Em março de 2012 a revista VOCÊ S/A da editora Abril lançou sua edição com o título “Você tem experiência? Sim, você tem” onde procurava mostrar como identificar, nas situações corriqueiras do trabalho, o conhecimento certo para crescer profissionalmente. Estamos em 2017 e muitos profissionais de TI passam pelas mesmas dificuldades na hora de criar o currículo e descrever com precisão suas experiências profissionais, pois não conseguem identificar nas situações cotidianas as competências que emprega e as experiências pelas quais está sendo submetido.
Estamos em foco com os profissionais que já possuem experiência no mercado de TI e estão procurando recolocação ou galgando o próximo passo na carreira, mas que ainda tem dificuldades em “colocar no papel” suas competências e experiências que sejam suficientes para serem chamados para uma entrevista do tão sonhado novo emprego.
Logicamente, profissionais experientes, com carreira e formação sólida, normalmente possuem conteúdo suficiente e conseguem criar currículos claros e muito bem estruturados, se não, basta seguir as dicas que vários sites possuem sobre melhores práticas para a criação do currículo.
A principal dificuldade é conseguir identificar nas atividades cotidianas competências e experiências importantes que possam vir a ser um diferencial e transcreve-las de forma clara no currículo.
É normal estarmos imersos em atividades, usuários cobrando alguma entrega ou algum projeto em que está atrasado, enfim, mas veja no seu dia a dia (ou no seu último emprego) quais atividades desempenha/desempenhou no detalhe. Tente ver dentro destas atividades quais competências tem/teve que empregar para executá-las.
Neste caso prático que veremos a seguir, onde muitos profissionais que estão lendo este artigo podem se enquadrar, podemos ter o seguinte descritivo de função:
Criação e configuração de tudo o que um novo colaborador da empresa precisa – atividade normalmente atribuída ao time de Service Desk ou Suporte Nível I. O profissional é responsável por criar usuários no Active Directory, atribuir a grupos e criar um perfil dentro do ERP, além de configurar o perfil no computador local e dar as primeiras instruções.
Neste pequeno descritivo podemos identificar as seguintes experiências;
- Gestão de acesso e permissões no ERP;
- Gestão de usuários no AD;
- Configuração de perfis em computadores (O que pode incluir instalação de diversas aplicações, configurações de impressoras, configurações de rede, certificados, etc.). Este item individualmente pode levar a novos desdobramentos;
- Treinamento aos usuários sobre uso do sistema corporativo ERP e demais ferramentas.
Observe que somente a atividade acima descrita exige, além de conhecimento técnico, competências de comunicação (podendo ser oral ou escrita) com o usuário final, pois dar as primeiras instruções para alguém que acabou de chegar na empresa e não está familiarizado, exige uma linguagem que não envolva termos técnicos e de que seja de fácil compreensão.
Normalmente os profissionais tendem a descrever o exemplo acima em seus currículos como apenas “Suporte a usuários”. Este é um exemplo simples, porém prático, do desdobramento das experiências e competências de uma atividade corriqueira de um departamento TI que podem deixar seu currículo muito mais atrativo aos olhos dos recrutadores.
Sempre vale lembrar que o currículo não é tudo e a fase mais importante é a da entrevista. Porém, muitas vezes estamos disputando vagas com centenas e até milhares de candidatos, então com certeza um bom currículo vai ser o diferencial entre conseguir ou não a entrevista.
Agora, após chegar até aqui, você ainda acha que não tem experiências que possam enriquecer o seu currículo? Sim você tem! 🙂
Sucesso a todos!