Como se relacionar bem com o trabalho

Se pararmos para pensar, um dia útil de 24 horas seria dividido da seguinte forma: Acordamos as 7 horas da manhã e vamos trabalhar, retornamos as 18:00 e com sorte chegamos em casa as 19, e vamos dormir às 22:00. O que eu quero dizer com isso, é que em um dia de trabalho passamos a maior parte do dia dentro de uma empresa. É muito tempo, eu sei, e por isso precisamos ter uma relação saudável, satisfatória e de prazer com a empresa que trabalhamos. Vou comparar esta relação com uma relação amorosa, com todos os ônus e bônus que envolve as duas.

Imagem via Shutterstock

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Quando nos aproximamos de uma empresa, em sua grande maioria, não é por acaso. Algum conhecido que trabalha ou trabalhou nela nos faz a propaganda, nós fala dos prós e contras, de como ela é em relação ao ambiente de trabalho, salário e etc. É a fase do interesse que nos desperta a vontade de fazer parte da vida desta empresa. Com certeza fomos atraídos por algum atributo. Eu disse que na maioria das vezes, pois existe o caso do envio de currículos para sites especializados e de sermos convidados pela empresa para alguma vaga disponível. Mesmo nestes casos, sempre fazemos uma pesquisa a respeito da empresa, quais são os benefícios, salário, se a empresa é sólida e etc. Eu defino esta fase como o despertar do interesse.

Quando somos contratados e iniciamos nossa jornada na empresa é a fase do namoro, da empolgação, da novidade, mas com o tempo podemos ter algumas decepções, não concordar com algumas estratégias, normas e etc. Normal, pois em qual relacionamento não existem divergências? O importante é sempre enxergar que é um caminho que tem que ser trilhado juntos. O sucesso da empresa é também o seu sucesso. É preciso ter confiança, mesmo achando que alguma definição da alta direção poderia ser diferente é necessário acreditar e lutar por ela como se fosse a sua estratégia.

Quando discutimos o ambiente de trabalho, é como comparar aos amigos e família dos dois lados. Vai ter aqueles que temos uma maior afinidade e outros que não. Como diz o ditado: “A melhor coisa é uma família unida mas quando está reunida…”.

Dito isso, vamos retornar ao início do nosso assunto, o tempo que passamos dentro da empresa. Podemos ter certeza que para exercermos da melhor forma nossas atividades é necessário que tenhamos um bom ambiente de trabalho, ter prazer no que se faz, ter orgulho da empresa, confiança, porque se passamos a maior parte do nosso dia sem estes sentimentos, nosso relacionamento com certeza não vai dar certo.

Acredito que quando não há tal afinidade, estamos perdendo tempo e a empresa também está pagando por algo que não está se empenhando e doando o melhor de si. Se isto está acontecendo, não é melhor procurar uma outra oportunidade? Não vamos acertar sempre, como nos relacionamentos afetivos também teremos erros e acertos. As pessoas estão sempre se conformando em uma zona de conforto, procurando desculpas para justificar se estão desmotivadas, apáticas e consequentemente produzindo muito aquém do realmente podem. É claro que as vezes fatores externos em nossa vida particular podem acontecer e nos deixar desmotivados, mas isso será normal se for apenas uma fase. Ninguém será avaliado por um, dois meses de baixa produtividade e principalmente se este não é o comportamento anterior no histórico de trabalho na empresa.

O trabalho sempre fará parte de sua vida e nada melhor do que tê-lo não apenas pelo salário do final do mês, mas com todos os componentes acima citados. Tenho certeza que todos apreciam que a empresa seja honesta em relação aos seus colaboradores e nada melhor também que sermos honestos com ela e com nós mesmos.

Seja sempre um bom profissional, tenho certeza que você será reconhecido, mesmo que demore algum tempo. Agarre as oportunidades que venham a aparecer, encare sempre novos desafios, dê o melhor de você de tal forma que quando colocar a cabeça no travesseiro poderá dormir tranquilo com a sensação que fez o melhor que podia neste dia.

Um bom profissional tem vaga garantida em qualquer empresa! Molde-se, tenha disciplina, conviva bem com todos, principalmente com os que você tenha alguma diferença, pois você não escolhe as pessoas que farão parte da empresa. Preserve sempre o bom ambiente de trabalho, tenha em mente que nunca é tarde para recomeçar, se reinventar.

Cresça junto com a empresa, se dedique a ela e que seja finito enquanto dure.

Celson Mendes

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Mestre em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento,
Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação.


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