Como recuperar dados/arquivos de HD de forma “caseira” com boas chances de sucesso

Olá, pessoal, tudo bem?!

Venho agora dar algumas dicas que poderão te fazer recuperar aquelas fotos e documentos que achava que estavam perdidas para sempre mas, na esperança de que surja uma nova forma de recuperação de arquivos, você acabou guardando seu HD.

Porém, eu tenho que explicar as chances e em que casos o sucesso é garantido e quando não há o quê fazer. Vamos lá então.

Primeiramente, o HD (disco rígido) deve ser reconhecido PELO MENOS no SETUP (do BIOS) do seu computador, não se importando se ele está aparecendo como unidade ou na lista de partições do seu sistema operacional ou não, o mais importante é ele ser listado lá no SETUP.

Para verificar se ele aparece, entre no SETUP do seu equipamento, geralmente usando a tecla DEL, ou F2, ou F10 ou mesmo reiniciando o sistema (no caso do Windows 8, 8.1, 10…) com a tecla SHIFT pressionada e mandando reiniciar).

setup-bios-computador

Na figura acima (isto varia de acordo com o equipamento) vemos 2 HD’s detectados pelo SETUP. Verifique na etiqueta do seu DISCO qual o número do modelo e veja se ele aparece no SETUP.

1ª Tentativa para recuperar dados/arquivos

Se ele aparecer você pode ficar mais otimista, pois há boas chances de você reaver os seus dados e pegar seus esportes bônus. Mas não comemore antes… 🙂

Feito o reconhecimento você pode tentar também – e isto quase sempre dá certo: baixe uma imagem ISO do Ubuntu (Linux), grave num DVD, inicie o boot do seu computador (para isto você deve alterar a ordem de boot do seu computador – lá no SETUP) pelo DVD do Linux.

maxresdefault

E com o sistema carregado, clique no ícone do Nautilus (equivalente ao Windows Explorer).

nautilus

Observe que ele é bem parecido com o Windows Explorer. Do lado direito aparecem os dados (diretórios e arquivos) e do lado esquerdo as unidades. Clique em cada unidade (do lado esquerdo) para que ela seja montada e verifique se uma delas contém os dados que deseja recuperar, e então basta usar o velho CTRL + C e CTRL + V e copiar para outro disco ou pendrive.

Se ocorrer algum erro ao “montar” as unidades não desanime, é normal o Windows proteger as partições… vamos tentar outra coisa.

Outro ponto importante: Não force nem tente mudar nada para forçar a unidade a montar, pois isto pode fazer com os dados sejam perdidos.

2ª Tentativa para tentar recuperar dados/arquivos perdidos

Com o sistema (Windows) iniciado pelo disco principal, tendo o outro HD que tem os dados/arquivos que deseja recuperar – ambos no seu PC, vamos usar um programa para tentar acessar os dados/arquivos.

Eu sempre uso e sempre com sucesso o Active File Recovery (não nos responsabilizamos por software de terceiros).

Baixe, execute-o e veja a tela principal, algo mais ou menos como na imagem abaixo:

active-file-recovery

Ele é meio similar ao Windows Explorer…. do lado esquerdo aparecem as unidades e do lado direito os dados/arquivos.

Clique – na coluna do lado esquerdo – em cima do seu HD (que contém os dados que deseja recuperar) e depois clique no ícone SUPERSCAN e deixe que ele leia a unidade.

Mas ATENÇÃO!!! IMPORTANTE!

A leitura pode levar HOOOOOOORAAAAAAASSSSSSSS e até dias! Já tive casos em que levou cerca de 3 dias e, obviamente, o PC não pode ser desligado e de preferência não deve ser usado, pois este processo usa muito processamento.

Depois da leitura (100%) vai aparecer uma unidade na coluna do lado esquerdo, no final, com os dados. Basta clicar em cada diretório, aguardar o carregamento dos dados (outro processo demorado) e depois, do lado direito, clicar no diretório (ou pasta, como queira chama-la) com o botão direito do mouse e escolher a opção RECUPERAR (RECOVERY) e informar o destino que DEVE ser outra unidade que não seja a origem (de onde você está recuperando). Pode ser seu disco local (o HD que está com o sistema iniciado).

