Em primeiro lugar, o ramo dos salões de cabeleireiro no Brasil é um setor que sempre se destacou no mercado por proporcionar grandes profissionais e serviços.
Bem como, os milhares de cabeleireiros que tem seus estabelecimentos comerciais em funcionamento são responsáveis por gerar outros postos de trabalho.
Em outras palavras, quando o salão começa a crescer e a demanda por atendimento passa a ser maior, o dono do salão precisará contratar ajudantes de cabeleireiro e outros profissionais de beleza como: manicure e depiladora.
Portanto, se você como microempresário e empreendedor deseja levar o seu negócio para outro nível, é preciso investir numa ótima ferramenta de comunicação e divulgação do seu trabalho.
Faça a gestão dos clientes utilizando a tecnologia
Para que mais pessoas conheçam os serviços oferecidos pelo seu salão de cabeleireiro, você pode utilizar uma plataforma especializada na divulgação do trabalho de profissionais da sua área como Booksy.com, por exemplo.
Do mesmo modo, essa plataforma ajudará não somente a anunciar a sua empresa na internet, como também permitirá que todas as atividades do salão estejam organizadas num único programa.
Com esse sistema de gerenciamento de clientes, o profissional pode administrar todos os seus clientes agendados, sua carteira de clientes e administrar as vendas feitas.
Assim como, seus clientes e futuros clientes poderão reservar os serviços que precisarem utilizando um aplicativo de celular fácil de instalar, com uma apresentação visual moderna e de fácil compreensão.
Todas as informações sobre preços, horários e serviços podem ser lidas em poucos minutos, facilitando assim a vida do cliente e dos cabeleireiros.
Crie conteúdo no site, blog e redes sociais do seu salão
O Marketing Digital é um serviço essencial, primordialmente para ajudar na divulgação e para que seu salão de cabeleireiro construa uma presença e história na internet.
Ainda mais, quando se está na era da informação e o consumidor costuma decidir quais produtos comprar e contratar serviços depois de pesquisá-los e acompanhá-los pelas redes sociais.
Nesse sentido, o seu salão poderá manter um perfil ativo nas redes sociais e blog, escrever artigos interessantes sobre tendências de cortes, cores e outros assuntos de interesse do seu público-alvo.
Além disso, os vídeos com tutoriais de finalização de um serviço capilar podem ser úteis e engajar os seguidores do seu salão.
A ideia é sempre planejar as estratégias de Marketing, colocá-las em prática e sempre analisar os resultados das publicações.
Juntamente com o Instagram e Anúncios do Google, o Facebook também possui ferramentas de análise das métricas das publicações e campanhas divulgadas.
Ao mesmo tempo que a campanha está sendo divulgada, a pessoa que está administrando o anúncio pode acompanhar o alcance que ela está tendo e as interações que ela já teve.
Se possível, é importante sempre publicar as imagens dos principais serviços feitos, escolher imagens com boa resolução, usar efeitos e ser criativo(a) nas publicações.
Por último, aproveite os recursos do Instagram, por exemplo, para criar caixas de perguntas, realizar sorteios e transmissões ao vivo.