Por VIRID Interatividade Digital*
Quando um contato efetua o descadastramento (opt-out) da base de dados, muitas vezes ele não sabe que deixará também de receber outras ofertas, informativos etc. Imagine o seguinte cenário: sua empresa oferta diversos produtos e faz campanhas diárias ou semanais. Porém, durante alguns dias consecutivos, envia conteúdo irrelevante para sua base, mesmo que para uma pequena parte dela, e essa parcela de usuários faz o opt-out e entra em sua black-list.
É fato que se gastamos R$100,00 para conquistar um cliente, ao perdê-lo, teremos que gastar 10 vezes mais o valor investido para reconquistá-lo. Essa perda ocorre porque a marca não conhece seu cliente e não sabe seus gostos, nem a frequência com que ele quer receber sua comunicação.
Por isso, vamos ao trabalho para mudar esse cenário!
O primeiro passo é colocar no papel os itens que vão compor o formulário e o que interessa saber do usuário que irá estreitar o relacionamento com sua base de contatos, por exemplo: cidade, sexo, profissão… É importante saber quais conteúdos interessam e até mesmo com qual frequência que o futuro destinatário gostaria de receber suas campanhas.
Uma maneira muito simples e rápida de iniciarmos esse processo é utilizando o Google Docs. Nesse exemplo, você precisa ter uma conta no gmail. Caso não tenha, basta criar uma.
Após logar na sua conta gmail, clique na opção Documents no menu >> Create New >> Form
Depois de criar o novo formulário, basta inserir os campos que deseja utilizar para atualizar sua base ou fazer algum tipo de pesquisa. Clique na opção Add item, informe o tipo de campo e coloque o nome. Caso queira fazer alteração ou excluir o campo, basta colocar o mouse sobre o item que deseja e, depois disso, no canto direito da tela irão aparecer as opções. É possível também arrastar e mudar os campos de lugar.
Depois de concluir, publique o formulário e insira o link no corpo do email para que os contatos possam acessá-lo e efetuar o preenchimento. O Google Docs permite a consulta dos resultados e também a exportação de arquivo CSV com todas as informações.
Lembre-se, quanto mais dados relevantes conseguir para alimentar sua base, maiores são as possibilidades de trabalhar campanhas segmentadas de acordo com o interesse de cada destinatário e, com isso, melhorar o retorno das ações de email marketing.
*VIRID Interatividade Digital é líder em soluções para envio e gestão de email marketing.