Por VIRID Interatividade Digital*
Email marketing não é gratuito. É uma mídia, como outra qualquer, que exige investimentos para trazer o retorno desejado. Porém, o retorno gerado pelo email marketing deve justificar seu custo e muitas empresas acabam dedicando muito de seu tempo e de seus criativos para criar campanhas que têm um custo muito maior do que o retorno.
Pensando em aprimorar o Retorno sobre o Investimento na prática do email marketing, a VIRID Interatividade Digital, especializada no desenvolvimento de plataformas de envio e gestão de email marketing, traz pontos fundamentais sobre como calcular este retorno.
Ao contrário do que muitos podem pensar, calcular o ROI de qualquer campanha, inclusive de email marketing, é simples. Basta utilizar a seguinte fórmula:
Onde:
Lucro: valor monetário obtido com as conversões provenientes da campanha.
Investimento: Total (valor monetário) investido na produção e divulgação da campanha.
Caso o modelo de negócios do site não seja do tipo “loja virtual”, que trabalhe com transações monetárias, é importante especificar um valor fictício para cada tipo de conversão, como uma nova visita ao site, um contato via formulário ou telefone etc. Certamente, um terá mais peso que o outro.
Os custos que devem ser considerados como valor de investimento na campanha dependem do tipo de negócio. A empresa que está investindo na ação de email marketing pode calcular o valor do investimento de acordo com o modelo de trabalho mais adequado para sua realidade:
- Desenvolver toda a campanha in house, ou seja, ela própria cuida de todos os processos. Neste modelo, além de custos externos (aluguel de listas, plataforma de envio e o que mais for terceirizado) deve ser mensurado o tempo das pessoas envolvidas em todo o processo como, por exemplo, o período que cada colaborador levou para realizar as suas atividades. O valor/hora de cada profissional envolvido na campanha também deve ser contabilizado nos cálculos do investimento.
- Contratar uma agência, que fornece um valor fechado com todas as etapas inclusas: desde o planejamento até o design do email, programação etc. Neste caso, o valor total cobrado pela agência para cuidar da campanha já é o valor do investimento.
Como as campanhas variam muito de acordo com as necessidades e expectativas de cada cliente, os custos podem variar.
Exemplo prático:
Vamos supor que uma campanha de email marketing de uma loja virtual tenha exigido um investimento total de R$1.000,00. Essa campanha gerou 20 conversões em compras de produtos no site, e um lucro total de R$ 3.000,00. Como o valor investido foi de R$ 1.000,00, temos um ROI de (R$ 3.000,00 – R$ 1.000,00) = R$2.000,00
R$2.000,00 / R$1.000,00= 2
2 * 100 = 200%.
Assim, nossa campanha fictícia teve um excelente retorno de 200%.
Podemos pensar, também, que cada uma das conversões (20) custou R$50,00.
Nesse caso, o ROI começa a ser calculado desde a concepção da idéia, na fase do planejamento de uma ação. É possível mensurar o tempo das pessoas envolvidas em todo o processo como, por exemplo, o período que cada colaborador leva para realizar as suas atividades.
*A VIRID Interatividade Digital é Proprietária das plataformas Virtual Target, especialista em envio, gestão e estratégias de email marketing e Zartana.
Fonte: NB Press Comunicação