Hoje temos como foco a empresa de criação de sites que já tem uma posição fixa no mercado brasileiro, a Webnode. No ano que vem, a Webnode irá comemorar 10 anos desde o lançamento da sua primeira plataforma de construção de websites!
A Webnode foi abrindo a oportunidade de montar sites grátis em cada vez mais países, sendo que hoje em dia está disponível em 27 idiomas e atingiu mais de 30 milhões de usuários no mundo inteiro.
O ano de 2016 trouxe o lançamento da nova versão do editor Webnode 2.0, onde o processo de criação de sites ficou facilitado e acelerado, permitindo que se tenha um site ou blog com aparência moderna pronto e online literalmente em alguns minutos. Tem dúvidas? Vá lá e experimente fazer seu site grátis!
O que está por trás do sucesso?
É grátis
Se você precisava de um site para ontem, a Webnode fornece uma ferramenta com recursos rápidos onde poderá criar o seu site em poucos minutos e podendo escolher entre mais de 100 templates que incluem dezenas de temas que atendem a diversas profissões, atividades e passatempos. É só trocar algumas fotos, incorporar os seus textos ou descrições e adicionar um formulário de reserva ou contato. Pronto, clicando no botão Publicar você vai deixar o seu site online. O editor é de fato bastante simples e com alguns cliques você consegue grande efeito, sem se perder em abundância exagerada de possibilidades.
Todos os modelos são otimizados para dispositivos móveis, o que é super importante para que o seu site seja reconhecido pelo Google e adicionado aos resultados de busca mais rapidamente.
Antes de escolher um modelo do site, é possível visualizar cada página do modelo que lhe interessa em uma preview, com todos os detalhes.
Até no site grátis, você consegue um espaço bacana para todas as suas receitas preferidas, fotos das viagens e casamento ou realizações profissionais da sua empresa. O editor de fotos embutido oferece ferramentas legais para o aprimoramento das suas imagens e pode usar à vontade também as fotos de ótima qualidade incluídas na extensa galeria de fotos e ícones livres.
Todos os sites estão dotados de protocolo de segurança HTTPS e outra grande vantagem do site free é o endereço simples, por exemplo, meusite.webnode.com, que é super fácil de lembrar.
Recursos extras para um site mais complexo
Obviamente, é possível fazer upgrade para um dos pacotes Premium pagos que oferecem uma série de vantagens e recursos extra. Como por exemplo mais espaço para armazenamento do seu conteúdo, criação de backups, maior largura de banda mensal caso o seu site se torne um sucesso entre os visitantes, possibilidade de registrar ou transferir o seu domínio personalizado, ou criar contas de e-mail.
Os preços dos pacotes Premium são adequados ao nível dos serviços oferecidos, desde o mais barato que é o Limited, pacote que foi projetado para associar o seu próprio domínio no site Webnode, pelo Mini que lhe dá acesso às estatísticas mais detalhadas, formulários avançados como também uma conta de e-mail, Standard com que poderá, entre outros, registrar usuários dando-lhes acesso às páginas restritas, criar até 20 contas de e-mail ou incorporar Google Analytics e Search Console, até o Profi que oferece vários recursos sem limites, como largura de banda ou versões de idioma.
Como presente de boas vindas na Webnode, ao adquirir o seu primeiro pacote Mini, Standard ou Profi, você poderá registrar um domínio próprio e ganhar um ano de hospedagem grátis!
Site multilíngue
Seria estranho se uma plataforma tão internacional não oferecesse a possibilidade de criar site multilíngue. O internacionalismo da Webnode é um traço único. O recurso pode ser útil para agências de turismo que precisam atingir o público em diversos países. Você pode facilmente converter o seu site em novas versões de idiomas tendo pacotes Standard ou Profi.
Vamos avançar – loja online
É possível criar loja online, e entre as últimas novidades, há a possibilidade de integrar a loja virtual no site Webnode já existente com apenas alguns cliques! Como as pessoas cada vez mais fazem compras através dos celulares, as lojas Webnode foram concebidas para tal finalidade e, por isso, a versão móvel é de ótima qualidade, trazendo uma ótima experiência com o processo de compra, sem falar que inclusive os pedidos podem ser administrados através dos celulares.
A loja toda pode ser criada na versão gratuita, de A até o Z. Você consegue adicionar todos os detalhes dos produtos, fotos, definir filtros e até pode começar a receber pedidos dos clientes. Só quando a loja está pronta para vender, está na hora de fazer upgrade para um dos pacotes Standard ou Profi. Justo, não é?
Em cada modelo, há vários produtos que podem servir de exemplo. Através deles é possível visualizar como será o aspecto da loja de antemão e experimentar como se trabalha com os produtos, coleções e listas de produtos. Os produtos pré-definidos podem ser logo substituídos ou apenas editados – para isso o editor lhe dá toda a liberdade. Cada lista de produtos pode ter estilo de layout diferente, depende só do seu gosto.
Da mesma forma, há pedidos-exemplo em cada loja criada para um melhor entendimento da parte do gerenciamento. Tanto a edição da loja, como o gerenciamento são bastante intuitivos, sem complicações desnecessárias.
Os métodos de pagamento e de entrega são embutidos na loja também o que pode tirar muitas preocupações da cabeça. Uma ajuda bem legal é um modelo de Política de Privacidade e uma página pronta para você adicionar os seus Termos e Condições. Claro que é preciso personalizá-las mas pelo menos lhe dão uma ideia de como criar as suas próprias.
É bom saber que as lojas da Webnode são destinadas para as empresas do pequeno ou médio porte, onde o número ideal de produtos seria em torno de 1.000, mas no máximo 10.000.
A oferta de 1 ano de domínio grátis junto com a compra do plano Premium é válida também para as lojas online.
Resumindo
Os sites e lojas da Webnode destacam-se pela sua fácil estruturação, layout simples e moderno que pode ser uma ótima solução para pessoas de todas as idades que não possuem conhecimento avançado de computação ou não têm tempo ou recursos para investir numa solução complexa e dispendiosa. Já na versão gratuita, você pode utilizar a maioria dos recursos de edição e incorporar widgets e ferramentas externas que não fazem parte do editor (como enquetes, formulários de reserva mais complexos ou chat) através dos códigos HTML. É ideal também para os que precisam atender ao público internacional por oferecer o recurso de site multilíngue.
A cereja no topo do bolo é o centro de atendimento ao cliente que atende em todos os 27 idiomas através de e-mail ou até telefone para os clientes Premium. O português brasileiro está entre eles!