Você sabia que seu perfil em redes sociais pode estar sendo analisado neste momento por algum caça talentos? Você sabia que já existem empresas que buscam seus profissionais através da web e não mais em bancos de currículos específicos/proprietários?
Pois bem, hoje vamos falar um pouco sobre um assunto que pode se tornar muito comum na área de RH daqui um tempo: o recrutamento de profissionais através de redes sociais.
Para esclarecer um pouco sobre o assunto, entrevistamos Juliana Mello da empresa Talengy. Confira!
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1. Primeiramente, um pouco sobre a Talengy
R: A Talengy é uma consultoria de Executive Search com foco exclusivo no mercado de Tecnologia e para posições nas áreas de vendas, marketing e áreas técnicas. Nosso diferencial competitivo é a vivência na área de Recursos Humanos de empresas de tecnologia multinacionais de grande porte, conhecendo assim as dificuldades enfrentadas e as especificidades do setor.
A empresa se posicionou no mercado como uma consultoria especializada e diferenciada pois não possui um banco de currículos próprio. Utiliza-se das redes sociais: Linkedin, Plaxo, Facebook, Orkut, Twitter e Blogs para a busca dos profissionais. Esta foi a estratégia encontrada que permite à equipe ter as informações dos profissionais sempre atualizadas, entrar rapidamente em contato com os profissionais e, trabalhar no mapeamento dos profissionais sem se basear nem um banco de dados mas sim no perfil mais adequado.
Estes são alguns pontos que fazem com que a empresa tenha como clientes: Microsoft, Symantec, TIVIT, Progress, Infor, Novell entre outros.
2. Porque a Talengy decidiu buscar candidatos em redes sociais ao invés de ter uma base própria de currículos? Quais as vantagens de se buscar candidatos em redes sociais?
R: As redes sociais permitem para a equipe da Talengy acompanhar o movimento de carreira dos profissionais, divulgar rapidamente (online) as posições abertas e divulgar diretamente as posições para um grande número de profissionais com perfil desejado. Além de sermos mais assertivos e estratégicos e diminuirmos o tempo de busca pelos profissionais.
Ao utilizar as redes sociais como ferramenta de trabalho, a Talengy facilita aos candidatos a atualização das informações profissionais apenas em um único local e, não mais em bancos de currículos específicos. Este ponto é crucial, pois, sabemos que em tecnologia muitas atualizações e movimentos acontecem em um período curto de tempo: em torno de 6 meses – o que deixa muitos bancos de dados rapidamente desatualizados.
3. Quais as redes sociais mais utilizadas?
R: Na Talengy utilizamos com mais frequencia as redes: Linkedin e Plaxo – por serem redes com foco em carreira e relacionamento profissional. Já o Facebook, Orkut estão mais voltados para redes pessoais e de entretenimento.
4. Além do básico (dados pessoais, formações, experiências), quais são os outros aspectos, se houverem, buscados no perfil de um possível candidato?
R: As informações no profile devem atrair a atenção das pessoas e para isso é importante que estejam customizadas para o objetivo desejado. Devem ser sucintas e diretas destacando as palavras-chaves importantes ou conhecimentos específicos relevantes. É importante escrever um pequeno sumário destacando os conhecimentos específicos e, fugindo dos clichês como trabalho em equipe, foco em resultado… Os headhunters precisam se interessar em ler o profile completo.
É importante acrescentar os resultados das principais realizações para que se tenha uma visão mais concreta da efetividade do trabalho do profissional.
5. Quais seriam as dicas da Talengy para os profissionais de TI serem encontrados e recrutados via redes socias?
R: As redes sociais hoje são excelentes ferramentas, porém, para tirar o máximo de proveito é importante participar de grupos de discussão referentes à sua área de trabalho e aumentar a rede de contatos. Além de ter um perfil profissional detalhado… fundamental para os profissionais de TI!
Quando encontrar alguma informação sobre uma posição aberta, antes de enviar o currículo, avalie se é este seu próximo passo profissional.
E não se esqueça que tudo o que você faz na web é facilmente alvo de pesquisa, portanto, tenha cuidado com o que escreve e tente causar uma excelente primeira impressão.