Stellar Converter for EDB se trata de um programa avançado que realiza a conversão da arquivos EDB para PST e outros formatos, como HTML, MSG, PDF e EML. Essa solução possibilita que você exporte EDB para PST somente com alguns cliques.
O software funciona tanto para arquivos EDB offline quanto hospedados. Além disso, ele permite exportar caixas de correios diretamente para o Exchange Server ou Office 365.
Dessa forma, veja a seguir seus principais recursos e a nossa análise sobre o produto. Continue lendo!
Sobre o Stellar Converter for EDB
Recomendado por vários especialistas de TI, essa ferramenta auxilia os administradores do Exchange a extrair caixas de correios de arquivos de bancos de dados do Exchange Offline ou Online (EDB). Além disso, o programa também é capaz de abrir ou ler arquivos EDB antigos sem mesmo configurar um servidor Exchange ou Active Directory.
A solução auxilia na realização de backup da caixa de correios, notadamente em situações de falhas do servidor, o que pode ocasionar uma migração manual das caixas de correios do usuário de um banco de dados offline para um servidor diferente.
O Stellar Converter for EDB é a ferramenta mais eficiente do mercado, uma vez que ele utiliza técnicas de processamento paralelo para conversão mais eficiente e veloz de caixas de correios. Além disso, ele pode processar e salvar até 4 caixas de correio de modo simultâneo em contas PST, Live Exchange ou Office 365. O programa também disponibiliza uma opção para determinar a prioridade de exportação da caixa de correio, a qual permite priorizar, salvar ou exportar caixas de correio.
Requisitos de hardware e software
A versão mais recende dessa ferramenta é compatível com sistemas operacionais como o Windows 10, Windows 8.1, Windows 8, Windows 7 e outras versões Servers 2016, 2018, 2008. Você pode instalar o programa em qualquer sistema que possa atender aos seguintes requisitos mínimos:
- processador: compatível com Intel (x86, x64);
- memória: mínimo de 4 GB;
- disco rígido: 250 MB de espaço livre.
Além do mais, é preciso que o MS Outlook salve as caixas de correio convertidas no formato PST.
Preços
Os valores da ferramenta variam entre 299 dólares a 699 dólares, conforme a edição do programa. Veja, a seguir, quais são.
Stellar Converter for EDB Corporate-I
Possibilita a conversão e o salvamento de até 50 caixas de correio para PST ou exportá-los diretamente para um Live Exchange Server ou Office 365.
Stellar Converter for EDB Corporate-II
Essa edição de programa faz com que você possa converter e exportar até 500 caixas de correio para PST, Live Exchange ou Office 365, além de fornecer os recursos necessários da edição Corporate-I.
Stellar Toolkit for Exchange
Para quem necessita salvar mais de 500 caixas de correio no PST, Live Exchange ou Office 365, é possível obter esse plano. Ele permite que seja possível converter caixas de correio virtualmente e de forma ilimitada nos formatos suportados.
Além do mais, conta com todos os recursos disponíveis nas edições Corporate e fornece suporte à recuperação de EDB. Essa edição também converte OST em PST, recupera caixas de correio de arquivos de Backup do Exchange danificados e auxilia na redefinição e recuperação de senhas esquecidas do Windows Server.
Como instalar o Stellar Converter for EDB
Em relação a sua instalação, a primeira coisa a se comentar é que a aplicabilidade do Stellar Converter for EDB não é exatamente para usuários normais de PC. Ele foi criado especificamente para usuários mais avançados/técnicos.
Porém, apesar de sua finalidade mais complexa, você pode implantar o programa em seu PC com o mínimo de esforço. O assistente de instalação guia o usuário demostrando o passo a passo durante a instalação.
Tudo o que você precisa fazer é aceitar os termos do contrato de licença, determinar um caminho de destino, ajustar o comportamento de criação de atalhos do instalador e clicar no botão Instalar. Depois de executar essas etapas, a configuração começará.
Interface
Depois de iniciá-lo, você perceberá que o Stellar Converter for EDB conta com uma tela principal de dupla escolha. Você pode usar esse recurso para escolher se deseja converter caixas de correio hospedadas ou EDB offline. Nota-se que, para o primeiro, você deve ter uma conexão com a Internet.
Independentemente da sua escolha, ambas as janelas são bastante intuitivas e fáceis de usar. Até pode-se dizer que se assemelham à interface de algumas ferramentas do Microsoft Office.
A barra de ferramentas de acesso rápido possibilita que você não perca tempo tentando localizar a função apropriada.
Como usar corretamente o Stellar Converter for EDB
A primeira ação a se proceder é escolher entre o modo de funcionalidade offline e hospedado. Se você escolheu o offline, é possível selecionar um arquivo EDB do seu computador, realizar uma varredura nele e, em seguida, definir o conteúdo de seu interesse para, assim, exportá-lo para um formato mais conveniente. Caso essa varredura exigir bastante tempo, você sempre pode a adiar, salvando o andamento e o carregando em outra ocasião.
Na situação da escolha hospedada, você terá que promover uma etapa adicional. É preciso conectar as caixas de correio hospedadas que fará a conversão, determinando um nome de caixa de correio / admin, um nome de servidor e uma senha de usuário. Após essa etapa, basta apenas verificar o conteúdo e convertê-lo para as caixas de correio offline.
Conclusão
Stellar Converter for EDB conta com um bom desempenho em testes e é capaz de converter arquivos EDB sem problemas. O software utiliza a técnica de processamento paralelo para salvar ou exportar até 4 caixas de correio simultaneamente para PST, Live Exchange ou conta do Office 365.
Esse recurso diminui bastante o tempo de conversão. Você também pode estipular a prioridade de exportação da caixa de correio conforme suas necessidades ou com base na importância das caixas de correio.
Porém, o desempenho do programa pode variar levado em conta o tamanho do EDB e da configuração do sistema. No geral, esse conversor de EDB para PST é uma opção confiável e conveniente para realizar backup de caixas de correio ou migrá-las para um servidor Exchange ativo ou Office 365.
A ferramenta pode ajudá-lo a economizar muito trabalho, diminuir o tempo de inatividade, evitar perda de informações e conservar recursos que são essenciais para a execução de operações.