Olá pessoal!!!
Em meio aos posts referente ITIL gostaria de comentar sobre uma ferramenta bem interessante que utilizo para geração de relatórios.
Algo que venho pregando durante os posts sobre ITIL, é que tudo seja registrado, para que depois você possa medir o seu trabalho através da análise das informações guardadas, se possível em alguma ferramenta de service desk. Caso esta ferramenta guarde as informações em Banco de dados (muito bom!!!) é possível apresentarmos estas informações para gerência, diretoria através de gráficos e tabelas de uma forma bem simples e bonita, para que eles possam analisar a eficiência (fazer mais com menos) e a eficácia (fazer certo) do seu service desk.
Esta ferramenta é o BIRT. O Business Intelligence Report Tool é um projeto da comunidade do Eclipse que tem como função a geração de relatórios gerenciais via aplicações Java e J2EE.
Para se ter uma idéia, a IBM adotou esta ferramenta para geração de relatórios de toda a sua linha Tivoli de produtos. Você cria os relatórios no eclipse+BIRT e pode executar os relatórios no próprio eclipse, ou através de alguma ferramenta já existente, como o Tivoli Common Report da IBM (que utilizo) ou mesmo integrar na sua aplicação Java.
Abaixo deixo um link que contém alguns screens que mostram as “misérias” que você pode fazer com o BIRT. O BIRT é uma ferramenta livre e você pode baixar em: http://download.eclipse.org/birt/downloads/.
Seguem alguns screens:
Veja mais em: http://www.eclipse.org/birt/phoenix/project/notable2.3.php
1 Comentários
Olá @emerson. Parabéns pelo seu artigo.
Adotamos o BIRT para “conversar” com o IBM-EGL (RBD), e estamos satisfeitos com o resultado.