Essa é uma dica valiosa para o pessoal que quer escrever um Javascript mais “bonito”.
Embora a linguagem (em sua essência) seja Orientada a Objetos, temos que admitir que ela foge um pouco do convencional através do estilo de escrita prototype. Quero dizer que, é possível utilizarmos conceitos como encapsulamento, herança, atributos e métodos públicos e privados, etc. Mas de uma maneira um pouco diferente se comparada a linguagens como Python ou PHP.
Encapsular para conquistar!
A linguagem é composta por alguns objetos muito utilizados no cotidiano, como os objetos Array, Math e String. Estes (e outros objetos de core) são instâncias do objeto Object, que você pode representar através da seguinte expressão:
var meuObjeto = { };
typeof(meuObjeto); // object
typeof(Math); // object
Você encontrará uma forma (muito bacana por sinal) de construir objetos através de expressões como essas:
var fooBar = {
init: function() {
console.log("Posso funcionar como um inicializador!");
},
_private: function(tipo) {
console.log("Testando chamada " + tipo + ".");
},
eggs: function() {
console.log("Eggs.");
fooBar._private("interna");
},
spam: function(msg) {
console.log("Spam: " + msg + ".");
},
};
fooBar.init(); // Posso funcionar como um inicializador!
fooBar.eggs(); // Eggs. // Testando chamada interna
fooBar._private("externa"); // Testando chamada externa
fooBar.spam("Eggs and Spam"); // Spam: Eggs and Spam
Pode-se observar que é uma prática válida para organizar código através de namespaces.
Referência: Using Objects to organize your code
Função ou Classe?
Já utilizei algumas vezes o modelo acima… mas devo dizer que sou adepto a uma outra forma de construirmos classes em Javascript:
var Pessoa = function() {
console.log("Pessoa instanciada!");
};
Pessoa(); // Pessoa instanciada!
console.log(typeof(Pessoa)); // function
var pessoa1 = new Pessoa(); // Pessoa instanciada!
console.log(typeof(pessoa1)); // object
No exemplo acima, podemos reparar que seguindo o comportamento normal de uma função, não há surpresas na execução da expressão Pessoa. Porém, quando adicionamos o operador new na frente, o Javascript cria uma instância do tipo Pessoa. Basicamente é como se a expressão function fosse “multiuso”, sendo útil para definir funções e classes.
O mais legal disso é que, como você já deve ter reparado, com o uso do new ganhamos de graça um constructor (ou inicializador, como preferir) em nossa classe Pessoa.
Referência: Introduction to Object-Oriented Javascript
Métodos, propriedades e um pouco de confusão
Do constructor em diante, já me deparei com algumas vertentes de implementações do Javascript. Já encontrei algumas bem simples, outras um pouco mais complicadas… vou mostrar aqui a que eu acredito ser a mais usual. Não tenho propriedade para dizer se é o modo certo ou mais elegante, apenas é o modo que incorpora características de OOP que melhor me atendeu:
var Linguagem = function(nome, versao) {
this.nome = nome;
this.versao = versao;
};
Acima temos a construção da classe Linguagem. Em seu constructor aproveitamos para setar alguns atributos, como nome e versao, que são passados imediatamente na hora de instanciá-la.
Para criar um método para esta classe, vamos recorrer ao prototype do Javascript:
Linguagem.prototype.descricaoCompleta = function() {
return this.nome + " vr. " + this.versao;
};
Resumidamente, estamos adicionando um método de instância na estrutura da classe. Fazemos isso adicionando uma função ao prototype da classe. Dessa forma o método terá acesso as propriedades do objeto na hora que for instanciado.
Se tentarmos executar a expressão Linguagem.descricaoCompleta, iremos nos deparar com um erro de método inexistente. Mas, se instanciarmos a classe veremos que o método está acessível:
var python = new Linguagem("Python", "2.7");
console.log(python); // Linguagem
console.log(python.descricaoCompleta()); // Python vr.2.7
Acima utilizamos o conceito de métodos e atributos de instância. Através do modelo Object Literal podemos ter um comportamento parecido com o conceito de métodos de classe:
var Linguagem = function(nome, versao) {
this.nome = nome;
this.versao = versao;
// Chamando um método que está fora do prototype da classe
this.meuId = Linguagem.incId();
};
// Adicionando uma propriedade através de Object Literal
Linguagem.id = 0;
// Adicionando um método através de Object Literal
Linguagem.incId = function() {
this.id++;
return this.id;
}
var javascript = new Linguagem("Javascript", "1.5");
console.log(javascript); // Linguagem
console.log(javascript.meuId); // 1
Esta forma de criar classes e objetos em Javascript é executada com muito sucesso na biblioteca RGraph.
