Garantir eficiência na gestão das vendas realizadas, assim como acompanhar todos os pedidos de compras e aperfeiçoar o canal de contato online junto a sua rede de distribuidores. Esses foram os objetivos da Schneider Electric, especialista global na gestão de energia, quando contratou a EntireTP, uma das principais empresas de soluções de comércio eletrônico para o mercado corporativo (B2B), responsável pelo desenvolvimento e integração da plataforma de e-commerce B2B, e-trade, da companhia.
Com operação global em 100 países, a Schneider Electric oferece soluções integradas para diversos segmentos de mercado como: energia e infraestrutura, processos industriais, automação predial, data centers e networks, assim como forte atuação em instalações residenciais.
Apesar de possuir um mecanismo de vendas pela web, a corporação optou em terceirizar o desenvolvimento e a gestão, investindo em nova plataforma para otimizar as vendas online junto aos distribuidores de seus produtos.
A iniciativa de investir em uma ferramenta de compras pela web para facilitar a rotina da Schneider Electric pode ser comprovada junto a outras companhias paulistas. Estudo elaborado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com 500 empresas, mostra que 29% delas compram e vendem pela Internet. Desse montante, 13% delas são representadas pela indústria (um dos mercados da Schneider Eletric), seguida por 12% do comércio atacadista e 3% de serviços.
Da análise do projeto até colocar o portal no ar, foram três meses. A plataforma customizada pela Entire TP também foi integrada ao ERP (sistema de gerenciamento de processos interno) da empresa.
Com o novo canal de vendas virtuais, a Schneider Electric conseguiu reduzir o fluxo de ligações destinadas à Central de Atendimento, assim como o tempo de resposta de dúvidas de pedidos em andamento, com acompanhamento em tempo real.
Fonte: NB Press Comunicação