RESPONSABILIDADES PRINCIPAIS
- Prover suporte especializado em sistemas operacionais UNIX garantindo alta disponibilidade e performance das plataformas dos clientes; e quando necessário, orientar e treinar os usuários.
- Auxiliar e apoiar tecnicamente os Analistas de Suporte Pleno e Júnior na execução de suas atividades.
- Atender pronta e corretamente as solicitações dos clientes, registrando e solucionando conforme procedimentos técnicos alinhados às melhores práticas do mercado utilizadas pela empresa e realizá-las dentro do SLA determinado.
- Criar e manter atualizados os procedimentos técnicos.
- Manter-se atualizado, lendo procedimentos operacionais, participando de reuniões, treinamentos e outros.
- Manter atualizada a base de conhecimento: Acompanhar a revisão e atualização dos procedimentos operacionais (documentos), pesquisando novas soluções, analisando criticamente os processos e propondo melhorias; atualizar os registros dos usuários do Service Desk.
- Tratar as solicitações de serviço de forma rápida e eficiente, garantindo a satisfação dos clientes.
- Instalação, configuração, gerenciamento, manutenção e atualização do ambiente computacional
- Padronizar e executar a análise dos sistemas de aplicação, e acompanhar o desempenho dos recursos técnicos instalados
- Participar na análise, estudo, seleção e planejamento, instalação, implantação e manutenção de software básico
- Instalação e atualização de softwares de aplicativos
- Atuar na criação e manutenção de arquivos do sistema
- Atuar como apoio aos sistemas operacionais, banco de dados, teleprocessamento e correlatos
- Estabelecer/recomendar políticas e procedimentos para a utilização do sistema e serviços
- Monitorar a utilização dos recursos do sistema e propor soluções e melhorias
- Atuar nas manutenções preventivas e corretivas do ambiente computacional (Changes )
- Elaborar e manter uma documentação do ambiente computacional e relatórios
- Atuar junto aos fornecedores de hardware e software
- Monitoramento e desempenho dos componentes de hardware e software
- Tuning
- Prover liderança técnica e/ou supervisão para os demais administradores
- Interagir com outros solucionadores para resolução, tratativa e acompanhamento das solicitações pelo Cliente
6. PRÉ-REQUISITOS NECESSÁRIOS À FUNÇÃO
6.1 ESCOLARIDADE:
Curso superior completo na área de Tecnologia da Informação.
6.2 EXPERIÊNCIA:
Desejável experiência de 5 a 7 anos de experiência com suporte especialista a servidores UNIX.
6.3 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Inglês Avançado.
Conhecimento avançado nas seguintes plataformas:
- Sistemas Operacionais UNIX – HP-UX, AIX, Sun Solaris, TRU 64;
- Conceitos em rede de computadores (TCP/IP, Switch, Roteador, Firewall, VPN);
- Configuração de placas e rotas de rede;
- Virtualização ;
- Ambientes em Cluster
- Ambientes de Alta disponibilidade
- Noções de arquiteturas de Hardware de computadores ( SCSI, RAID, HBA );
- Compilação de Kernel;
- Elaboração de scripts complexos em linguagens administrativas ( por exemplo Shell Script)
- Comandos de administração do sistema operacional;
- Editores de texto ( vi / vim / emacs / mcedit );
- Particionamento de disco e Filesystems
- Gerenciamento de Permissões de arquivo;
- Configuração e utilização de discos em Storage;
Experiência em atendimento à clientes.
Certificações
- System Administrator nas plataformas UNIX
- ITIL
- Cluster
- Virtualização
6.5 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
- Foco do cliente.
- Negociação.
- Comunicação.
- Bom relacionamento interpessoal.
- Boa argumentação.
- Criatividade.
- Iniciativa e pró-atividade.
- Raciocínio lógico.
- Saber trabalhar em equipe.
- Saber trabalhar sob pressão.
- Boa comunicação verbal e escrita.
Conteúdo destinado a profissionais da área de remuneração que estão na busca de informações para construir estruturas de cargos de TI.