Active-File-Recovery_250565g

Faça isso pasta por pasta…

É um processo demorado e só deve ser feito se os dados/arquivos forem de extrema importância. Mas fica a dica aí.

Caso seu HD não seja reconhecido, infelizmente essas dicas não servirão para o seu caso.

E se o HD ficar sumindo (deixando de detectar e causando erro no programa de recuperação) eu sugiro que arrume um cooler (ventoinha) e coloque o HD em cima (com um suporte para que ele não caia ou fique vibrando), como eu fiz (imagem abaixo).

cooler

No meu caso eu usei um cooler de 12V (uma fonte de PC) ligado à fonte do PC.

Conseguiu recuperar dados/arquivos perdidos com alguma destas dicas? Conte-me sua experiência deixando seu comentário abaixo!

recuperou dados/arquivos perdidos de outras formas? Compartilhe deixando seu comentário abaixo!

Alguma dúvida? Entre em contato! Deixe seu comentário abaixo e respondo assim que for notificado.

Até a próxima.

José Ferreira Netto

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Sistemas de Informação pela ULBRA - CEULJI - CAMPUS DE JI-PARANÁ/RO, Usuário desde o MS-DOS 6.10 - Fã de Tecnologia e de Sistemas Windows e Linux - Gosto de compartilhar conhecimento, idéias - Atua como Administrador Técnico de Depto. Informática para Serviço Público.


6 Comentários

Alda Carneiro
2

Olá, boa noite! Encontrei aqui a sua dica para recuperação de HD, então fiquei um pouco esperançosa, só não sei se o meu terá jeito de recuperar pq já levei em alguns técnicos que olharam e dizem que não tem mais jeito só se abrir! Então fiquei triste pq nesse meu Hd ele é externo e contém todas as fotos e videos da minha filha! Realmente não sei o que aconteceu pq não levou queda, simplesmente estava no suporte e num dia que fui matar a saudade das fotos, não abriu mas de jeito algum! O que vc acha que devo fazer?

Paluego
3

No meu também. alem de arquivos backup importantíssimos, contem também todas as fotos e videos da minha neta!
É de doer.
Quando conecto ele pede pra formatar, mas não tenho coragem de apagar tudo.

Almir Roberto
4

Meu nobre, muito obrigado! Graças a você consegui recuperar praticamente todo os arquivos perdidos de um HD antigo que, talvez por uma falta de atenção minha, acabei formatando acidentalmente. Ele estava repartido em duas partições e consegui recuperar a segunda, que era onde estavam os arquivos mais importantes, quase que por completo.
Utilizei outros dois softwares antes de tentar o que você indicou. O primeiro fez a leitura e identificou um total de 1,7TB de Arquivos sendo que o HD tem apenas 500Gb, e também não me permitia fazer o Recover sem a versão PRO. O segundo, que é muito popular, não conseguia identificar o HD. Dei uma pausa pra refrescar as ideias então tentei esse segundo método que você disponibilizou e qual não foi a minha surpresa quando ele conseguiu vasculhar absolutamente TUDO e consegui recuperar tudo o que mais precisava!
Agradeço imensamente pelo seu trabalho e que ele possa ajudar outras pessoas assim como conseguiu me ajudar. Forte abraço!

Fyllipe Felix
5

Bom dia colega,
Ontem meu pc travou por completo e tive que desligar forçado. Ao ligar não estava detectando o boot, aparecendo inclusive com um símbolo do hd. Ao entrar na Bios constatei que o hd não foi reconhecido, ficando em branco. Estou desesperado para recuperar os dados! Procurei alguns prestadores de serviço na internet, que fazem a recuperação de dados. Mas encontrei muitas reclamações sobre preços e tratamento. Vc me recomenda alguma empresa confiável? Se sim poderia me enviar por email? Agradeço.

Lourival Ferraz e Silva
6

Meu HD 500 parou levei no tecnico ele disse que queimou e me ofereceu outro ja usado mas não consegui recuperar meu arquivo, precisava tentar com alguem que tenha conhecimento.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!