O que é Governança Corporativa?
É o sistema pela qual as empresas são dirigidas e controladas para especificar a distribuição de direitos e responsabilidades entre os diferentes participantes de uma empresa, tais como conselheiros, executivos, acionistas, entre outros. A governa corporativa também estabelece a estrutura por meio da qual os objetivos da empresa são estabelecidos, define os meios para atingi-los e monitora sua performance.
Um dos grandes objetivos da governa é a proteção aos acionistas minoritários utilizando as melhores práticas, criando, assim, mecanismos de proteção, transparência, equidade, auditoria e responsabilidade corporativa.
O que é Governança de TI?
Necessariamente, a governança corporativa incorpora a governança de TI, por que ela precisa estar totalmente alinhada com os negócios da organização.
A governança de TI é de responsabilidade da alta administração e faz parte das diretrizes da governança corporativa.
Com o intuito de normatizar os procedimentos internos na Gestão de TI, a OGC (Office of Government Commerce) criou o framework ITIL de boas práticas para a gestão de serviços de TI.
A TI tem, atualmente, grande importância para o negócio da empresa. Buscando a otimização de seus processos e a redução de custos e riscos, vários frameworks de processos e melhores práticas foram criados. Hoje, além do ITIL, citado acima, temos o conhecimento de outros frameworks, como o Cobit, tendo a finalidade de apoiar a execução de alto nível em controles e serviços, para então gerar uma melhor prática de governança corporativa em TI.
Alguns fatores motivadores da governança de TI são:
- integração tecnológica
- manter a conformidade com a Lei
- manter o ambiente de negocio atualizado
- TI fazendo o papel de prestador de serviço
- segurança da informação
- dependências do negocio em relação a TI.
Qual a importância da governança de TI para os negócios?
Todo executivo de TI precisa acompanhar as principais inovações tecnológicas, investindo na melhoria contínua de sua infraestrutura a fim de garantir alta performance e um ambiente altamente seguro, confiável e transparente, para então:
- transformar os processos em “engrenagens” que funcionem simultaneamente para demonstrar que a TI não é apenas um setor de suporte na organização, mas sim parte essencial da estratégia das organizações
- gerar o alinhamento de TI com os objetivos da empresa
- mostrar que a governança de TI nas organizações vem ao encontro das estratégias e dos planejamentos da organização
- mostrar o desempenho de TI e demonstrar seu valor
- gerar aprendizado organizacional sobre o valor da TI
- sentir a necessidade de arrumar a ‘’casa’’ a aumentar a qualidade dos serviços prestados na organização
- reduzir custos dos serviços de TI
- ter a continuidade do negocio.
2 Comentários
Kelsen.
Muito bom o texto!
Infelizmente a realidade na maioria das empresas brasileiras não condiz com o que nós, profissionais de TI, sonhamos. Ainda há empresas onde seus gestores gerenciam através do “achismo” e encaram a TI como uma área não muito importante.
Acredito que em breve esta mentalidade irá mudar e então teremos realmente a TI e os processos da empresa trabalhando como “engrenagens” bem ajustadas, engraxadas e lubrificadas.
Obrigado.
Hello Kelsen,
Seu texto é muito bom e realmente transmite como a realidade das empresas devem ocorrer. Penso que em breve teremos mais excelência nas áreas administrativas e tecnológicas, pois os novos profissionais possuem conhecimentos múltiplos e desta forma têm uma visão mais ampla.
É um prazer poder compartilhar conhecimento com você.
Abarços,
Rosalice