Todos sabem (deveriam saber, pelo menos) o que é um domínio e qual a sua importância para um website. Um domínio é o endereço através do qual o seu website vai ser encontrado.
Com o avanço da popularidade da Internet, novos domínios são registrados diariamente e, hoje em dia é muito difícil que o domínio que você deseja não esteja registrado para outra pessoa.
Frequentemente, ouço dos meus clientes a seguinte pergunta:
O domínio .com.br que eu queria já está registrado, posso registrar um domínio .com (.net, ou qualquer outra coisa que não seja .com.br)?
Pode sim, afinal, o dinheiro é seu e o livre arbítrio permite que você faça o que achar melhor da sua vida. Agora, minha opinião sincera é que você não deve fazer isso por uma razão muito simples: muitas pessoas vão errar.
Vou contar um exemplo real que explica sobre o que eu estou falando:
Eu tenho um site de variedades chamado Mundo Mix. Nós vamos em diversas festas e, após fotografar as pessoas, entregamos um flyer para que a pessoa encontre sua foto depois. Desnecessário dizer que, normalmente, as pessoas jogam esse flyer fora um segundo depois de recebê-lo.
Certo dia, encontrei com uma amiga a quem eu havia fotografado numa festa anterior:
- O seu site é um site gay, né?
- Gay? Por que você acha isso?
- Eu entrei nele e o conteúdo é todo voltado para os gays. Mas eu não encontrei a foto que você tirou.
- Mas meu site não é um site gay. Em qual site você entrou?
- No seu: mundomix.com.br
- O endereço do meu site é mundomix.net
- – …
A conclusão é que não importa o quanto você divulgue o endereço do seu site. Se ele não terminar em .com.br, muitas pessoas vão errar e você vai perder acessos. Se os seus acessos resultarem em dinheiro, você, consequentemente, vai perder dinheiro também.
Existem duas soluções distintas para este problema, dependendo da situação em que o seu negócio se encontra.
Para novos negócios
Se você está criando um novo negócio, ou um novo site, a forma mais fácil de lidar com o problema dos domínios é dar nome ao negócio após encontrar o domínio que você deseja. O nome da minha empresa foi criado exatamente assim. Eu fiz uma lista de nomes viáveis e, no fim, escolhi um para o qual havia um domínio .com.br disponível.
Para negócios já existentes (ou para quem não quer usar a outra opção)
Se o seu negócio já está em andamento ou se você não quer escolher o nome dele depois de encontrar o domínio apropriado e nem correr o risco de comprar um domínio com uma extensão diferente de .com.br, a saída é relativamente simples: seja criativo!
Recentemente, eu coloquei um novo serviço no ar e já tinha tudo pronto para ele, exceto o domínio. Eu havia decidido que o nome do serviço seria SITE 0800 e nada no mundo me faria mudar de idéia. Procurei pelo domínio e descobri que já estava registrado. Depois de quebrar a cabeça por um tempo, me lembrei de algo que eu já havia constatado: embora a maioria dos bons domínios já esteja registrado, basta acrescentar algo antes ou depois para formar uma frase, mesmo que simples, e você encontra a luz.
Tentei meusite0800.com.br e bingo! Além de ter o domínio disponível, ainda criei uma impressão de identidade do cliente com o serviço.
Uma última ressalva: embora eu não ache legal a compra do domínio .com, isso é válido se você já tiver o .com.br, assim, você garante que ninguém vai errar. Fora isso, fuja de todas as outras extensões.
Gostou deste post ou tem alguma dúvida? Comente abaixo!
2 Comentários
excelente artigo Robson, também gostei do seu site meusite0800. Também acho que o nome do domínio para o site deve ser bem definido, particularmente eu acho que empresas que criam domínios com o nome muito extenso e/ou utilizando hífens perdem muito acesso. Qual a sua opinião?
Obrigado pelos comentários, Djeison!
Eu concordo com você: domínios extensos e/ou com hífens perder muitos acessos.
A explicação é simples: muita gente vai ouvir falar do seu domínio ou ler ele em algum lugar e, na hora de entrar no site, vai errar por causa do tamanho ou vai esquecer dos hífens.
É sempre melhor ser curto e objetivo!