Já faz tempo que oferecer sinal Wi-Fi para clientes deixou de ser diferencial e virou quase que uma obrigação para empresários nos mais variados ramos de atuação.
Quem nunca chegou no restaurante, no salão de beleza ou numa clínica e logo foi procurando ou pedindo acesso ao Wi-Fi para tocar seu trabalho, interagir nas redes sociais, tirar aquela selfie ou apenas para passar o tempo, que atire a primeira pedra. Isso faz parte da nossa cultura… Por mais que atualmente tenhamos uma rede móvel muito melhor que anos atrás, ainda assim o sinal não é sempre estável (isso quando existe) e nem mesmo os planos de dados são acessíveis a todos os bolsos.
Pois bem, sabendo que o Wi-Fi já é algo intrínseco às nossas vidas e que estamos predispostos a aceitar fazer algo em troca do sinal, por que não usá-lo como meio para promover negócios?
É nesse momento que nós, profissionais de TI, entramos em cena
Consultores de TI, técnicos em informática e empresas que atuem no ramo de vendas de equipamentos podem agregar serviços nos seus atendimentos mostrando aos seus clientes oportunidades de negócio para impulsionar os empreendimentos através do Wi-Fi Marketing.
Mas o que é e como funciona o Wi-Fi Marketing?
O Wi-Fi Marketing, como o próprio nome já anuncia, é um formato de marketing através de redes Wi-Fi. Seus clientes podem usar o Wi-Fi Marketing para, por exemplo, promover ofertas/descontos, divulgar novos produtos, apresentar vídeos institucionais, oferecer brindes e várias outras ideias que podem ajudar a atrair mais clientes e aumentar o faturamento.
Equipamentos de Wi-Fi da Intelbras, por exemplos, dão a possibilidade de configurar o Wi-Fi Marketing através da chamada Splash Page, que nada mais é do que uma página personalizada (imagem ou vídeo) que o cliente do seu cliente vê antes de iniciar a navegação no Wi-Fi disponibilizado pela empresa onde está. É nesta página que a empresa vai fazer o seu “jabá”, pois, reforçando o que mencionei acima, geralmente neste momento as pessoas estão mais propensas a aceitar fazer algo (fazer check-in, ler algo, assistir um vídeo) para ter a navegação liberada.
O funcionamento é bem simples: o cliente se conecta à rede Wi-Fi da empresa do seu cliente e a primeira coisa que vê é o Wi-Fi Marketing, aquela página personalizada que foi configurada lá na Splash Page do roteador. Ou, caso a empresa tenha o Facebook Wi-Fi configurado, o cliente verá a Splash Page logo após fazer o “check-in” no estabelecimento (saiba como funciona o check-in no Facebook Wi-Fi clicando aqui).
Exemplos de segmentos que podem usufruir das vantagens do Wi-Fi marketing e que você, profissional/empresa de TI, pode oferecer equipamentos Wi-Fi da Intelbras: cafés, restaurantes, bares, pizzarias, academias, salões de beleza, supermercados, pontos turísticos, bancos, clínicas médicas, clínicas odontológicas e qualquer outro segmento onde o cliente passa algum tempo.
Aprenda a configurar o Wi-Fi Marketing em um equipamento da Intelbras no vídeo abaixo:
Para concluir, um exemplo prático de Wi-Fi Marketing para você começar a montar sua estratégia
Você, eu e todo o planeta sabe que mulheres adoram um salão de beleza, não é mesmo? Levando em consideração que, geralmente, uma mulher não fica em um salão de beleza por menos de 30 minutos, muito provavelmente ela vai dar aquela espiadinha no celular para ver mensagens, e-mails ou dar aquela navegada nas redes sociais para passar o tempo. Com isso, a possibilidade de ela usar a rede Wi-Fi do salão é muito grande e é neste momento que a empresa pode oferecer à cliente, através do Wi-Fi Marketing, um desconto especial na próxima visita usando um determinado cupom, mostrar um vídeo com aquele novo produto revolucionário que ajudará a manter o cabelo hidratado e lindo ou um vídeo patrocinado por uma empresa de esmaltes, por exemplo.
Enxergou as possibilidades? Isso que falei apenas de um nicho em específico (salão de beleza), agora experimente queimar um pouco de massa cinzenta para montar outras estratégias de Wi-Fi Marketing nos segmentos que citei acima. As oportunidades são muitas!
Finalizando, como diz um articulista aqui no PTI: Tenha ideias… Faça dinheiro… Seja o sucesso!
Pense nisso!