Ao se tratar de Gestão de Projetos, o sucesso é sempre o objetivo a ser alcançado. Apesar de ser um assunto muito discutido entre inúmeros gestores, o índice de orçamentos que extrapolam o planejamento ou não chegam a ser concluídos é muito grande e atrapalham o andamento das empresas.
Para evitar que estes transtornos cheguem até a sua empresa, é importante que os gerentes de projetos avaliem e reavaliem os orçamentos minuciosamente, de acordo com o cenário apresentado. Para auxiliá-los na tarefa, separamos pontos importantes que devem ser explorados para o sucesso do trabalho.
1 – Faça uma intensa análise prévia sobre o projeto: é importante que o projeto seja justificado, ou seja, comprovado se ele terá valor para a empresa. Antes de pensar em formar a equipe que trabalhará nele, é necessário garantir o total apoio da empresa no projeto. Comprometimento, prazo e responsabilidade são itens essenciais para o projeto dar certo, independente do tamanho que a empresa possui.
2 – Boas escolhas de equipe geram bons resultados: além da escolha de uma equipe séria e comprometida, delegar funções específicas logo no começo do projeto para que não existam imprevistos é fundamental. Quando cada profissional foca em suas habilidades, formando tudo o que você precisa para a conclusão do projeto, o índice de sucesso é muito maior.
3 – Planejar de forma inteligente: falar de planejamento em um material que deseja auxiliar empresas a gerir projetos de TI pode parecer clichê. Mas saiba que muitas empresas se perdem no caminho, durante o projeto. Determinar prazos para que cada membro da equipe foque em questões específicas auxilia tanto em projetos de curto, quanto de longo prazo.
4 – Comunicação: item essencial para que todas as partes do projeto se mantenham disciplinadas. Reuniões semanais devem ser realizadas para que aconteça um alinhamento perfeito e permita que a equipe esteja inteiramente engajada dentro do projeto. Ferramentas de gerenciamento de projetos podem ser cruciais para a comunicação durante o projeto.
5 – Errar e acertar: muitos projetos só dão certo quando outras tentativas erradas de sucesso já aconteceram. É importante manter um dossiê com esses resultados, mesmo que negativos, para que se tornem referências futuras.
Autor: Alexandre Otto – CEO da IPconnection
2 Comentários
Só para ajustes, há um erro no segundo parágrafo, na parte que diz: “Para evitar que estes transtornos NÃO cheguem até a sua empresa”.
Só dar chilique por email e chicotear todo mundo pra sair o resultado…rs