Exceda e SiteSeeing selam acordo para venda cruzada de serviços de monitoramento e aceleração de conteúdo web
Nesta nova oferta de serviços web, as duas empresas passam a oferecer em conjunto o sistema de monitoração SiteSeeing que avalia a disponibilidade de sites através da visão do usuário final e o portfólio de serviços Akamai de aceleração de conteúdo web. Portais de e-commerce como Submarino, Shoptime, Americanas.com e Blockbuster já adotaram o pacote de serviços.
São Paulo, 01 de março de 2010 – A SiteSeeing, empresa brasileira especializada em soluções de monitoramento de performance de aplicações, acaba de firmar uma parceria com a Exceda, única empresa de aceleração de conteúdo web do País, onde as duas empresas poderão oferecer em conjunto seu portfólio de serviços. “Nosso acordo é de mão-dupla. A Exceda fornecerá ao mercado nossas soluções de monitoramento web e em contrapartida, nós também apresentaremos aos nossos clientes todas as vantagens das soluções Akamai de aceleração de conteúdo web”, explica José Ângelo Zanuto, diretor-geral da SiteSeeing.
Especializada em serviços e produtos para telecomunicações, internet e TI, a Exceda oferece serviços de aceleração de conteúdo baseados nas soluções Akamai – líder global em serviços de distribuição de conteúdo multimídia na internet. “Com a incorporação da ferramenta SiteSeeing de gerenciamento de qualidade dos serviços eletrônicos do ponto de vista do usuário às nossas soluções de aceleração de conteúdo web, levaremos um pacote completo de serviços de internet ao mercado”, afirma Paulo Cacciari, diretor comercial da Exceda.
Segundo Zanuto, o objetivo dessa parceria é oferecer um leque de opções de performance, partindo de uma monitoração fim a fim para a indicação de soluções de aceleração de aplicações Akamai. “A aliança com um dos maiores provedores de aceleração de conteúdo web do mundo, demonstra a confiança nos serviços SiteSeeing e atesta a qualidade do sistema de monitoramento”, diz Zanuto e acrescenta: “Essa oferta nos traz a oportunidade de levar mais rapidamente aos clientes Akamai uma visão completa e adequada do desempenho de seus sites”, comenta. Empresas como o grupo B2W, que reúne os sites: Submarino, Submarino Viagens, Shoptime, Americanas.com, Blockbuster e Ingresso.com, já adotaram a ferramenta em conjunto com os serviços Akamai. “O sistema de monitoração SiteSeeing poderá ser adquirido independente ou no pacote de serviços Akamai”, explica.
Conjunto de serviços em aceleração e monitoração de conteúdo web
A solução SiteSeeing monitora a disponibilidade e o tempo de resposta de tudo o que se passa no ambiente de internet, desde o web site como um todo até o processo de vendas online de grandes portais de internet banking e e-commerce, enquanto que a Akamai facilita o acesso a sites sediados nos quatro cantos do planeta, levando qualidade e agilidade aos consumidores globais. “Essa qualidade de acesso é possível porque a solução faz uma cópia física do site de seus clientes para um dos servidores Akamai localizado perto do usuário final”, explica Cacciari. A Akamai possui uma rede mundial de computadores com 48 mil servidores em 70 países, sendo 1.500 só no Brasil.
“Com a ferramenta SiteSeeing, a Exceda tem conseguido demonstrar de forma eficiente estimativas de ganho com o emprego do serviço Akamai fazendo um comparativo do ‘antes’ e ‘depois’, utilizando os relatórios fornecidos pelo SiteSeeing”, comenta Cacciari, explicando que muitos clientes percebem o valor das informações apresentadas pela ferramenta de monitoração e acabam solicitando também a aquisição da solução para conhecer a experiência do seu internauta. “O grande interesse dos clientes pela solução, nos motivou a incorporá-la em nosso leque de ofertas”, afirma.
Visão do cliente final
De acordo com Zanuto, na monitoração SiteSeeing o cliente é quem determina quais são os serviços que ele quer que a ferramenta monitore em seu site. O sistema simula o acesso ao conteúdo web como se fosse um usuário final navegando o site, 24 horas por dia, sete dias por semana. Caso identifique qualquer falha, envia, no exato momento, um aviso ao cliente, que imediatamente faz a correção. “Para a Exceda, esse serviço faz toda diferença, porque identifica problemas de infraestrutura dos clientes ou dos links de telecomunicação que possam afetar a performance dos serviços Akamai”, explica.
Os clientes que adotam o sistema de monitoração SiteSeeing recebem um treinamento para saber avaliar o relatório gerado pela ferramenta. As informações desse documento podem ser integradas a sistemas mais complexos, como bancos de dados, proporcionando a obtenção de outras métricas. “Os dados sobre disponibilidade e desempenho dos sites fornecidos pelo SiteSeeing são extremamente valiosos. As companhias podem utilizá-los para avaliar o impacto de campanhas de marketing ou em diversas pesquisas sobre o desempenho da empresa, por exemplo”, complementa Cacciari.
Fonte: GAD Comunicação