Em qualquer tipo de serviço que requer administração de dados é importante manter uma boa organização dos mesmos, não só por questões de facilitação do trabalho, mas também para demonstração de dados aos clientes. Não importa se é Agência ou “EuGência”, para manter clientes e/ou ganhar mercado é importante testar diversas ferramentas e modelos administrativos de dados, muitas vezes, uma simples tabela personalizada no Excel te resolve bem o caso.
Mas o que quero trazer hoje são 5 dicas de como administrar e apresentar dados, quais os dados que valorizam o teu esforço de trabalho SEO e que certamente tem valor para o cliente. Nem sempre os dados que apresentamos são os que o pessoal de marketing ou o diretor de uma empresa precisa saber ou deseja saber, ele quer ver alguma coisa que impacte nas vendas, fora isso, pelo menos algo que mostre que você está empenhado em trazer esse retorno financeiro.
Como se trata de um serviço em ambiente digital o principal dado para seu cliente sempre será a Conversão em Vendas. Se diretamente isso não for possível de mensurar em determinada etapa do projeto, ele comparará com os resultados do mesmo mês no ano anterior ao seu serviço e terá uma avaliação dos resultados, mesmo que você não os entregue.
5 formas de administrar clientes e demonstrar dados
Acesso a visualização: Em época de transparência, nem tudo deve ser exposto, claro – você não entregará as técnicas e todo o serviço nas mãos dos clientes, se fizer isso você sai de cena – não tem mais tanta utilidade (aparentemente). Porém, por questões de comprovação de que o trabalho está sendo realizado é importante abrir determinado acesso ao seu cliente. O nível de acesso depende do tipo de cliente e da tua forma de ação, mas normalmente, são níveis de acessos somente a áreas de relatórios. Muitas ferramentas já permitem isso. Outros dados coletados em ambientes que não é possível de abrir nesse espaço podem ser enviados por e-mail.
Relatórios: Além do acesso, se assim você permitir, é importante demonstrar um processo administrativo para o cliente. Nem sempre ele terá tempo para acessar todos os dias, ou de tempos em tempos específicos, a ferramenta e pesquisar pelo relatório que ele deseja, por isso, é interessante o envio de um relatório semanal e mensal, até mesmo para comparação de dados e arquivamento de controle do cliente.
Documentação de Auxílio ao Cliente: Pouca gente faz isso, mas é interessante. Mesmo que o cliente não esteja interessado em saber o que será feito em questão de projeto e planejamento, como é cada etapa e o porquê dela, é importante fornecer essa informação. Tenha certeza que ele vai levar em consideração na hora que receber proposta de concorrentes. Quanto mais personalizado, mais bem atendido e respeitado for seu cliente, ele vai te beneficiar e fidelizar com você.
Recentemente, em uma reunião com clientes, tive essa experiência prazerosa, em ver o cliente expor um concorrente na mesa de reuniões como informação de que existe gente em concorrência, mas enquanto o trabalho estiver sendo bem feito, não será preço que vai ser diferencial. Portanto, valorize a credibilidade, personalização e empenho no trabalho, se diferenciar por preço em um mercado onde resultados são muito exigidos nem sempre é uma boa tática.
Infográficos e Rankings: Uma boa forma de personalizar esses materiais é usar da criatividade e de um belo design, e isso não é coisa para agência grande, você muito bem pode fazer um curso de alguma ferramenta de edição vetorial e começar a compor peças interessantes e personalizadas para cada cliente. Eu prefiro fazer por projeto, cada um tematizado, outros preferem um padrão único, mas definitivamente, faça algo personalizado – não custa muito tempo.
Outra forma interessante de personalização é fazer competições passivas demonstradas nos documentos, rankings de concorrentes, rankings de palavras-chaves, antes e depois, enfim, a forma com que você demonstra profissionalismo ao apresentar esses dados – influência e muito na hora de manutenção de contrato, e por que não dizer – Na hora de uma pequena crise.
Não só para SEO é interessante a personalização de dados, mas como neste caso muitos clientes ainda duvidam de que devem pagar por algo que o “Google lhes dá de graça”, que seria o espaço na ferramenta, então é interessante mostrar que existe sim, um universo muito maior do que simplesmente lançar um novo site, colocar um conteúdo aqui e outro ali e esperar resultados.
Um forte abraço, sucesso a todos.