Como restaurar o PC após atualização do Windows com problemas

Há algum tempo, um cliente meu teve problemas ao aplicar as atualizações automáticas do Windows 10. Após baixar e instalar os pacotes da atualização, o computador foi reiniciado e então o sistema não subiu mais, aparecendo aquela famosa tela azul mostrada abaixo – algo que tem ocorrido com certa frequência com muitos usuários.

Algumas situações podem gerar a tal tela azul da morte, mas as mais comuns são: 1) um bug da própria atualização, como já aconteceram com muitos usuários recentemente; 2) impaciência do usuário, que não aguarda o término completo da atualização e desliga o computador no meio do processo; 3) alguma incompatibilidade de driver, o que é um pouco mais raro.

bugatualiza_00

Como restaurar o computador após atualização do Windows com problemas

1) Coloque no computador um pendrive bootável do Windows 10: dependendo do laptop, pode ser que não venha a precisar do pendrive, pois, têm laptops que já vêm com o Windows Original instalado ao invés do Linux e com as partições já feitas. Caso contrário, espete no computador o pendrive bootável do Windows na porta USB.

Aprenda aqui como criar um pendrive bootável para o Windows 10!

Ao iniciar o computador, deve aparecer a tecla de atalho para escolher a ordem de boot. Caso não apareça ou não saiba, pesquise a tecla de atalho ou aperte a tecla F12 para entrar na BIOS e alterar a ordem de boot (a tecla de acesso à BIOS pode mudar de marca para marca).

A seguir aparecerá a tela para escolher o idioma do Windows e, então, clicaremos em “Avançar”.

bugatualiza_03

Na tela seguinte, aparecerá no canto inferior esquerdo a opção “Reparar o computador”, a qual iremos clicar.

Caso não esteja utilizando o pendrive e apareça a tela azul, ao reiniciar novamente, aparecerão as opções de reparo do Windows. Pode tentar a primeira opção que é para reparar automaticamente.

bugatualiza_04

Caso o Windows não repare automaticamente o problema, aparecerá a tela de reparo novamente e, então, selecione a segunda opção para ver outras opções.

Ao clicar para ver as outras opções, clique em “Solução de Problemas”.

bugatualiza_05

Aparecerá uma tela de opções avançadas. Não irei entrar em detalhes nas outras opções, pois, já têm artigos meus a respeito como, por exemplo a “Restauração do Sistema”. Aqui iremos clicar na opção “Desinstalar Atualizações”.

bugatualiza_06

Na tela seguinte aparecerá duas opções. Se neste caso fosse algum problema referente a atualizar o Windows para uma versão mais atual, onde são adicionados novos recursos, poderíamos selecionar a segunda opção. Como neste caso são apenas atualizações de melhorias e de qualidade do sistema, iremos clicar na primeira opção “Desinstalar a atualização de qualidade mais recente”.

bugatualiza_07

Aparecerá para escolher qual sistema desejamos desinstalar a atualização. Como aqui o único instalado é o Windows 10, clicaremos nele.

bugatualiza_08

Na tela a seguir clicaremos na opção “Desinstalar a atualização de qualidade”.

bugatualiza_09

Ao clicar na opção de desinstalar, começará a desinstalar as atualizações. Este procedimento poderá demorar alguns minutos ou mais dependendo das características do computador.

Não desligue o computador enquanto o processo não finalizar!

Ao finalizar, aparecerá a mensagem “Desinstalação concluída” e então clicaremos no botão concluído que aparece no canto direito da tela.

bugatualiza_12

Em seguida, retornará para a primeira tela de opções, onde iremos clicar na primeira opção “Continuar” para sair desta tela e prosseguir com a inicialização do Windows.

bugatualiza_13

Então começará o processo de inicialização do Windows e aparecerá a tela que informa que o sistema está trabalhando em atualizações. Este procedimento poderá demorar alguns minutos. Ao finalizar, irá reiniciar automaticamente o computador.

bugatualiza_15

Ao terminar, deverá aparecer a tela de login do Windows 10, onde iremos logar para finalizar com os ajustes finais.

Como reaplicar a atualização do Windows

Depois de logarmos no Windows, iremos entrar em “Todas as configurações” como é mostrado na imagem a seguir e é um procedimento já feito em outros artigos meus.

atualizacao-windows-recuperar-20

Como estou com a versão mais recente do Windows 10, já aparecerá na parte de cima da tela o opção Windows Update, na qual iremos clicar. Caso não esteja com a versão mais recente, é só escolher a opção “Atualização e Segurança” para acessar o Windows Update.

bugatualiza_18

Agora dentro do Windows Update, clicaremos em “Repetir” para procurar novamente as atualizações importantes do Windows.

bugatualiza_19

Irá começar a verificar se há atualizações que necessitam ser instaladas.

bugatualiza_20

Ao localizar as atualizações, deveremos deixar baixá-las e instalá-las e clicar em “Reiniciar agora” se puder fazer isso no momento ou, caso contrário, agende a atualização para um horário que possa fazer todo o procedimento novamente.

bugatualiza_21

Após terminar todo o processo, o sistema deverá voltar a funcionar normalmente. Nem sempre é possível corrigir o problema e a tela azul da morte pode continuar aparecendo. Neste caso, o ideal é buscar ajuda de um técnico em informática.

Caso continue com problemas ao inicializar o sistema e tiver documentos importantes que necessite e que não tenha feito backup, poderá tentar fazer o backup utilizando uma distribuição do Linux que inicialize direto pelo pendrive.

Para quem tem intimidade com o prompt de comando do Windows, também poderá inicializar o pendrive bootável do Windows e utilizar a opção de “Prompt de Comando”.

Caso queiram que eu crie um artigo de como fazer backup usando o prompt de comando nestas situações, deixe a observação nos comentários.

Espero ter ajudado.

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


1 Comentários

Victor Gumieri Lacerda
1

Fiz o procedimento e ele esta rodando já há algumas horas, isso é normal?
Obrigado
Atenciosamente

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!