Conhecer o cliente é arma estratégica para lojas virtuais

Ao contrário de que se previa no início do e-commerce nacional, a categoria Moda e Acessórios se consagrou como um das cinco mais vendidas. E agora, o que não falta nesse meio é concorrência. Para se destacar, as mais novas empresas lançam mão de várias estratégias. Uma das mais promissoras visa criar um relacionamento entre a plataforma de vendas e o consumidor, e se destaca por objetivar o grande diferencial de quando se vende pela internet.

Conhecer os clientes, seus hábitos e preferências, dá ao empreendedor informações que ajudam a emplacar os negócios de empresas recém-chegadas ao mercado virtual. Testes rápidos com perguntas que analisam o perfil dos futuros compradores é um dos artifícios utilizados e que trazem bons resultados. A estratégia já começa a se estabelecer no mercado brasileiro.

De acordo com Daniel Ribas, coordenador de novos negócios da JET Tecnologia, desenvolver conteúdo específico sobre os produtos do portfólio da loja virtual auxilia a tomada de decisão do e-consumidor. “Nas empresas de moda, textos e fotos com as tendências da estação já direcionados para determinado grupo de clientes, pode ajudar a aumentar a conversão”, exemplifica.

Classe C

Apenas neste último ano, 50% dos nove milhões de novos consumidores do e-commerce pertenciam à classe C. O cenário favorece o surgimento de lojas virtuais voltadas a esse público, de menor poder aquisitivo. Além de conhecer o cliente, o que é primordial para qualquer empreendimento, elas começam a desenvolver marcas próprias, comercializadas por um valor geralmente abaixo do praticado no mercado.

“Vender os produtos a preços mais baixos não significa perder lucratividade. Se houver formas facilitadas de pagamento, é possível ainda que a estratégia resulte no aumento do ticket médio da loja”, ressalta Ribas. Em tempos de acirrada competição por um espaço no mercado, inovar faz a diferença. Sempre há outras estratégias válidas e compatíveis com o plano de negócios desenvolvido com cuidado para determinar o rumo da empresa.

Compartilhe, qual foi a estratégia desenvolvida para dar aquele pontapé inicial para o sucesso do empreendimento virtual?


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