A terceira fase de implantação da Rede Metrovix, que interligará, aproximadamente, 100 pontos de acesso de instituições do Governo do Estado em Vitória, está com as atividades realizadas dentro do cronograma. Os equipamentos IP – essenciais para a comunicação entre os pontos de conexão da Rede – já estão na Capital.
Esta etapa abrange o desenvolvimento da parte Lógica, que consiste na compra, instalação e configuração de equipamentos. Com uma velocidade mínima de 1 gigabit por segundo, a Metrovix possui 55 km de extensão e estará em pleno funcionamento no primeiro semestre de 2011, quando será concluído o projeto gerencial.
O projeto de infraestrutura da Metrovix também possui mais duas fases: Última Milha e Óptica. Na primeira, foi realizada a interconexão física de cada um dos pontos ao anel de fibra óptica, já instalado, em Vitória, pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Na segunda, houve a aquisição, instalação e configuração de aparelhos para a iluminação da fibra óptica, o que possibilita a troca de informações entre os equipamentos da camada IP, responsável pelo tráfego de dados.
Com um investimento de R$ 9,77 milhões, a Metrovix vai possibilitar uma redução de custos com telecomunicações (links de dados e telefone). Também haverá o aumento na eficiência do gerenciamento eletrônico de documentos, do sistema de telefonia que interligará os órgãos estatais, e do sistema de armazenamento e de recuperação de dados (backup).
Além disso, será aperfeiçoado o acesso a aplicativos governamentais, como o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes), o Sistema de Protocolo Eletrônico (SEP), o Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem), a Saúde Digital, entre outros. Haverá, ainda, melhorias nos sistemas médicos de diagnóstico e de análise remotos e no uso da videoconferência.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Prodest