Algumas pessoas já me questionaram o seguinte: “Vitor, sou gerente de projetos e quero me certificar em metodologias ágeis para começar a utilizá-las em meus projetos.
Qual é a melhor certificação ?” Se esta é sua dúvida também, a resposta segue abaixo:
Vamos começar falando de 3 certificações iniciais e expor os argumentos dos que apoiam e dos que rejeitam cada uma delas.
Certificações: CSM/CSPO/CSD – Certified Scrum Master, Product Owner ou Developer.
Órgão: Scrum Alliance
Requisitos para certificação: Participar de 2 dias de treinamento em metologias ágeis e logo depois fazer uma prova on-line de 35 perguntas, onde é exigido o mínimo de 70% de aproveitamento.
O que dizem os defensores:
- Treinamento onde se aplica o Scrum na prática em cenários reais.
O que dizem os críticos:
- Treinamento aborda o básico do Scrum e a prova possui grau de dificuldade baixo, onde não é possível atestar o real conhecimento do candidato no assunto.
- Custo alto.
Certificações: PSM/PSPO/PSD – Professional Scrum Master, Product Owner ou Developer.
Órgão: Scrum.Org
Requisitos para certificação: Prova on-line com 80 questões e 60 minutos para fazer. Necessário aproveitamento de 85% para passar.
O que dizem os defensores:
- Prova complexa e com duração agressiva, que realmente atesta o conhecimento do candidato em Scrum.
- Custo baixo.
O que dizem os críticos:
- Prova onde são atestados conhecimentos teóricos sobre o Scrum, mas que não representam que o candidato saiba aplicar na prática.
Certificação: PMI-ACP – Agile Certified Practitioner.
Órgão: PMI
Requisitos para certificação: Prova presencial com 120 questões e 3 horas para fazer. Necessário aproveitamento entre 70% e 80% para passar.
O que dizem os defensores:
- Certificação que leva o carimbo da maior instituição referência em gerenciamento de projetos, o PMI.
- Aborda diversas técnicas e metodologias ágeis, não somente o Scrum.
O que dizem os críticos:
- Certificação lançada apenas para o PMI não ficar fora da “onda ágil” uma vez que, diferente de suas outras certificações, não foi lançado nenhum BOK (Book Of Knowledge) ou Practice Standards referente ao PMI-ACP.
- Certificação testa muitos conhecimentos voltados para o desenvolvimento de software, o que faz com que as pessoas associem indevidamente metodologias ágeis somente com desenvolvimento de software.
“Mas Vitor, afinal de contas qual é a melhor?” Minha resposta: Todas! Elas são certificações que se complementam e agregam valor e conhecimento na sua carreira.
Lembrando, também, do bom e velho PMP (Project Management Professional) que, ao contrário do que muitas pessoas dizem, não é voltada para a formação de “Gerentes de Projetos tradicionais” ou mesmo “Gerentes de Projetos do PMI”, e sim, oferece conhecimentos de um conjunto de ferramentas, técnicas e skills para melhorar (e muito) sua abordagem no mundo dos projetos.
Abraços e até a próxima.
15 Comentários
Por que a maioria dos profissionais possuem a certificação CSM se a PSM é online e mais barata?
Por se tratar do caminho mais rápido.
O exame de certificação do CSM é infinitamente mais fácil que o exame PSM, além do exame do CSM ser em Português.
Quem criou a certificação do Scrum foi o pessoal do Scrum, e se eles acham que essa certificação comprova de fato que quem faz o teste sabe o Scrum já é o suficiente.
Além do mais, se você pesquisar a diferença entre Grupo de Trabalho e Equipe de Trabalho, pelo menos metade do Scrum se baseia em trabalho em equipe. Sinceridade, não tem mistério, o único porém se libertar do Chiavenatismo Cultural e se entregar ao trabalho em equipe.
Já o PMI se engrandece baldes com técnicas de execução de projetos de forma iterativa, incremental e até adaptativa. Agora PMI ensinando Ágil não serve nem de piada, não consigo nem puxar o canto do lábio pra cima, quanto mais rir.
Instituição ridícula, só entende de projeto cascata, nem sabem o que é gestão, quando atrasa ou encarece mandam tratar os profissionais na chibata. Não é à toa que os GPs do mercado estão todos virando RPs (Relógios de Ponto).
Podiam ao menos dar uma olhada em Wysocki ou Highsmith, que pra mim soam até óbvios.
Com relação ao comentário anterior:
“Agora PMI ensinando Ágil não serve nem de piada, não consigo nem puxar o canto do lábio pra cima, quanto mais rir.”
Como autor do primeiro livro brasileiro voltado para o tema e ter utilizado a abordagem do PMI-ACP em diversos projetos com muito sucesso, gostaria de ter argumentações mais sólidas que justificassem o comentário acima, sem agressividade, xingamentos, pretensiosismo e generalização gratuita.
Tenho certeza que com argumentos sólidos, podemos iniciar aqui um debate de alto nível.
Vitor,
Texto bem esclarecedor! Parabéns!
Sugiro apenas um pequeno ajuste: o BOK é de Body of Knowledg, não “Book”.
Abração!
Marcus Gregório Serrano
Grande Marcus,
Desculpe a falha… Sempre que coloco o BOK a primeira palavra que me vem à mente é BOOK ! 🙂
É um grande prazer receber seu feedback e nos vemos em breve no Seminário!
Grande abraço,
Vitor Massari
Boa tarde meu nome é Taina tenho 18 anos e sou aluna do primeiro ano do curso de Análise e desenvolvimento de Sistemas, as aulas de engenharia de software me fascinam e eu gostaria de avançar os meus conhecimentos e buscar alguma certificação , mais especificamente como Scrum Master. Gostaria de saber se ainda é cedo, ou se será bom para a minha formação. Muito Obrigada!
Olá Tainá !
Não é cedo não !
Que tal começar pela certificação EXIN Agile Scrum Foundation? Baixo custo comparada com as demais e complexidade média?
Se precisar de mais dicas entre em contato via msg InBox através de minhas redes sociais.
Abraços,
Vitor
Vitor,
E a SCRUMStudy ?
Obrigado
Olá Alexandro
Tenho restrições.
Esta tal “certificação gratuita” é uma prova simples demais e uma “isca” p/ que você tire as outras certificações do VMEdu que são pagas. E pagar por pagar prefiro ir na PSM, PMI-ACP, EXIN ASF e EXIN ASM que são de instituições consagradas no meio.
Na minha opinião, ou o VMEdu disponibiliza todas as certificações de forma gratuita ou torna todas pagas. Esse lance de “certificação degustação” não me convence muito.
Mas de qualquer forma vale como certificação e base de estudo para outras certificações.
Então minha dica é: tire a gratuita e gaste dinheiro com as outras que mencionei acima!
Grande abraço,
Vitor Massari
Pingback: Como começar 2016 obtendo sua certificação em Scrum? | Hiflex Consultoria
Olá Alexandro, boa tarde.
Recentemente vi um post no linkedin, onde um usuário atualizava seu perfil com a certificação SMAC (Scrum Master Accredited Certification), da International Scrum Institute (http://www.scrum-institute.org/).
Poderia por favor comentar?
Obrigado!
Rogerio.
Oi Rogério,
Não a conheço, então não me sinto à vontade para opinar. Posso ser injusto ou generalista demais.
Grande abraço,
Vitor Massari
Ok Vitor, obrigado! 🙂
E me desculpe, no primeiro post escrevi seu nome errado.