Referências: Javascript is Object Oriented Programming
Herdar é preciso
Para entender como criar heranças com o prototype do Javascript, vamos primeiramente criar um tipo chamado Framework:
var Framework = function(nomeFramework, nome, versao) {
this.nome = nome;
this.versao = versao;
this.nomeFramework = nomeFramework;
};
No caso acima, iremos sobrescrever o comportamento do constructor da classe Linguagem.
E é aqui que a mágica acontece… instanciamos o tipo Linguagem no prototype da classe Framework. Isto fará com que o tipo Framework possua todas as propriedades de Linguagem. Depois corrigimos o constructor, apontando ele novamente para Framework:
// Cria herança com Linguagem
Framework.prototype = new Linguagem();
// Corrige o ponteiro do constructor para Framework (está apontando para Linguagem)
Framework.prototype.constructor = Framework;
Vamos adicionar um método exclusivo da classe Framework:
Framework.prototype.feitoEm = function() {
return this.nomeFramework + " é feito em " + this.nome;
};
Instanciamos algumas vezes a classe Framework, e teremos o comportamento esperado de uma herança:
var django = new Framework("Django", "Python", "2.7");
console.log(django); // Framework
console.log(django.descricaoCompleta()); // Python vr.2.7
console.log(django.feitoEm()); // Django é feito em Python
var jquery = new Framework("jQuery", "Javascript", "1.5");
console.log(jquery); // Framework
console.log(jquery.descricaoCompleta()); // jQuery vr.1.5
console.log(jquery.feitoEm()); // jQuery é feito em Javascript
Existem algumas frameworks (como a Mootools) que facilitam a criação de classes e heranças em Javascript.
O exemplo completo está disponível para download em: http://github.com/kplaube/post-javascript-oop
Até a próxima…
Fonte: Blog Klaus Laube
6 Comentários
Ótimo post klaus, meus parabéns!!! Este era esse um assunto que eu estava procurando, acredito que um JavaScript Orientado a Objetos ficará mais bonito, limpo e o principal, mais funcional para nossas aplicações. Sou do tipo de pessoa que procura antes de tudo, criar um padrão para que os projetos tornem-se melhores, fáceis para manutenção e mais funcionais, então para quem já usa linguagens orientadas a objetos como PHP por exemplo, porque não usar JavaScript Orientado a Objetos também? Com toda a certeza vale a pena a pesquisa, o esforço e implementação desta idéia.
@Adriano, concordo com a sua postura… e acredito que ela só trará benefícios ao seu projeto e à sua equipe.
Obrigado pelo comentário 😉
Muito bom artigo, parabéns!
@cezar, obrigado 😉
No terceiro exemplo você diz no comentário que “Pessoa()” é uma “// Pessoa instanciada!”, e isto não é correto. Chamar uma função apenas executa a mesma no contexto do objeto onde ela foi declarada, neste caso o objeto global.
Instância somente com ‘new’ ou ‘{}’, com o último podendo declarar atributos públicos, como foi perfeitamente colocado no segundo exemplo.
O material está bem legal, e como referência de apoio eu sempre deixo a reintrodução, que é bem mais abrangente. A seção de Custom Objects cobre tudo isto que você apresentou, mas é bem mais generalista.
https://developer.mozilla.org/en/JavaScript/A_re-introduction_to_JavaScript#Custom_objects
@sombriks,
O comentário é uma representação da saída (no caso o console.log) apenas. Perfeita a sua coloção… talvez tenha me expressado mal, mas o resultado deste exemplo é somente mostrar a chamada da função precedida por “new” executa o bloco da função como um constructor.
Obrigado por participar.