Imagine um portal em que você possa sugerir a criação de uma logomarca para sua empresa e receber, via modelo colaborativo (crowdsourcing), de disgners de todo o Brasil, diversas sugestões, optando pelo mais adequado, e comprando a logomarca, pela Internet, a um custo bem mais acessível que o praticado no mercado.
Esta realidade já existe, e vem da startup Wedologos, jovem empresa carioca que hoje já é considerada o maior site para criação de logotipos e design gráfico da América Latina.
Você já pensou em vender seu produto pelo Facebook? A jovem empresa Likestore sim, e inaugurou no Brasil o conceito de “Social Commerce”, tornando-se referência em vendas em redes sociais, com sua receita de bolo “transformar qualquer página do Facebook em um e-commerce completo”.
Do interior de São Paulo para o Mundo. Em Bauru, nascia a empresa Compacta Informática, hoje referência nacional em fornecimento de softwares para fast foods conhecidas. Dentre sua extensa carteira de clientes, Bob´s, Giraffas, Pizza Hut e outras marcas consolidadas no ramo alimentício.
Também no interior Paulista, nascia a Eletrolixo, empresa que se tornaria referência nacional em TI Verde e políticas envolvendo disposição de resíduos de tecnologia da Informação, atenta para o impacto ambiental de computadores e periféricos.
Em meio ao numero incrível de sites de leilão de centavos lançados, uma jovem empresa de Barueri, região metropolitana de São Paulo, decidia inovar e lançava uma idéia diferente, o chamado “preço reverso escondido”, onde o preço diminui sempre que o produto é visualizado. Isso fez do ClickSpot um dos mais acessados e utilizados sites de leilão de centavos do Brasil.
São apenas alguns exemplos de novos negócios ou abordagens, que hoje geram milhões no Brasil e no mundo, impulsionados pelas novas relações sociais amparadas pela tecnologia da informação. O Brasil, considerado um país criativo, é referência em Startups de Tecnologia da Informação, jovens empresas com idéias inovadoras e significativas.
Mas amadurecer um negócio digital requer cuidados. É preciso pensar aspectos de proteção intelectual, constituição da empresa, aspectos jurídicos e localização física. Com serviços online, pode-se atender todo o Brasil, mesmo do interior, que vem oferecendo menores custos para manutenção de uma estrutura. Fortes regiões como o Interior Paulista vem chamando atenção de empresas de tecnologia de capitais e até mesmo do exterior. Qualidade de vida, baixos custos, atrair novos públicos e boa infra-estrutura, vem fomentando esta estratégica migração de empresas de tecnologia, o que vem demandando educação, capacitação e mão de obra em grandes cidades do interior.
A TOTVS, gigante de software no Brasil, líder absoluta com participação de mercado de 48,6%, é um dos exemplos de empresas visualizaram este cenário, investindo no Interior, desde 1997, fixando a unidade Oeste Paulista, atendendo um público com demanda e interessado por tecnologia da informação de qualidade.
Empreender na rede nunca foi tão lucrativo. Muitos fundos, empresários e investidores estão a procura de novos negócios na web. Porém é preciso conhecer melhores práticas, incentivos governamentais e principalmente, ouvir a experiência dos que um dia tiveram uma ótima idéia e hoje mantém empresas de Ti de sucesso e lucrativas. Estas empresas estarão no TechInter 2011.
Novos negócios, estratégias e novas oportunidades em tecnologia da informação serão discutidas no TechInter 2011, que ocorre dias 05 e 06 de novembro de 2011, na cidade Bauru, região central do Estado de São Paulo. O evento, recebendo público de todo o Brasil, contará com mais de 25 palestrantes renomados na área, e fermentará os debates e o amadurecimento de idéias e novos negócios digitais no Brasil, apresentando desafios e estratégias. A inscrição para os dois dias de evento custa R$ 180,00 e pode ser feita em www.techinter.com.br. Estudantes tem 30% de desconto. Vagas limitadas.
Assessoria de Imprensa: [email protected]