Como usar o Avira AntiVir nas transferências do Messenger?

Você provavelmente já “sofreu” ao tentar enviar ou receber um arquivo pelo MSN, recebendo uma mensagem alertando sobre a periculosidade do arquivo. O problema é quando o danado insiste que o arquivo é realmente perigoso… Isso acontece com vários tipos de arquivo, mas principalmente com arquivos compactados como .rar, .7z e etc.. Arquivos executáveis então… São barrados na hora.

Esse “medo” todo não é atoa. Realmente existe o perigo, mas as vezes nós sabemos exatamente o que é o arquivo e queremos transferí-lo. Como solução, o messenger oferece um serviço antivírus da Microsoft (o OneCare), mas digamos que ele não é lá grande coisa (…) e a menos que você o instale provavelmente não conseguirá transferir o arquivo.

Se você usa o Avira AntiVir como antivírus, saiba que é possível configurar o messenger para usá-lo automaticamente nas transferências de arquivos, eliminando os avisos chatos e protegendo você contra ameaças. E é isso que vou lhes mostrar como fazer.

Criando o arquivo de configuração

Primeiramente, para automatizar o scan do Avira AntiVir é necessário criar um arquivo de configuração. Não vou entrar com muitos detalhes, vou dar um exemplo que pode ser usado tranquilamente:

Abra o bloco de notas e digite (copie/cole) o seguinte:

[CFG] GuiMode=3 ExitMode=3

[SEARCH]
Parameter=0×00000002
Parameter=0×00000020
Parameter=0×00000100
Parameter=0×00000400
Parameter=0×00010000
Parameter=0×00000080

[SCANNER]

BootsektorStart=0
Memory=0
ScanRootkits=0

Não convém explicar cada parte desse arquivo, mas existe uma personalização que talvez interesse.

A linha:

GuiMode=3

pode ser modificada a seu gosto sendo:

GuiMode=1: Modo normal, maximizado.
GuiMode=2: Minimizado.
GuiMode=3: Invisível, nada é mostrado.

Modifique da maneira que mais lhe agrada.

Salve esse arquivo como avconfig.cfg (o nome não importa, mas a extensão sim) em qualquer lugar do disco.

Configurando o Messenger

Abra o messenger. Vá em “Ferramentas” (Tools) e em seguida em “Opções” (Options). Abra a aba “Transferência de Arquivo” (File Transfer). Marque a opção de escaneamento e procure o scan do AntiVir (normalmente: "C:Arquivos de programasAviraAntiVir Desktopavscan.exe", onde “C” é a unidade do sistema). O caminho do executável do Antivir aparecerá no textbox da janela. Agora adicione à esse textbox os parametros: "/CFG="C:QualquerLugaravconfig.cfg" /PATH=%file%" onde “QualquerLugar” é o caminho de onde você salvou o arquivo de configuração

O textbox deve ficar mais ou menos assim:

"C:Arquivos de programasAviraAntiVir Desktopavscan.exe" /CFG="C:QualquerLugaravconfig.cfg" /PATH=%file%"

Pronto! Agora dê “Ok” e a partir de agora você estará protegido e não terá mais aquelas mensagens chatas lhe incomodando…

Veja também no TecleAlgo


4 Comentários

Sandro
1

Eai Douglas,
valeu demais pela dica, sempre tentei fazer isso mas não sabia desse arquivo de configuração.
Ótima dica.
Obrigado

Douglas V. Barone
2

Opa! De nada!
Eu também sempre tentava e nunca dava certo. Até que um dia eu me “injuriei”. Depois de umas dores de cabeça eu consegui. E como eu não tinha achado nada muito direto, como um tutorial ou algo assim, fiz esse post por que imaginei que outras pessoas também deviam ter tentado isso.
Vlw!

Ana
3

Gostei do tutorial. Eu uso avira e queria fazer isso. O arquivo passava mas sempre mostrava um erro.

Roberto2
4

Fiz tudo direitinho como vocês ensinam mas os arquivos que me mandam continuam passando direto sem ser varrido pelo Avira. Alguém pode me ajudar?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!