CEO, CFO, CMO, CSO, COO… É muito provável que você já tenha ouvido ou visto alguma dessas siglas. E é bem provável que você até saiba o significado de algumas delas. Porém, você sabe diferenciar exatamente cada uma dessas letras e as funções, responsabilidades e cargos executivos a quais elas se referem?
Se a sua resposta for não, não se preocupe. Essa não é uma tarefa trivial. Afinal, estamos falando de algumas siglas que ainda estão desembarcando por aqui. O significado de CEO muitos provavelmente já conhecem. Mas o que faz o COO? E o CSO? Esses também são profissionais essenciais para algumas empresas, especialmente aquelas de grande porte e com estruturas bem verticalizadas.
Outro fator que acaba colaborando para a confusão é o fato de essas serem siglas para palavras em inglês. Porém, como já foi dito em um artigo aqui do PTI, dominar o idioma americano não é mais diferencial, mas sim uma obrigação. Portanto, isso não é mais uma desculpa 🙂
Neste artigo, vou explorar o conceito dos principais cargos executivos das grandes empresas. Além disso, também vou mostrar as principais responsabilidades e atribuições de cada um dos cargos e como eles se relacionam entre si.
CEO (Chief Executive Officer)
O Diretor Executivo (ou Diretor Geral) é o cargo que está no topo da hierarquia operacional dentro de uma organização. Trata-se do cargo máximo que muitos profissionais gostariam de alcançar. Geralmente é o CEO que estampa a capa das revistas e os sites de notícias, mas também é ele quem assume as responsabilidades caso a empresa não esteja com uma performance muito boa.
Principais atribuições:
- Gestão e outros executivos e líderes dentro da organização
- Criação, comunicação e implementação da visão da empresa
- Intermediar a comunicação com os acionistas
- Formulação e implementação do plano estratégico para guiar o negócio
- Atração e retenção de novos talentos
- Tomada de importantes decisões corporativas
CFO (Chief Financial Officer)
O CFO, também conhecido como Diretor Financeiro, é o profissional responsável por gerir e comandar o planejamento financeiro de uma organização. Pode-se dizer que é ele quem dá a cartada final para as decisões envolvendo o dinheiro, o que é decido junto com o CEO.
Principais atribuições:
- Garantir a efetiva gestão financeira dos recursos
- Analisar e sugerir investimentos
- Cortar e definir gastos
- Administrar o capital de giro
- Apresentar o orçamento a ser aplicado dentro da organização
CIO (Chief Information Officer)
O Gerente de TI, Superintendente de TI ou Diretor de TI é responsável por toda a parte de informática da empresa. É esse o profissional que se responsabiliza pelo correto uso das informações digitais dentro da organização, bem como a organização e implementação de políticas relacionadas aos dados.
Principais atribuições:
- Elevar o potencial da TI
- Supervisionar e implementar novos processos e produtos de TI
- Administrar os recursos de TI
CMO (Chief Marketing Officer)
O Diretor de Marketing é o profissional responsável por coordenar e administrar todas as ações de marketing da companhia. Trata-se de um cargo bastante presente em agências de publicidade, já que é um ramo que lida muito com campanhas de comunicação.
Principais atribuições:
- Pensar no plano de marketing da organização
- Gerenciar verbas para campanhas
- Recrutar e gerenciar equipes de marketing
- Mensurar e analisar o retorno de ações de marketing
COO (Chief Operating Officer)
O Diretor de Operações é considerado o braço direito do CEO e é o responsável por cuidar de perto do negócio da empresa. É comum assumir que o Direto de Operações virá a ser o próximo CEO, caso o atual esteja em vias de se movimentar hierarquicamente para outra posição.
Principais atribuições:
- Ajudar e aconselhar o CEO em suas atividades e obrigações
- Liderar equipes de diversas áreas
- Cuidar do controle de qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa
- Implementar o plano estratégico da companhia
CTO (Chief Technical Officer)
O Diretor Técnico ou Diretor-Chefe de Tecnologia, mais presente em empresas da área de TI e indústrias, é o responsável por dirigir as ações tecnológicas ou científicas da empresa. Trata-se de um cargo que pode gerar um pouco de confusão quando associado ao CIO.
Principais atribuições:
- Analisar e atender as necessidades tecnológicas da organização
- Coordenar equipes de suporte
- Documentar processos da área de TI
- Implementar projetos e planos de tecnologia dentro da empresa
CSO (Chief Security Officer)
Da mesma forma que o CTO, o Diretor de Segurança é um profissional que geralmente se confunde com o CIO. Isso porque os três cargos, de uma forma ou de outra, acabam trabalhando com tecnologia. Porém, o foco do CSO é totalmente voltado para a segurança.
Principais atribuições:
- Criar e implementar políticas de segurança
- Incentivar boas práticas de segurança
- Elaborar e acompanhar regras de compliance
- Prevenir e remediar ações que promovam a estabilidade do negócio
CHRO (Chief Human Resources Officer)
O CHRO, ou Diretor de Recursos Humanos, é o profissional responsável pelo setor de RH dentro das organizações. Embora não seja comumente associado a este cargo, muitos se enquadram nessa categoria, mas não se autodenominam dessa forma por não se tratar de um cargo efetivamente executivo.
Principais atribuições:
- Atração e retenção de talentos
- Criação e implementação de políticas para benefício dos colaboradores
- Processo de contratação e desligamentos
- Promoção de um bom relacionamento entre empregados
CLO (Chief Legal Officer)
O Diretor Jurídico é o profissional responsável por proteger legalmente a empresa e garantir que as estratégias da organização atendam a todas as questões jurídicas. Trata-se de um cargo um pouco mais raro nas companhias, mas extremamente importante em alguns setores.
Principais atribuições:
- Fornecer amplo amparo jurídico a organização
- Definir estruturas legais a serem seguidas nas estratégias
- Defender a companhia em disputas judiciais
- Orientar a organização em questões jurídicas
3 Comentários
Excelente artigo Eduardo.
Porém faltou um cargo muito comum nas empresas aqui no Brasil, o “MDC”… muito conhecido também como “Menino Do Computador” kkkkkkkkkkkk.
Kkkkk. MDC foi boa.
O CSO também quer dizer Chief Strategy Officer – profissional que lidera times de estratégia e planejamento, muito comum na áreas de comunicação e publicidade.